Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Hidratar a soja

por jonasnuts, em 05.04.11

Quer aqui quer no twitter, muitos me perguntaram sobre esta coisa, por isso aqui fica a receita mais descritiva do método de poupança do post anterior.

 

Comprar a carne picada (de preferência daquela que é só carne e que não tem aqueles aditivos todos que aparecem em letras miúdas na etiqueta).

Comprar a soja. Há vários tipos e tamanhos de soja, mas aquela que uso é soja fina, seca. Vende-se em embalagens parecidas com a do feijão (são transparentes e dá para ver a soja lá dentro), e é leve, muito levezinha. Fora do saco fica com o aspecto da foto.

 

 

Chega em embalagens de vários pesos, mas o mais típico é a embalagem de 400Gr. O preço por Kg varia muito, mas no Continente, uma embalagem de 400gr custa €1.69.

 

No meu caso, faço a coisa a olho, mas da última vez comprei 3kg e pouco de carne picada, e 2 embalagens de 400gr de soja. No final, sobrou-me alguma soja.

 

 

Há duas formas de hidratação da soja que, mais não é do que, demolhar a dita cuja. A mesma coisa que se faz ao feijão e ao grão que compramos seco.

 

Hidratação rápida:

Pôr ao lume uma quantidade razoável de água (que aquilo absorve água como se não houvesse amanhã) e deixar ferver. Quando a água estiver a ferver, tirar a panela do lume e meter a soja lá para dentro. Certificamo-nos de que a soja está completamente coberta por água e tapamos a panela durante 5 minutos. Depois deste descanso, a soja está hidratada e é apenas preciso retirar o excesso. Num coador tira-se o excesso de água, espremendo bem a soja que deve ficar apenas húmida. Neste método rápido, recomendo vivamente algum cuidado a tirar a água, que aquela porcaria está quente para caraças.

 

Hidratação lenta:

Despejar a soja para dentro de uma taça. Encher de água até esta estar 1 dedo acima da soja. Cobrir com um pano. 24 horas depois, está pronta e seguimos as mesmas instruções de remoção do excesso de água.

 

Após o processo de hidratação (é indiferente, os dois funcionam), e depois da soja bem escorrida, meto-a na balança, e vejo se é o mesmo peso (ou menos) que tenho de carne. Junto tudo numa taça, acrescento sal e alhos cortados (para 6Kg de mistura usei 4 cabeças de alho e estou convencida de que foi pouco, mas eu sou suspeita, porque lá em casa veneramos alho). A mistura é feita da melhor forma, à lá pate. Arregaçam-se as mangas e põem-se as mãos na massa, até se conseguir uma mistura homogénea, que parece, de facto, carne e mais nada :)

 

Está feito. Eu divido em embalagens de 125gr e 250gr e congelo tudo, e vou usando à medida do que nos apetece lá em casa. Faço isto há quase 1 ano, nunca ninguém reclamou ou refilou do sabor ou consistência estarem diferentes, mesmo que com frequência esta mistura seja servida sob a forma de hamburguer, e portanto com menos molhangas a disfarçar :)

 

Dêem notícias :)

Autoria e outros dados (tags, etc)



20 comentários

Imagem de perfil

De Patricia a 05.04.2011 às 18:01

Ora... eu não como carne, como só a soja :)
O meu processo de hidratação serve não só para hidratar como para dar sabor à soja que, vá, temos de admitir que não sabe a nada.
Na água misturo um pouco de molho de soja, sal fino, umas gotas de tabasco e tomilho seco. Fica de molho +- 1 hora à temperatura ambiente. Depois escorre-se e cozinha-se como carne normal (refoga-se e afins). E já enganei muitos carnívoros com um empadão feito com isso!
Sem imagem de perfil

De torpedo gratis a 05.04.2011 às 19:27

torpedo gratis, torpedo , torpedo oi , torpedo tim , torpedo claro , torpedo vivo , torpedos gratis
, oi torpedo , vivo torpedo , claro torpedo , tim torpedo
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.04.2011 às 20:52

E se fosses fazer spam para o caralhinho? Isso é que era.
Imagem de perfil

De L. a 06.04.2011 às 12:59

Achas que o caralhinho ia gostar?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.04.2011 às 13:06

ehehehe :)
Imagem de perfil

De L. a 06.04.2011 às 13:04

Já comi soja e coisas assim do género e gostei, mas nunca fiz. Tenho um pacote de soja grossa a morrer há meses em casa :) Não percebo q fazer com aquilo! Já me disseram para temperar como carne dps da hidratar /esta expressão só me faz lembrar por creme na soja lol mas sei q n é isso/ mas acho q aquilo deve ficar meio estranho tipo as esponjas naturais cheias de água: mole q dá dó!

