Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Os Blogs já não estão na moda

por jonasnuts, em 28.07.07
É verdade. Se há 2 ou 3 anos disséssemos que tínhamos um Blog, recebíamos olhares pesarosos, e perguntavam se já tínhamos ido ao médico.

Depois veio o boom, mais pessoas começaram a perceber o que os Blogs podiam fazer, e, mais importante, o que podiam fazer com os Blogs. Começou a crescer a comunidade de Blogs. Era moda. Mesmo quem não tinha nada para dizer, arranjava um Blog. Era fashion. Mesmo que não fosse nada de jeito, era óptimo.

As coisas agora são diferentes. Toda a gente tem (ou pode ter), um Blog, é fácil, é grátis, é rápido. Pululam Blogs por todo o lado. Como em tudo, assim que se massifica, perde a piada. Já não é fashion, já é vulgar.

Mas, eis que chega o conceito salvador. Os profissionais do Blog. Os que, com o que escrevem, tentam ganhar dinheiro. Nada contra, aliás, há 2 ou 3 Blogs que leio, e que estaria disposta a subscrever (pagando) se fosse necessário. Acho lindamente que as pessoas tentem rentabilizar os seus Blogs. Claro que apenas o conseguirão se o que escreverem tiver qualidade, porque a qualidade gera visitas, e as visitas geram dinheiro. É evidente que há maroscas para se ter mais visitas num Blog, e que nem sempre é a qualidade do que se escreve a ditar o número de visitas, mas isso agora não interessa para o caso.

O caso é que, os oportunistas, que são espertalhões e estão de olho nestas coisas, ouviram dizer que se pode ganhar dinheiro com o Blog. Toca de registar um Blog, ou limpar o pó ao endereço antigo, e vamos lá começar a ganhar dinheiro.

O que eles não percebem é que um Blog não é um endereço na web, nem é (só) um template bonitinho, nem é um arquivo de 1 mês ou dois.

Um blog começa por ser um post, e ninguém conhece, e ninguém comenta, e ninguém lá vai. Mas o seu dono, que não está vidrado nas visitas, continua a escrever, e então o Blog passa a ser um conjunto de 2 posts, e depois 3, e depois 4. Mais tarde, se valer a pena, começam a aparecer os comentários. O primeiro comentário de um desconhecido, é uma festa :)
Mais tarde ainda, surge o primeiro link. Alguém fez um link para o embrião de Blog. O Blog começa a aparecer no resultado de pesquisas. Mais pessoas comentam, mais pessoas linkam. E o Blog cresceu, porque o seu dono continuou a escrever, mesmo havendo posts sem comentários lá pelo meio.

Portanto, um Blog dá trabalho, é preciso ser-se teimoso, persistente ou então não ligar nenhuma às visitas. Mas, salvo raríssimas excepções,  é preciso um conjunto razoável de posts para se ter um Blog que possa ter um volume de visitas que gere algum dinheiro.

Isto tudo para dizer aos senhores e senhoras que querem abrir um Blog hoje e começar a ganhar dinheiro amanhã, que não....que não é bem assim. Dá trabalho, um blog, sabiam?

Autoria e outros dados (tags, etc)



15 comentários

Sem imagem de perfil

De Bruno Nunes a 29.07.2007 às 00:11

Bom post. O que não falta por aí são blogs com um ou dois posts e depois seca a fonte. A persistência é sem dúvida uma boa qualidade no mundo blogueiro.

- www.zurraria.blogspot.com -
Imagem de perfil

De gamito a 29.07.2007 às 00:13

Mª João,

Concordo a 100%

Eu cá acho muita graça aquela malta que tem um blog banal, ou até mesmo bom que seja, e espalha AdSense por todo o lado.

Mas será que não se enxergam ?

Quando o meu startux estava em alta, com milhares de visitas únicas por dia, eu recebia um cheque de 100 dólares aí de 6 em 6 meses.

Enfim... segunda-feira vou blogar sobre isto que já trago há tempo na ideias e sobre a falta de estética que é espalhar AdSense por todo o lado num blog.

Mário Gamito
Sem imagem de perfil

De António Dias a 29.07.2007 às 13:57

>Quando o meu startux estava em alta, com milhares de visitas únicas por dia, eu recebia um cheque de 100 dólares aí de 6 em 6 meses.

Não entres por aí. O Adsense evoluiu e muito e diferentes públicos "convertem" de forma diferente. O do startux - techno-educado e regular era provavelmente cego aos anúncios. Há ainda muitas formas de captar os cliques dependendo da localização e configuração dos anúncios - das quais as mais lucrativas serão provavelmente evitadas por pessoas como tu e eu. Possivelmente os melhores anúncios para sites desses são os que publicitam a marca, sem que haja necessidade de clicar. São tb de difícil medição em termos de valor.

