Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Codebits explicado a não geeks

Jonasnuts, 05.12.09

Tenho recebido com frequência a pergunta, olha lá Jonas, afinal que raio é esta coisa do Codebits que anda a poluir a blogosfera e minha timeline do twitter? É uma coisa de geeks, já percebemos, mas consiste exactamente em quê?

 

Assim sendo, aqui fica o meu post pedagógico sobre o Codebits. Uma espécie de Codebits for dummies.

 

O Codebits é um evento organizado pelo SAPO, todos os anos por esta altura, e vai na sua terceira edição.

 

Basicamente é um conjunto de eventos que dura 3 dias, com workshops, quizzes, palestras, jogos (sim, de consolas também), música, exposições e, a cereja da coisa, um concurso de programação em que os convidados podem participar e que tem regras relativamente abertas. Pretende-se reunir o talento geek português (este ano fomos mais longe e abrimos portas a malta de fora), fornecer as condições de trabalho que possibilitem que, durante o período do concurso, possam produzir uma maquete funcional do projecto que decidam levar a concurso. Envolve principalmente programadores, mas não só, também andam por lá muitos designers.  Colocam-se à disposição de todos uma série de ferramentas dos serviços do SAPO, caso os participantes as queiram usar nos seus projectos, mas ninguém é obrigado a usar as coisas do SAPO.

 

Durante 3 dias, recebemos esta malta (nós próprios fazemos parte da malta), alimentamos e, em alguns casos, alojamos (no sentido que podem lá passar a noite, embora não haja camas), tudo à borla.Não há stands de vendas, há parceiros tecnológicos que levam protótipos e instalações experimentais do que andam a fazer e que há-de chegar às vossas mãos daqui a uns tempos valentes.

 

O ambiente é informal, puffs, redes de baloiço, mesas e cadeiras, red bull, coca cola, fruta, leite, M&Ms e coisas do género (não há álcool, embora todos os anos recebamos sugestões nesse sentido :)

 

Na tarde do último dia, procede-se à apresentação dos projectos desenvolvidos durante o concurso. Cada equipa tem uns compridos 90 segundos para fazer a apresentação (sim, noventa segundos, e há quem não demore sequer isso, é uma espécie de apresentação twitteriana, em que a capacidade de síntese tem de existir).

 

No final, há prémios para os projectos vencedores, e os que tiverem pernas para andar até podem receber o apoio do SAPO, se os seus autores quiserem.

 

No fundo, são 3 dias em que os geeks sociabilizam e falam uns com os outros sem ser através de teclados ou touchscreens, e só isso já faria com que o Codebits valesse a pena :)

 

O primeiro foi na Gare Marítima de Alcântara, em 2007, o segundo foi na LX Factory, em 2008, e este ano está a ser na Cordoaria. Todos os anos aumenta o número de participantes. Daqui a uns anos estaremos a ocupar os Jerónimos.

 

É uma espécie de get together, um chá das 5. Só que dura 3 dias, e são, entre organizadores e convidados, cerca de 700 pessoas :)

6 comentários

Comentar post