Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Vamos a um grande suponhamos.

 

Supunhamos que eu tinha 18 anos e que ia com um grupo de amigas ao sudoeste.

 

E que ia acampar.

 

E que era a primeira vez de toda a gente do grupo a acampar no Sudoeste.

 

Vamos supor que a única coisa que eu tinha era uma tenda para 6 pessoas (uma arpenaz T3x2 Air - seja lá isso o que for, que tem uns 10 anos e nunca foi usada), e um saco cama.

 

De que é que eu preciso mais?

 

Preciso de colchão? E de almofada? E de fogão? E cadeiras? E mesas? E pratos? E talheres?

 

Não vai ser tudo roubado enquanto eu estiver nos concertos?

 

Dicas de pessoal com experiência, precisa-se. Gajos e gajas. Com urgência.

 

Muitagradecida.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Imagem de perfil

De Isa a 21.04.2016 às 20:16

Oh.... my.... god.... tens a certeza que queres mesmo, mesmo, mesmo passar por essa experiência? :D a uns km do recinto tens um dos melhores parques de campismo da costa alentejana, enche mas é uma opção assim um bocadinho melhor.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 21.04.2016 às 20:18

Isa...... asking for a friend ;)

O "friend" não tem carro.

Preciso MESMO é de dicas de Sudoeste, de quem lá tenha acampado e me diga quais são os melhores spots e os "to dos" e os "not to do", para ver se esta mãe fica menos stressada, capisce? :)
Sem imagem de perfil

De Marco a 21.04.2016 às 20:55

Eu vou corrigir a Isa: a uns kms do recinto tens *o melhor parque de campismo do país*.

Com carro ou sem carro, o Sudoeste costuma ter uma parceria com o Zmar (assim se chama o dito cujo), com preços especiais de festival e um serviço de shuttle. É informarem-se.

Os "kms" também não são assim tantos: 6 ou 7 km, tops. Um grupo de rapaziada nova com umas cervejas no bucho faz isso nas calmas numa horita.

Mas chega sobre o Zmar. Continuação ali em baixo.
Imagem de perfil

De Pantapuff a 21.04.2016 às 20:46

Ok dicas:
1- levar o básico e essencial
2- não deixar valores na tenda (tablets, carregadores, dinheiro, documentos, ...)
3- levar comida
4- chegar cedo para encontrar um bom local
5- não mergulhar de cabeça no canal (aliás não me parece inteligente sequer tocar naquela água)
6- repelente para bicharada
7- anti histamínicos
8- Fenestil gel
9- tampões para os ouvidos
10- não aceitar bebidas de malta estranha, ou comida
11- protector solar
12- roupa interior lavada


P.S.: nunca acampei no MSW
Sem imagem de perfil

De Marco a 21.04.2016 às 21:27

Eu nunca acampei no Sudoeste (hell, nunca acampei num festival!), mas fartei-me de fazer campismo selvagem quando era mais novo.

Em primeiro lugar, tenda: não há nenhuma tenda com essa referência, ou sequer parecida. Da Arpenaz (I should now, tenho uma 6.3) e de 6 pessoas e ainda Air, é a Air Seconds T6.3 XL.

Há uma razão para eu procurar especificamente qual a tenda. As tendas de embocadura única (e não há para mais de 4 pessoas assim), normalmente, são bastante fáceis de fechar com um aloquete (ou embude ;) ). Infelizmente, as familiares têm várias entradas e, normalmente, fecho único - impossíveis de trancar.

De qualquer forma, é só usar o bom senso: desde que não se deixe electrónica cara lá dentro, também ninguém vai querer gamar um colchão ou panelas... A experiência que eu tenho em campismo selvagem com malta que não conhecia de lado nenhum é que ninguém vai assaltar tendas, em primeiro porque sabem que o pessoal não é idiota ao ponto de lá deixar material gamável e em segundo porque também estão preocupados com as suas próprias coisas. Não faças aos outros...

A zona do Sudoeste é terra batida com alguma areia. Habitualmente, dá uma cama confortável para malta nova (eu dormi muitas vezes assim). Mas como a juventude de agora é toda muito mal habituada, e como nessa altura do ano a terra batida está completamente ressequida, uns colchões vêm a calhar. São relativamente baratos, e levam três tipos franzinos cada um (mas é melhor não - eles abatem a meio durante a noite, e o tipo que ficar no centro vai acabar esmagado).

