Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Melhor Blog Português 2007

Jonasnuts, 19.12.07
Aqui há uns meses, no meu leitor de feeds de RSS, vejo algures, a referência a um concurso para eleger o melhor Blog Português. A organização convidou-me para fazer parte do Júri. E eu aceitei. E apesar da trabalheira que deu ver e classificar mais de 300 Blogs, voltava a repetir.

Os (muitos) Blogs que me chegaram para eu "classificar" não seriam, em alguns casos, os que eu escolheria, mas, nestas coisas, regras são regras, e era aquela a minha base de trabalho.
Eu não nomeei blogs. Eu classifiquei de acordo com a lista que chegou. Fechada.

Fiz reflectir os meus gostos pessoais que não passam, definitivamente pela plataforma onde um determinado Blog está alojado.

Abstive-me de votar em Blogs (ou pontuei muito pouco) com os quais pudesse estar remotamente ligada, o meu, evidentemente (que nem estava ali a fazer nada),  o dos Blogs do SAPO, mas também o do Celso, o do Júnior (meus colegas de trabalho), e houve até Blogs de pessoas que não conheço, mas que não pontuei por ser mais papista que o papa, porque, à mulher de César não basta sê-lo, há também que parecê-lo.

A polémica que surge agora à volta do facto de alguns jurados serem autores de Blogs vencedores, ou o facto de existirem Blogs que aparentemente deveriam ter ficado em lugares mais cimeiros, ou Blogs que pura e simplesmente não aparecem (e "deviam" aparecer), a polémica, dizia eu, é compreensível. Afinal de contas, somos portugueses, e há um prémio em jogo. Não é um prémio monetário, não é, afinal, nada de papável, mas é um prémio. E nesta coisa dos prémios, toda a gente quer. E toda a gente gosta de mandar bitaites.

Não concordo quando dizem que é preciso ir buscar pessoas que não tenham nada a ver com Blogs, ou pessoas mais afastadas. Pessoas mais afastadas da realidade dos Blogs portugueses não têm competência nem know how para avaliar blogs. Acho que o que se deve fazer para o ano, para que não fiquem dúvidas,  passa por excluir do concurso os Blogs dos jurados. Ora, isto para mim é fácil de dizer, porque este Blog, convenhamos, não é o supra sumo da farinha amparo, mas para quem tem um Blog de jeito (como era o caso dos outros membros do Júri), é capaz de ser mais difícil. Concordo com a opção da organização, de convidar pessoas com Blog, mas será muitíssimo difícil encontrar pessoas, conhecidas e reconhecidas no meio, que aceitem excluir os seus Blogs. É um equilíbrio difícil. Sei que a organização convidou para integrar o júri pessoas que não aceitaram. Tanto quanto sei, houve também pessoas que não responderam. Este júri, foi convidado, e aceitou, que foi mais do que fizeram algumas pessoas, quem sabe se não são pessoas que levantam agora as suas vozes críticas.

A solução no imediato, na minha opinião, é simples. Tornem-se públicas as votações dos jurados :) Pronto. Tirem-se as teimas. Vão lá ver quem é que votou em quem.

E os donos dos Blogs, para o ano que vem, que ajudem a divulgar a iniciativa, e coloquem um botão para que os seus visitantes possam nomeá-los. Tanta queixa que falta aí o Blog A e o Blog B e o Blog C, se falta, foi porque os leitores desses Blogs não nomearam esses Blogs. Para a próxima, não deixem passar a oportunidade.
É também uma mania portuguesa. Querer ganhar sem esforço, sem parecer que fez alguma coisa. Toda a gente quer ganhar o concurso, mas ninguém quer colocar o botão do "Vota em Mim". Querem ganhar e ter aquela atitude displicente "óh, Deus, que grande honra, eu nem sequer sabia que isto existia". Para a próxima, ajudem a divulgar, e coloquem lá o botaneco. Quanto mais gente votar, e nomear, melhor.

Na minha opinião foi isso que faltou.

Para o ano ninguém se esquece e em Outubro (foi nessa data que começou, este ano), quando a fase de nomeações se iniciar, haverá uma divulgação mais vasta. Logo, mais participações, mais nomeações.

Penso que este ano foi uma belíssima experiência, da qual se recolheu muito know how. Com a colaboração de todos, a iniciativa (que desta vez foi de um grupo reduzido de pessoas, que teve o trabalho todo) vai ser mais representativa, e vai gerar ainda mais discussões, não tenho dúvidas. E ainda bem :)


E sim, votei no Bitaites para ganhar em todas as categorias para as quais estava nomeado. É essa a minha opinião. Mantenho-a.

6 comentários

Comentar post