Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

A minha horta

Jonasnuts, 15.04.20

Fui criança de apartamento, nunca tive a possibilidade de ter "terra" de pais, avós ou bisavós (era tudo de Lisboa), tinha uma inveja profunda das minhas amigas que passavam 3 meses de férias na terra, e que tinham sempre batatas, cebolas, azeite e azeitonas, alhos, chouriças, ovos, mel, queijos e fruta, muita fruta, tudo proveniente da terra.

Desde há uns anos para cá que tem crescido em mim o desejo de ter uma casa com terra, a minha cajinha. Já esteve bem mais longe do que está hoje.

E o desejo de terra passa, também, por ter uma horta. 

Morando num apartamento, a horta fica inviabilizada. Ou será que não?
Em alguns apartamentos sim, noutros apartamentos não.

Na minha casa, não existe essa limitação.

Há mais de um ano comecei a namorar a ideia de ter um jardim ou horta vertical. Fiz a minha pesquisa e aterrei nos MiniGarden. Comprei logo dois. E não comprei apenas as estruturas, comprei logo a terra e as esferas de argila e todo o material necessário.

Por motivos que não vêm agora ao caso e que felizmente se resolveram entretanto, não pude montá-los de imediato, pelo que só no mês passado me dediquei à coisa.

Numa das estruturas tenho 18 pés de morangos e na outra tenho uma fileira de alfaces (roxa, frisada e francesa), uma fileira de tomate cherry (6 pés) e uma fileira de tomate coração de boi (3 pés).

As alfaces e os tomates comprei bebés, no Mercado da Ribeira, os morangos vieram do Lidl.

horta1.jpg

horta2.jpg

(A imagem de cima chama-se horta1 por isso, naturalmente, a imagem de baixo chama-se horta2. Porque é que isto é interessante? Por nada. Mas a malta da minha geração sabe bem que o Horta2 não é uma horta de morangos).

Já cresceram muito, desde que chegaram e têm-se aguentado muito bem, tendo apenas sucumbido um tomateiro coração de boi, na tempestade de ontem. 

Isto está a servir de experiência, se correr bem, compro mais unidades e cultivo mais coisas. Não pelo dinheiro que se poupa, porque na realidade isto há-de dar para meia dúzia de saladas e para uma semana a comer morangos e não mais que isso, mas pelo gozo que dá e pela experiência, que será muito útil, quando eu tiver a tal horta a sério que já esteve mais longe :)

E, em cima disso tudo, sabe-me lindamente, estar na minha sala, olhar pela janela e, para além do mar a perder de vista, ver também as minhas alfaces e os meus tomates.

Isto é que é vista.

 

iPhone - Photo 2020-04-15 16_21_42.jpeg

 

 

6 comentários

Comentar post