Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Os que acompanham este Blog com mais regularidade sabem que me impus um desafio de monta. Sendo uma leitora quase compulsiva, um dos desgostos que tenho é que o meu filho de quase 14 anos não goste de ler.

 

Depois de anos de tentativas, seguindo uma estratégia de deixa lá ver se encontro alguma coisa que lhe caia no goto e lhe plante o bichinho, decidi mudar de estratégia, e agora vou investir na estratégia da obrigatoriedade.

 

Vai ser obrigado a ler, no mínimo, uma hora por dia. Tenho tentado esmerar-me na escolha dos livros que o vou obrigar a ler. Mais vale que sejam coisas que lhe possam agradar. Pedi ajuda, aqui no Blog, e uma das sugestões que me chegou pareceu-me muito interessante, O Diário Secreto de Adrian Mole. Tendo em conta que o puto gostou do Diário de um Banana, o Adrian Mole pareceu-me um passo no sentido certo.

 

Toca de ir à procura do livro. Para comprar, evidentemente. Várias livrarias depois, a resposta é sempre a mesma: "Quem vendia isso era a Difel, que foi à falência, agora só se for num alfarrabista, embora não seja livro de alfarrabista".

 

E agora? Mais uma vez, eu quero comprar um livro, deve ser da minha pontaria, mas parece que quero sempre comprar livros que não há à venda.

 

Eu quero comprar. Não tenho resposta por parte do mercado editorial português (mais uma vez). Restam-me duas opções. Ou compro em inglês (não sei se o inglês do puto chega para o Adrian Mole) ou pirateio.

 

Eu não gosto de piratear. Ainda não desisti. Vou continuar à procura. Mas, caramba senhores da APEL, em vez de gastarem dinheiro com estudos alegadamente idiotas mais valia protegerem os vossos associados, ensinando-os a disponibilizar PARA VENDA aquilo que as pessoas procuram. Senão ficam sem argumentos para falar contra a cópia privada e contra a pirataria (que são coisas diferentes). Se vocês não tratam de fornecer uma alternativa legal, querem que a malta deixe de ler ou passe a ler em inglês?

 

Se eu for obrigada a piratear o livro, eu aviso, aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)



21 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana a 13.06.2012 às 17:35

Esquece as FNACs e outras grandes cadeias e tenta em livrarias mais pequenas, de rua. Elas costumam surpreender quanto a livros mais dificeis de encontrar.
Sem imagem de perfil

De Gilberto Pereira a 13.06.2012 às 18:10

pirateia! pirateia! pirateia! :D
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.06.2012 às 18:15

O problema é que piratear vai contra os meus princípios.

E eu não estou disposta a contrariar os meus princípios sem dar luta. :)
Imagem de perfil

De AnaD a 13.06.2012 às 19:23

Se não tiver de ser novo tenta a bibliofeira.com

http://www.bibliofeira.com/livro/785588080
Imagem de perfil

De PortoMaravilha a 13.06.2012 às 20:05

Ola',

Não sei como funciona a relação leitor-livro ai'. Aqui, como foi citado em comentario acima ha' sempre a rede das pequenas livrarias e tambem existem bibliotecas... Se o livro é conhecido também deve existir nas bibliotecas.

Se cito as bibliotecas é que acho que nunca li esta palavra
neste blog (que muito aprecio) quando se fala de livros... E uma biblioteca também pode ser o descobrir de muito mais que a leitura :-)

Nuno
Sem imagem de perfil

De Luís Ferreira a 13.06.2012 às 21:01

Tens várias bibliotecas em Lisboa onde o podes requisitar sem piratear. Simples.

http://catalogolx.cm-lisboa.pt/ipac20/ipac.jsp?session=13396174P42ID.164692&menu=search&aspect=subtab11&npp=20&ipp=20&spp=20&profile=rbml&ri=&term=O+Diário+Secreto+de+Adrian+Mole&index=.GW&x=11&y=10&aspect=subtab11
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.06.2012 às 21:38

Certo, a biblioteca nunca me ocorre e é, neste caso, uma opção.

Mas a verdade é que, usando uma biblioteca, não estou a piratear, mas também não estou a dar negócio aos editores (que, por sinal, querem taxar as bibliotecas, diga-se :)
Sem imagem de perfil

De Luís Ferreira a 13.06.2012 às 21:46

No imediato resolves a questão de forma legal; depois as bibliotecas são públicas, pagas com os nossos impostos e já contribuíram para os editores ao adquirir os livros - neste caso nem resolvias grande coisa porque a editora já faliu. Pensa nisso.
Ah, e o teu filho pode não "agarrar" no livro e podes devolver o livro sem pensar muito nisso (no gasto que não deu em nada).
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.06.2012 às 22:09

É verdade...... ainda hei-de pensar porque é que não me ocorreram as bibliotecas ou porque é que eu, lendo tanto, nunca usei uma biblioteca na vida.
Imagem de perfil

De MissangaAzul a 13.06.2012 às 23:39

Eu tenho esse livro!
Li-o quando era adolescente, e sim, gostei muito. Se quiseres que te empreste, avisa que eu vou tentar descobri-lo algures em casa dos meus pais...
Cátia
Sem imagem de perfil

De Ines N a 14.06.2012 às 09:51

Tenho o Diário Secreto de Adrian Mole, As Confissões de Adrian Mole e Adrian Mole na crise da Adolescência...

Se me enviares uma morada, eu empresto-te de bom grado os livros!

:)
Sem imagem de perfil

De Helena Araújo a 14.06.2012 às 10:26

Vinha aqui oferecer-me para emprestar os livros, mas vi que já alguém se adiantou.
Acrescento apenas que era bom que lesses os diários antes, para dares contexto ao miúdo. O tempo da Tatcher, da guerra das Malvinas... Se ele não souber essas coisas, não vai perceber a piada de frases como "Fui procurar as Falkland no mapa. Pensava que estariam na costa da Escócia, mas acabei por descobri-las perto da Argentina, debaixo de uma migalha de bolo inglês".

(e já pensaste em "toda a Mafalda"?)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 14.06.2012 às 10:34

Obrigada, Helena. Estou a dever-te não um, mas vários mails :)

Banda Desehada, aqui em casa, nunca falta :) Já consumiu o Quino todo :)

Imagem de perfil

De A Tua Amiga a 14.06.2012 às 16:42

Eu tenho os diários todos de Adrian Mole e já os reli várias vezes. São livros mesmo muito bons, em qualquer idade.
Por acaso compro imensos livros num alfarrabista precisamente por não conseguir encontrá-los em livrarias.
Parece que o alfarrabista onde costumo ir tem alguns do Adrian Mole:

http://alfarrabista.eu/livros.php?artgdes=adrian+mole&artgdesoption=

(é um excelente alfarrabista, by the way!)
Imagem de perfil

De Mac a 15.06.2012 às 12:28

Tenho a colecção toda, vinha para te oferecer o empréstimo, mas já o fizeram. E também para te dizer que além dos do AM, os do Geronimo Stilton são boa opção. Têm uns grafismos apelativos e histórias bem giras.

Bjs

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo