Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Rankings, autoridades, visitas e tops

por jonasnuts, em 06.01.08
Sempre me fez confusão a importância que se dá aos números. Não é de agora, já na instrução primária (antigamente era assim que se chamava ao 1º ciclo), dizia eu que já na instrução primária me fazia confusão a importância que se dava aos números. Não temos uma relação fácil, é verdade, e tende a piorar, porque encontro no mundo que me rodeia uma sensibilidade cada vez maior às questões dos números.

Eles disfarçam, e dizem que os números "valem o que valem" mas fazem-se e desfazem-se para terem cada vez mais números.

Vem isto a propósito duma discussão que andou aí pela geekosfera (e não só), sobre os rankings, e sobre os melhores Blogs (basendo-se a lista dos melhores no ranking do Technorati), e etc.

A autoridade do Technorati é baseada em números de links. Sim senhor, se alguém faz um link para um site, está a atribuir-lhe alguma autoridade, mas é uma autoridade exclusivamente numérica. Não é uma autoridade qualitativa. Mas o ranking do Technorati parece estar muito na moda, e já se fazem tops com base neste parâmetro.

Bem sei que para o Google Adsense, e para aparecer nos tops, a qualidade não é um dos factores mais importantes. Afinal de contas até há uns scripts que se põem a correr no Blog que fazem as vezes de visitas. E isso faz com que apareçam nos Tops e, já se sabe, os Tops são um íman de visitas, e é uma espécie de pescadinha de rabo na boca.

Não são muitos os Blogs portugueses que podem dizer que estão nos Tops e nos Technoratis da vida sem maroscas, sem cross linking, sem alfinetes de peito virtuais, sem scripts.

Noutro dia perguntei a dois autores de dois conhecidos e populares Blogs se eles quereriam ocupar os lugares cimeiros de vários tops. Usando SEO de guerrilha (que é como eu chamo ao SEO fajuto) seria fácil e rápido, chegar lá acima. A resposta não me surpreendeu muito, e foi idêntica em ambos os casos, e  apenas confirmou o que eu já pensava destes dois autores. Não, muito obrigado, não ligo muito a tops, e prefiro que seja aquilo que escrevo a levar as pessoas ao meu Blog, e não uma técnicas maradas de inflacionar artificialmente o número de visitas.

Autoria e outros dados (tags, etc)



4 comentários

Sem imagem de perfil

De Gajo dos Abraços a 06.01.2008 às 18:36

Através do meu statcounter descobri uma coisa catita: na barra de pesquisa google (pelo menos no firefox) pesquisa por

gajo que excita

qual o blogue que aparece em primeiro? Pois, o yours truly :-)

O que é que um gajo pode querer mais?
Imagem de perfil

De AnaD a 06.01.2008 às 18:49

Eo frequento um forum de automobilismo e a essa mania das estatisticas e tops e numeros e quem é melhor ou pior porque ganhou mais sem que haja igualdade de coindições, chamamos de "guerra a minha pilinha é maior que a tu" e não ssei se sou eu que sou gaija mas não tenho a minima pachorra para isso ... tenho um contador de visitas, tenho o google analitycs, mas não perco tempo com isso, ao GA acho essencialmente piada ver o que o pessoal que foi para ao tasco pesquisou ... até à uns dias atrás o "cinebolso" tava no top [:S]
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 06.01.2008 às 20:51

O que eu mais gosto do contador de visitas que eu uso, não é a quantidade de visitas que ele registra, mas o que os visitantes buscam, por onde eles chegam ao blog, quais posts são mais procurados e lidos, essas coisas. Se são muito ou poucos é muito relativo para mim. Existem blogs que eu vejo por aí, que são muito visitados, muito comentados, muito falados, mas são uma bosta no conteúdo. Tem dez ou quinze bons posts em meio à 50 inúteis. A pessoa dá um arroto no post e enche de comentários. Não são blogs funcionais, não têm nada de qualidade, mas estão no top. Vai entender...

Prefiro visitar (e ter um blog) que tenha alguma qualidade nos posts, independente de quantidade de visitas ou comentários. Têm posts meus que são grandes, o que não é recomendado em blogs, mas eu tenho certeza que tem qualidade, e aqueles que estiverem realmente interessados no tema, lerão. Os que não estiverem, não vão gostar do meu blog, vão embora e pronto. Não quero quantidade de visitas, mas fazer do meu tempo no blog algo útil para quem o visita e para mim, e interagir com pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que eu, e não que ficam dando amém ao meu arroto.
Sem imagem de perfil

De seo a 16.06.2010 às 09:55

A qualidade do blog não é so pelos links, mas muitos outros factores

Comentar post






Arquivo