Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Piolhos

Jonasnuts, 24.07.14

Ando para escrever este post há uns anos valentes. Quando eu digo anos valentes, estou a querer dizer há mais ou menos 10 anos, que foi quando tive o problema cá em casa. Tenho tido outras prioridades, claramente.

 

Ora.... na altura, confrontada com a necessidade de erradicar a piolheira cá de casa, debrucei-me sobre o tema da forma habitual como me debruço sobre os temas relacionados com a criança (que, entretanto, já não é criança). Investigo, pergunto, questiono, leio, e depois decido.

 

Não gosto de insecticidas nem de merdas químicas em contacto com o puto. Não gosto, pronto. 

 

A ideia de catar à mão piolhos e lêndeas também não me era propriamente agradável, sobretudo porque as sacanas das lêndeas são transparentes e vêem-se mal, especialmente em couro cabeludo muito branco, rodeado de cabelos muito claros.

 

E foi à procura de alternativas que encontrei os pentes dos piolhos. Não são pentes normais, estes. São eléctricos. Hummmm, um gadget anti piolheira.

 

Li muita coisa, falei com algumas pessoas (online, estrangeiras, que por cá não havia muita informação), falei com a pediatra, toda a gente me dizia maravilhas daquilo, e que não tinha efeitos secundários.

 

Poderia ter comprado online, mas estava com alguma pressa, pelo que tentei as farmácias das redondezas. Uma farmácia no Saldanha não tinha, mas encomendava e chegava nessa tarde (ou no dia seguinte, já não sei).

Comprei a coisa (que não é barata, na altura deverei ter gasto à volta de €50), e vim para casa. Experimentei em mim. Não doía, não arranhava, não fazia comichão.

Aquilo funciona com pilhas, liga-se e emite um zumbido suave mas audível. Penteamos os cabelos que, alegadamente, têm a piolheira. Sempre que o zumbido pára, marchou mais um. Limpa-se o pente (ou soprando o cadáver na direcção da sanita ou usando o meu método, uma escova de dentes velha que a seguir vai para o lixo), e uma vez removido o piolho do pente, regressa o zumbido.

 

Penteia-se a cabeça até deixar de haver zumbidos. Repete-se. Eu usava uma vez de manhã antes de sair de casa, uma vez no regresso a casa, e, logo ao início, uma vez antes de ir para cama.

Repete-se isto durante uma semana, sendo garantido que a partir do 3º dia, deixa de haver piolhos de manhã e à noite, podendo haver um ou outro no regresso a casa (quando apanham na escola e os trazem para casa).

Um descanso. 

Se bem me lembro, pode usar-se com o cabelo molhado, pelo que pais de crianças com cabelo comprido podem lavar o cabelo, pôr muito amaciador, e usar o pente com o cabelo molhado, para não custar tanto.


O meu é desta marca, e tem este aspecto:

 

 

 

 

Provavelmente, já há modelos mais modernos, e deve certamente haver outras marcas.

 

Recomendo vivamente.

 

 

8 comentários

Comentar post