Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Atrasos de vida

por jonasnuts, em 05.12.17

Track & Trace DHL Parcel.jpg

 

Podia começar este post com um "Querida DHL", mas não começo, porque o problema não só não é novo, como é transversal à indústria.

 

Encomendo uma coisa online. 

 

Consigo saber, no site da transportadora, a que horas é que o senhor do armazém vai à casa de banho fazer xixi. 

Tecnologia de ponta.

 

Mas, o que lhes sobra em tecnologia de ponta por um lado, falta-lhes numa área bastante mais acessível; telecomunicações.

 

Os senhores têm o meu número de telemóvel. Sei que o têm porque está impresso no papelucho que me deixaram na caixa do correio.

 

Mas não usam. Não usam para agendar a entrega nem usam quando batem com o nariz na porta, momento em que eu podia dizer "toquem à vizinha do lado que pode assegurar a entrega". Bang..... problema resolvido, encomenda entregue, cliente satisfeita, tempo poupado.

 

Mas não. Deixam o papelucho e vão à vidinha deles.

 

Ligo de manhã. Sou muito bem atendida por uma senhora muito simpática, que me diz que é verdade. estiveram cá e bateram com o nariz na porta. Que regressam hoje. Óptimo, excelente. A que horas? Pergunto eu. Até às 18h00, responde a senhora.

Oiça, são 10 da manhã. Está a dizer-me que eu vou ter de ficar em casa nas próximas 8 horas porque "é assim que a empresa funciona"?

 

Sim.

 

É extraordinário que em pleno século XXI ainda haja este desperdício de recursos e esta assunção de que, num dia útil, haja gente em casa.

 

Alguém me consegue explicar a lógica deste procedimento (que não é exclusivo da DHL e que sempre me encanitou (auto-link))?

Autoria e outros dados (tags, etc)



10 comentários

Imagem de perfil

De Claudia Borralho a 05.12.2017 às 11:27

Da chronopost recebo mails e sms com hora aproximada de entrega (um intervalo prai de 30min), e a MRW costuma ligar e até esperam que volte, Nacex idem e sei que já aconteceu com outras :)
Mais do que as empresas acho que é um problema de quem entrega, há os que não estão para se chatear, e os que preferem não ter de voltar outra vez.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.12.2017 às 14:42

Mentira!!
Ando há cinco dias à espera que a Chronopost me vá buscar uma encomenda a casa. Já bateram à porta uma vez, disseram que não estava lá ninguém e também não usaram o telefone de contacto.
Também disseram que por esse motivo tinha de pagar por um novo agendamento.
Está visto porque não ligam.
Era bom que fosse transparente os interesses na Chronopost antes de defender estes aldrabões.
Sem imagem de perfil

De Pedro Serra a 05.12.2017 às 11:35

Vantagem de viver no meio de nenhures: todos ligam a perguntar o caminho para conseguirem fazer a entrega :)

(só os correios é que não sabem o caminho para cá)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.12.2017 às 11:53

Olha....... vou viver para um sítio complicado :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.12.2017 às 17:16

Pede para entregarem no emprego.
Ou na casa de um familiar.
Ou num centro ou parceiro local da DHL e depois passar por lá.
De outra forma, bem-vinda ao século 21... :(
Sem imagem de perfil

De Miguel Albano a 05.12.2017 às 17:55

Pois que eu hoje decidi chatear-me com a Amazon por causa da MRW. Twitter com eles. A minha sugestão é apertar com as lojas a ver se exigem mais e melhor serviço das transportadoras. Inadmissível o mau serviço. Há excepções mas que deviam ser a regras.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.12.2017 às 09:35

Fiz 3 encomendas online há 2 semanas atrás. Recebo a primeira comunicação da Chronopost a dizer que o produto seria entregue na morada indicada (já pus a do trabalho para evitar chatices) entre as 18:00 e 19:00 do dia 04/12/17.
Fiquei chateado por ter de ficar uma hora após o meu expediente à espera dos senhores, mas afinal houve mais trabalho e acabei por ficar mais tempo a mesma.
No fim das contas os meninos não aparecem e só na manhã do dia 05 é que aparecem e com a minha encomenda ecrista "PRIORITÁRIO".

Entretanto ontem, recebo um novo email a indicar a minha outra encomenda e o prazo para a entrega: 09:00 - 18:00, e pensei "fixe, ao menos veem a horas".

No fim das contas, tive a ver o sr passear pela minha zona o dia todo mas a encomenda nem vê-la. Se calhar aparecem hoje com outra etiqueta a dizer "PRIORITÁRIO" ao fim do dia.

Só sei que Chronopost, assim como a MRV não estão na minha lista de boas empresas para entrega, e vou queixar-me aos sítios onde comprei os produtos.
Sem imagem de perfil

De Izzie a 06.12.2017 às 10:20

Seur (faz entregas da tiendanimal): permite agendar dia e intervalo de hora no site, o que fazia sempre. Estava em casa com meia hora de antecedência e nada de entrega até meia hora depois da hora máxima do intervalo; consultei site para ver o status da entrega, e lá estava: entrega não conseguida, porque pelos vistos não atendi a porta à qual ninguém tocou.
Passei-me valentemente, fiz reclamação no site, à qual ninguém respondeu. Uns dois dias depois estou no trabalho, por acaso pude atender a chamada, e é uma senhora da Seur a dizer que dali a uma meia hora me vão entregar a encomenda, se está alguém em casa. Passei-me valentemente. Mas como era dia de ter lá a empregada, telefonei à senhora e felizmente ainda estaria em casa e podia receber a encomenda.
Final feliz? Nem por isso. Parece que suas excelências foram desagradáveis com a minha empregada, porque suas excelências, que fazem entregas de um site de animais que vende sacas de ração de 7 kg e sacos de areia pelo mesmo peso, não são obrigados a subir escadas (vivo num 1º andar, suspiros) e entregar à porta.
Mudei para a Zooplus, que faz entregas por uma empresa que não identifica e aparece de surpresa- apesar do nº de telefone sempre disponibilizado- e uma ou duas semanas depois de o site dizer que a encomenda foi despachada.
E é isto. Prefiro ir à loja de animais, é mais caro mas sei que tenho o que preciso no dia X
E a amazon, credo. Quando era entregue pela MRW a coisa fazia-se, normalmente ia buscar ao ponto de distribuição na expo. Agora nem percebo quem faz as entregas, parece que são os CTT, e se no site me prevêem a entrega para o dia x, tenho de acrescentar mais duas ou três semanas.
Sem imagem de perfil

De Luís Martins a 06.12.2017 às 15:50

A lógica do procedimento, perguntas tu...

Um dos problemas do comércio eletrónico é que nem o vendedor nem o comprador controlam uma parte essencial da experiência de compra: a entrega. São até raros os vendedores que explicitam qual a empresa que irá fazer a entrega (o que a priori daria alguma possibilidade de escolha ao cliente).

Uma alternativa que tenho utilizado com sucesso é o PUDO (https://www.pudo.pt/).

Claro que custa dinheiro e introduz um atraso adicional, mas pelo menos é previsível e o momento da entrega é totalmente controlado por mim, cliente.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.12.2017 às 18:52

E eu que pensava que só eu é que tinha problemas desses.

Comentar post






Arquivo