Se quiserem cozinhar, duas panelas, colher de pau, colher de servir, pratos, copos e talheres para todos. Os pratos e copos é melhor serem de plástico. As panelas é conveniente serem do mais chunga possível. E um camping gás. Para 6 tipos, e para não morrerem de tédio à espera do jantar, é melhor comprar um fogão de dois bicos, em vez de um de bico único. Uma botija pequena de gás deverá chegar para os 4 dias, mas é melhor levar uma de reserva, sobretudo se também quiserem usar como iluminação. Mas é melhor não (aquece muito e o risco de incêndio é alto), existem lanternas de led de pendurar muito jeitosinhas.

De qualquer forma, e fazendo a ligação lá para cima, o Zmar tem cozinhas comunitárias... Just sayin'.

Farmácia é indispensável. Usem bom senso. Ipobrufeno e aspirinas. Aquela cena para estômagos sensíveis que agora não me lembro do nome. Betadine. Esqueçam os pensos: adesivo e gaze em rolo. Se tiverem pezinhos sensíveis, aquelas coisas dos calos. Protector solar. Fenistil, porque há sempre um palerma que se esquece de meter o protector solar ou que se queima no fogão.

Levar o máximo de comida humanamente possível. Se ficarem sem comida lá, o Lidl é longe como o demónio, em Portelas.
Sem imagem de perfil

De Mário a 22.04.2016 às 02:01

Acampei lá na 2a edição. Não havia zmar...

Mergulhei nos canais e não me fez mal. Mas sim, cuidado com os mergulhos de cabeça, mas isso em qualquer lugar.

Ir a pé à vila, faz-se mas cansa... Costumava haver shuttle, mas terminava cedo.
Comida lá é cara, melhor ir preparado... Mas convém ter em conta qual vai ser o transporte para lá chegar, senão pobres costas.

Colchão penso ser dispensável, basta colchonete individual. Uma coisa é certa, ou se tem sono pesado ou então é deitar tarde e acordar cedo... Luz, ruído e muito calor dentro das tendas desde muito cedo.
Em vez de fenistil, para tudo que for queimadura, biafine. Algo para cefaleias, problemas gástricos e alergias. Para feridas e lesões julgo que continua a existir assistência no recinto.

Se o zmar for opção... Vale bem a pena.
Sem imagem de perfil

De Rita Quintela a 22.04.2016 às 09:07

Jonas - consta que a minha filha M tb vai pelo que não deves preocupar-te. Ela levará a comida separada por cores dos rótulos e por ordem crescente de calorias, a roupinha organizada em sacos, um com cada muda e jamais se esqueceria de uma farmácia com tudo o que possa ser preciso (costumam gozar-me qd vamos de fds a Lisboa por isso calcularás o que lhe mando para um sitio desses)
Agora a sério - eles safam-se. Beijo!
Sem imagem de perfil

De ADexterA a 22.04.2016 às 10:42

Acampei lá uma vez, não gostei da experiência e nos anos seguintes fui sempre para o Parque de Campismo do Carvalhal uns kms mais abaixo...mas sem carro é dificil.

a pergunta que se coloca é vai com amigos? Depende mto da malta com que irá acompanhado, mas por vezes o que se fazia na altura era acabar a noite tomar um bom pequeno-almoço e ir diretamente para a praia dormir...

Vai dormir na praia inúmeras vezes durante o dia pelo que recomendo chapéu de sol ou um pano qualquer para "fabricar" uma sombra, bem como mto protetor solar.

Para o campismo propriamente dito:

- Ir muito cedo para escolhar um bom local....existe malta profissional nisto...
- Evitar escolher locais próximos do recinto e de locais de passagem...é muito fácil alguém ir muitooo alegre e cair na vossa tenda e o barulho que fazem tb incomoda...
- uma lanterna pequena (ou grande)..muitas tendas, muitos fios é fácil tropeçar. Também ajuda a encontrar coisas dentro da tenda..já disse uma lanterna?
- um colchão fininho não faz mal a ninguém;
- saco-cama
- Material para facilitar montagem da tenda
- molas
- Todas as "drogas" que possam ajudar com indisposições (dores de cabeça, etc.)
- se vai cozinhar: massas, latas de atum, salsichas e tudo o que for facilmente preparado...
- Canivete
- Nunca deixar bens pessoais e/ou com valor na tenda..
- Preservativos...alguém tinha que o dizer =) Podemos não ter essa intenção, mas mais vale prevenir..existem muitas sereias (agora tenho que dizer sereios também?)

- Bom senso, bom senso, bom senso, bom senso.

Espero ter ajudado.
Sem imagem de perfil

De Rute a 14.05.2016 às 17:55

mesas...cadeiras..coisas...18 anos...fogão???? que complicação!

Precisa de:
roupa
saco-cama
tenda (nem sempre voltam inteiras)
dinheiro
um telemóvel daqueles de teclas, que ninguém quer mesmo que se perca...óculos de sol.

Do SW
com um sorriso

Comentar post






Arquivo