Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jonasnuts

Jonasnuts

Um blog não é de um dia para o outro

Jonasnuts, 12.12.08

Vem isto a propósito de um tema que me persegue de forma persistente. Sou contactada, no âmbito das minhas funções e competências, por pessoas (e empresas, e instituições) que "querem entrar na Blogosfera".

 

Acho lindamente e estou sempre disponível para ajudar nos primeiros passos que sei que podem ser algo vacilantes. São já algumas as pessoas que, com muito gosto, ajudei nestes princípios. O problema é que algumas (não todas, claro), ao primeiro post, queixam-se logo de que não têm visitas, nem comentários, nem destaques, nem feedback.

 

Ora, isto não é de um dia para o outro. Não é tiro e queda. A não ser que sejamos um Nobel da Literatura que tem, muito justamente, uma divulgação que não está ao acance do comum dos mortais. E prémios Nobel da literatura, para já, "temos" um. Para o resto dos mortais, as coisas podem demorar mais um bocadinho. Normalmente a coisa começa pelo círculo de amigos, avisa-se os amigos que temos um blog. Se já tivermos amigos na Blogosfera, ajuda, porque de repente eles até gostam de uma coisa qualquer que nós escrevemos e fazem um link, e levam-nos leitores que, em gostando do que vêem, até deixam um comentário e, vitória, o número de visitantes começa a crescer. Devagarinho, e não é uma coisa constante, vai acima, vai abaixo, estagna, depois faz marcha atrás, depois sobre de repente e não se percebe bem porquê, e é assim que funciona a coisa. Se for um blog muito bom (ou com muitos amigos), o crescimento é mais rápido, mas o esquema é mais ou menos o mesmo.

 

É também fundamental não pedir links, nem fazer spam nos comentários de outros Blogs (que são erros típicos de quem entra nisto pelos resultados). E é ter paciência.

 

Não é de um dia para o outro.