Não quero com isto dizer que não seja uma falácia - o pessoal olha para o que o guru diz como burro que olha para o palácio e pensa "porque não hei-de eu ganhar como ele" qd deveria pensar "porque hei-de eu ganhar como ele?" A diferença é pequena mas tem por trás muito trabalho, conhecimento e dedicação que nem todos estão dispostos a investir para "ficar ricos". Para mais à medida que estas técnicas se popularizam vão-se também inutilizando. Aqueles que realmente fazem dinheiro estão já a trabalhar com as técnicas que daqui a 6 meses serão publicadas nos ditos blogs :)
Imagem de perfil

De esquisito a 29.07.2007 às 00:27

Tens toda a razão no que dizes.

Comecei com os blogs quando eles apareceram... Esses primeiros serviam para desabafar anonimamente, mas nem anonimamente desabafava tudo o que queria, nem me sentia bem anónimo. Morreram.

Depois veio o blog de fotografia, que nunca sendo muito visitado, tem acumulado visitas e comentários regulares, e tal cmo foi dito, dá para receber cheques de 100 dólares praí 1,5x por ano.

Depois veio o de pensamentos "profundos", que subsiste com poucas actualizações e poucas visitas.

E agora o blog no sapo, sem rumo definido, vamos ver no que dá. Mas essa forma de crescimento dos blogs, como descreveste, traz-me uma dificuldade "filosófica" de estar a escrever como se tivesse leitores, quando ainda não tenho... (quer dizer, acho que já tenho 2 ou 3) é uma sensação estranha...
Imagem de perfil

De Mamã Gansa a 29.07.2007 às 03:40

Obrigada, pela visita e pela atenção. O sapinho e toda a equipa estão perdoados. Seguirei os seus conselhos. Mas quero deixar claro que o post "reconstrução total" pretendi também ser um elogio à atenção da segunda pessoa que me respondeu.

Bom fim de semana

Mamã Gansa


Imagem de perfil

De qvieira a 29.07.2007 às 12:27

tenho um blog só para mostrar de sou inteligente
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 29.07.2007 às 20:06

Cheira-me a que não és um fã do Paulo Querido e vais mais por uma TolNetwork do Rui Augusto. :P


Rui
Imagem de perfil

De brunomiguel a 29.07.2007 às 21:49

Ainda bem que se está a acabar a moda dos blogs. Com o final dela, também se acabam os grunhos a dizer bosta e a insultar o autor de um blog.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.07.2007 às 23:50

Isso é coisa que não acabar nunca :)

Enquanto houver blogs, haverá trolls.
Imagem de perfil

De brunomiguel a 29.07.2007 às 23:59

Mas se menos hype houver à volta dos blogs, menos pessoal desse anda a escrever porcaria. Estes "internet bullies" costumam virar-se para o que está na moda e esquecem rápido o que usavam anteriormente para insultar.
Sem imagem de perfil

De João Rodrigues a 04.08.2007 às 02:52

Acho que um blogue, na sua forma mais pura, deveria ser independente das visitas. Eu criei o meu principalmente para escrever, As visitas e os comments são algo que vem por acréscimo, O que deveria estar na mente dos bloggers é que o blog não é um sitio para mostar a crista, é o sitio para a baixar, porque a verdadeira beleza do conhecimento está na humildade.
Sem imagem de perfil

De Aeternum X a 26.02.2008 às 03:24

Li o teu texto e dou-te razão. Apesar de eu ter blog também, confesso que escrevo pouco lá. Calhou vir aqui ter pelo Google, sinal de que o teu blog está correctamente indexado na net. Só queria dar-te os meus parabéns e dizer que tens um blog excelente.
Jà agora... caso os blogs estejam fora de moda, não há crise lol, sempre temos o bom e velhinho Hi5 ou seja, as redes sociais. Já pensastes nisso? Aposto que sim :)
Beijinhos ***

http://aeternum-x.hi5.com
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.02.2008 às 10:41

Errr, o bom velhinho Hi5 é posterior aos Blogs e, mais importante, tem muito pouco a ver com Blogs. Eu não uso redes sociais com a mesma intensidade que uso Blogs, quer do ponto de vista de consumo quer do ponto de vista da produção de conteúdos.

E, por último, não me incomoda usar uma coisa fora de moda, pelo contrário :)
Sem imagem de perfil

De Aeternum X a 26.02.2008 às 03:30

p.s - já agora, faço publicidade ao meu site. Bem Hajas! ;-)

www.lisweb.net

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo