Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Super programadores

Jonasnuts, 06.01.08
Em conversa com um professor universitário, não interessa nem onde nem quando, ouvi uma das coisas que mais me chocaram, profissionalmente falando, nos últimos tempos. E olhem que eu oiço muito bullshit.

O senhor dizia que ao SAPO faltavam super programadores. Aquelas pessoas que, de acordo com a descrição do senhor, têm alguns problemas de relacionamento social, mas descobrem soluções e resolvem problemas. Pessoas para quem (e passo a citar) users are loosers.

Não me lembro exactamente o que é que disse para disfarçar a minha cara de repugnância, mas saí dali o mais rápido que pude.

Muitas vezes perguntam-me porque é que as empresas e o mundo académico não estão mais ligados, porque, de facto, faria sentido. Mas enquanto tivermos professores universitários a destilar este tipo de ensinamento, tentarei manter-me o mais longe possível dos seus alunos.

Um programador, e, já agora, qualquer pessoa que trabalhe num projecto, tem de pensar nos utilizadores do serviço em que está a trabalhar com respeito. Se vem da faculdade a julgar que é superior aos utilizadores, pela parte que me toca vai direitinho tirar fotocópias, que não tenho outro uso para ele.

Nós somos 6, na equipa dos Blogs. Tudo pessoas normais. Bom, estou lá eu, mas para o efeito, considerem-me normal. Ninguém tem problemas sociais, toda a gente fala normalmente, ninguém tem grandes pancadas (novamente neste caso, para o efeito, considerem-me incluída). O facto de sermos normais, permite-nos compreender o utilizador. Como é que um gajo que não percebe os utilizadores lhes vai resolver os problemas?

Eu tinha uma sugestão a fazer ao tal professor, no final do curso, dê aos seus alunos uns formulários de candidatura a um qualquer centro de atendimento telefónico (call centre). É um estágio de desintoxicação que lhes será muito útil.

14 comentários

Comentar post