Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jonasnuts

Jonasnuts

Natal em maio

Jonasnuts, 15.05.20

corpodormente.png

Hoje à noite muitos portugueses estranharão alguns dos seus vizinhos. Oh Maria, já viste o vizinho do 5º esquerdo que pirou de vez, trocou-se com as datas e já tem a casa toda artilhada com luzes de Natal? Isto do confinamento deu-lhe a volta ao miolo.

 

Hoje à noite, num código partilhado por um número reduzido de pessoas, vão ver-se luzes de Natal em algumas janelas, um pouco por todo o país. É um sinal. É um piscar de olho. É um código de reconhecimento. É uma troca de olhares. É uma afirmação; "sim, eu também faço parte do fight club".

É uma das bases de sustentação de qualquer comunidade, o sentimento de pertença e de exclusividade. Outra base são os códigos que identificam essa pertença e essa exclusividade e que, com o tempo, se vão transformar em cultura pop. A sua utilização vai banalizar-se, mas apenas alguns saberão a sua origem.

O "swipe cona" integrará o nosso dia-a-dia, é apenas uma questão de tempo. Não tenho qualquer dúvida. E este é apenas um exemplo, de muitos.

Pela parte que me toca, há coisas que não voltarão nunca mais a ser as mesmas. O Wuthering Heights é apenas uma delas. Na realidade, Kate Bush em geral.

Também este post é uma piscadela de olho, um texto codificado, que nem todos perceberão. Quem percebe, sorri.

Por último....... esta é uma história que alguma comunicação social podia (e devia) ter aproveitado para aprofundar. Para ir além dos números e dos nomes, que é apenas uma pequena parte da coisa. 

Há uma última oportunidade hoje. Há uma história à vossa espera, pelas ruas do país. Só hoje à noite.

 

Agora deixa-me ir desencantar as luzes à arrecadação, que este ano a árvore de Natal foi arrumada antes do verão.