Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jonasnuts

Jonasnuts

Ponto de situação

Jonasnuts, 05.12.08

Faz hoje 8 anos que comecei a trabalhar no SAPO.

 

Há 8 anos cheguei com a tarefa de lançar as Homepages do SAPO a tempo de ser um presente de Natal (sim, desse ano) para os utilizadores. Digamos que andei muito ocupada. Mas as Homepages foram lançadas, a 22 de Dezembro. Nestes 8 anos já tive oportunidade de estar envolvida em muitos projectos do SAPO, alguns desde a sua génese, outros a pegar na coisa já em andamento.

 

O primeiro Messenger, a primeira migração de mail, as pegadas, o directório, a wallet, o NetBI,  o apoio a cliente (que não pedi, mas que me caiu em cima porque me irritava a forma como os clientes eram atendidos e chegava-me à frente para fazer a coisa bem feita, burra. Demorou muito tempo até me conseguir livrar disso), as fotos, os Blogs, e mais outros tantos de que me estou a esquecer.

 

Com o tempo a passar e com uma rotatividade impressionante, são poucas as pessoas antiguinhas que ainda cá estão. E como ao princípio os nossos métodos de trabalho não conheciam a palavra "documentação", é frequente virem ter comigo para perguntarem coisas de que não há registo, e que são do tempo da pedra lascada. Normalmente lembro-me.

 

Curiosamente, depois de tanto projecto, há apenas 3 que considero "meus". Que me saíram da alma e das entranhas. As Homepages, óbvio (e que estão a precisar que volte a dar-lhes mais atenção do que a que me têm merecido), as Fotos e os Blogs. Apesar de ter estado desde o início em mais projectos, estes são os que considero meus filhos. As Fotos já não são minhas e são um projecto que me inspira sentimentos ambíguos. Há projectos de que me custa separar, mas com o tempo a coisa passa. As Fotos não. Ainda me encontro muito emocionalmente ligada às Fotos, e é, provavelmente, o projecto com que mais stresso. Enfim, isso fica para outro post. São outros quinhentos.

 

Mas, nesta data de efeméride onde aproveito para fazer um balanço, concluo que gosto muito de trabalhar aqui, das pessoas e dos meios que são colocados à minha disposição, para os "meus" projectos. Do que conheço do mercado, trata-se de um luxo, poder ter recursos para alocar aos projectos.

 

Mas nestas alturas assalta-me sempre a mesma dúvida. 8 anos é muito tempo. Nos dias que correm é frequente e habitual saltar-se de poiso. O meu avô entrou para a EDP com 12 anos, e reformou-se passadas umas décadas, da mesma EDP. Eu, trabalho há 20 anos (um pouco mais) e já estive em muitos sítios. Do SAPO não pareço saltar. Acomodei-me?