Se tiveres por aí uma receita porreira partilha aqui com o pessoal a ver se ganhamos juízo e consumimos menos carne.

Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.04.2011 às 13:08

As receitas são as mesmas da da carne. Se espremeres bem a soja depois de a hidratares, não fica cheia de água :) Se tens soja da grande, podes fazer jardineira :)
Sem imagem de perfil

De Sandra Cunha a 05.04.2011 às 19:29

Obrigado!

Ai vou experimentar vou!
Sem imagem de perfil

De amora a 05.04.2011 às 21:33

Gostei da ideia da Patricia também, demolhar a soja e temperar ao mesmo tempo deve dar bom resultado. Também gosto da outra soja maior para fazer jardineira, mas aí parece-me que não dá para disfarçar :)
Sem imagem de perfil

De Prof. Cocó a 05.04.2011 às 23:52

Boa noite, caro Jonas

Tenho-a em conta de blogadora de referência no nosso Portugal. Como tal, gostaria de a convidar a conhecer o meu blog. Acho que vai gostar.

Julgo que este meu comentário sobre o pedido de ajuda externa é concludente. Pelo menos, depois disto, torna-se difícil dizer mais.

http://naopuxestaodepressaesseautoclismo.blogspot.com/2011/04/pedir-ajuda-externa.html

Melhores cumprimentos do

Prof. Cocó
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.04.2011 às 08:43

Se me acha uma "blogadora" de referência no nosso Portugal tem-me em melhor conta do que eu própria (há muito gente a escrever mais e melhor, a sério).

Darei um salto ao seu Blog (apesar de achar, à partida, que ele está alojado no sítio errado :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.04.2011 às 08:44

Já fui ver. Afinal, parece que tenho de me contradizer, e é capaz de ter escolhido a plataforma certa :)
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 06.04.2011 às 11:24

A minha Mãe fazia uns hamburguers de soja... ai deuses...
Essa mistura em bolonhesa deve ficar boa.
Imagem de perfil

De Claudia Borralho a 06.04.2011 às 14:06

A soja texturizada (picadinha fina) nunca hidrato. Vejo o volume a olho e misturo directo com a carne na hora de cozinhar. Ela hidrata com o próprio molho da carne e líquidos do refogado :)
Poupa trabalho e fica muito mais gostoso.
A soja tipo nacos, hidrato uma meia hora / uma hora. Tudo para dentro do alguidar e uma tampa de panela a fazer peso, para garantir que está toda submergida.
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 08.04.2011 às 00:05

Já agora e para a lição ser completa, 125 gr é a quantidade média por pessoa? (ou p/2p?)
obrigado.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 08.04.2011 às 12:08

125gr por pessoa, é a minha medida, mas ainda ando a acertá-la. Primeiro tentei 100gr, e pareceu-me pouco, passei para 150gr, e pareceu-me muito. Agora estou nos 125gr para ver como corre :)
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 08.04.2011 às 18:14

ok, entendido. Hoje comprei no Pingo Doce a soja. O preço é mais barato que no Continente. Aliás eu acho que no Pingo Doce é tudo mais barato que no Continente, 400g a 1,20 euros grossa, e a 1,35 a fina. Este pormenor da "fina" e "grossa" baralhou-me a escolha, mas acabei por trazer grossa, atendendo até à foto que tinha visto aqui. obg.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 08.04.2011 às 19:18

Eu uso da fina, mistura-se melhor com a carne picada.
Sem imagem de perfil

De Web Directories a 03.11.2011 às 10:53

pressionando e soja deve ser apenas úmida. Neste rápido, eu recomendo tomar algumas precauções de água, essa merda é gostosa.
Sem imagem de perfil

De Inês a 30.10.2014 às 14:33

Olaaaa,

Também já fiz carne picada com soja e realmente é como diz se ninguém souber marcha tudo.

Eu ainda ponho, para os hamburguers, bolacha agua sal que faz um efeito crocante. Dica do Jamie Oliver.

Outra dica que fazia para os putos e ainda faço, é pôr uma comida ou acompanhamento na mesa (pouca quantidade senão tenho eu que a comer) é não lhes dizer para comerem, como a curiosidade fala mais alto.

Bem haja

Comentar post






Arquivo