Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Publicidade nos Blogs

Jonasnuts, 05.02.08
O disclaimer do costume. Este é um Blog pessoal, e aqui é expressa a minha opinião que pode não ter nada a ver (e provavelmente não tem) com o posicionamento da empresa onde trabalho.

Quando alguém decide iniciar um Blog fá-lo por razões diversas. Porque quer ver como é, porque tem algo para dizer, porque quer intervir, porque quer divertir-se, porque quer partilhar ou dar conhecer determinadas coisas sobre si, sobre o seu trabalho, os seus gostos as suas preferências ou antipatias.  Esta descrição cobre a maioria dos casos. É habitual que um Blog comece por uma razão e com o correr dos tempos, as motivações sejam outras, ou sejam acrescentadas outras razões. Este Blog começou por ser de testes, agora já é um pouco mais que isso (não muito, mas mesmo assim um pouco mais).

É natural que, com o crescimento de audiência de um determinado Blog o seu autor (ou autores) reflictam sobre uma eventual rentabilização do projecto. Na maioria dos casos é um "nice to have", colocam-se uns anúncios do Google Adsense, discretamente, sem colidir com os posts, e no pinga pinga deste tipo de ferramenta, ao fim de uns tempos (consoante a audiência) lá começam a cair uns trocos. Nada de extraordinário, na maior parte dos casos, algo negligenciável, mas, é melhor que nada.

Há também o caso dos que querem, em primeiro lugar, fazer dinheiro. Optam normalmente por um de dois cenários. Lançam um Blog do nada, escrevem posts a pensar em captar uma determinada audiência que vão ganhando à custa não só do que escrevem, mas também de manhas de captação de pessoas (e há manhas ao pontapé, umas mais complexas que outras). No início a presença da publicidade é discreta, com o sucesso, abastardam-se os conteúdos, e o principal do Blog passa a ser a publicidade que é, em alguns casos, muito invasiva. A outra opção é pegar num Blog que já tenha audiência, e toca de polvilhá-lo de publicidade, gráfica ou não gráfica. Este é o caminho mais rápido, pelo menos no início.

O que me parece é que há aqui um mercado que está a ser desaproveitado. Por um lado pelos anunciantes e agências de publicidade, que teimam em desconfiar dos Blogs, e por outro lado por parte de alguns Blogs, que à força de quererem fazer dinheiro (e estamos a falar de trocos, pelo menos em Portugal), abastardam os conteúdos.

Seria muitíssimo mais eficaz, agradável e rentável o modelo de publicidade em Blogs passar por um mecanismo mais simples. Nada de novo, existe há muito tempo. Chama-se patrocínio. Para os anunciantes os Blogs são um terrenos excepcional (e barato). Target muitíssimo bem demarcado, atento, participativo. Para os Blogs, nada de mais extraordinário do que poder continuar o seu percurso, sem interferências visuais e gráficas que colidam com o que escrevem.

Do ponto de vista de quem faz a gestão da publicidade, aí sim, um desafio. Desafio porque estamos a falar de nichos. Porque se trata de contactar um potencial anunciante, e mostrar-lhe o potencial de um determinado Blog. Isto para todos os Blogs que possam ser meios. São muitos Blogs, numa área onde as margens são curtas e o investimento pouco. Um desconhecimento do potencial da Blogosfera (palavra que detesto), uma desconfiança dos conteúdos (outra que também dispensava) que são gerados e geridos por terceiros. Têm dificuldade em encarar um Blog como um parceiro.

Isto, aliado à pouco dimensão do nosso mercado inviabilizam, para já,  a rentabilização séria de Blogs. E é pena.

Qualquer modelo de publicidade online que não contemple a rentabilização de Blogs é um modelo antiquado, esgotado e virado para o passado.

Qualquer autor de Blog que permita ou considere a possibilidade de poluir os seus conteúdos com publicidade invasiva está, a curto prazo a descredibilizar-se e, a médio prazo, a perder audiência.

Quem conseguir encontrar o equilíbrio, terá a chave do sucesso.

Não conheço nenhum caso, português, de sucesso nesta área. Mas gostava de conhecer.

34 comentários

Comentar post