Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Mini - 7ª Maravilha

por jonasnuts, em 08.07.07
Não acompanhei de perto a história da eleição das novas sétimas maravilhas, mas fiquei surpreendida quando vi os resultados finais. Embora algumas das escolhas me parecessem óbvias (grande muralha da China, por exemplo), vi que uma das "maravilhas" eleitas tinha sido o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, Brasil.

Ora bem.... eu já estive no Cristo Redentor, e é giro, porque é grande, mas, penso que o critério do tamanho não se deveria aplicar, afinal de contas, aquilo é só um bocado de betão, montado num sítio que tem a particularidade de ser extraordinário. Desde quando é que o Cristo Redentor pode estar na mesma liga que a Grande Muralha da China?

Não tenho nada contra o Cristo Redentor, nem contra o Brasil, nem contra o Rio de Janeiro (bom, contra o Rio até tenho, mas não é relevante para este post), mas cheira-me que aqui, o que contou, foi o número de telefonemas que os brasucas fizeram.

Nessa perspectiva, eu acho que o nosso Cristo Rei pode ser considerado uma mini 7ª maravilha. Senão vejamos.....também é Cristo, e também é Redentor, também foi feito para cumprir uma promessa, também é em betão, também tem uma vista gloriosa e também é uma atracção turística.

Quando é que são votadas as mini sétimas maravilhas? Temos assegurado um lugar no pódio.


(A UNESCO não se associou a esta eleição, alegando que os critérios não eram científicos, pronto, nem tudo está perdido).



(Foto do Cristo Rei, Almada, de Oma K)

Autoria e outros dados (tags, etc)



12 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 08.07.2007 às 23:22

também encontravas algumas fotos do Cristo Rei nas Fotos do Sapo ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 09.07.2007 às 00:28

Eu sei, mas esta era a mais bonita.

Eu não uso o SAPO obrigatoriamente, eu uso o SAPO quando é o melhor. Neste caso, a melhor foto estava no Flickr :)
Sem imagem de perfil

De vd a 08.07.2007 às 23:35

Desde quando é que o Cristo Redentor pode estar na mesma liga que a Grande Muralha da China?

Simples: a partir do momento em que a votação foi feita via SMS e Internet e tendo o Brasil, em Set2006, mais de 4.7 milhões de acessos, chega-se facilmente a números interessantes nos votos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 09.07.2007 às 00:27

Sim, e eu descobri que houve uma mega campanha no Brasil "Vota no Cristo", em que as empresas de telecomunicações deixaram de cobrar as chamadas e os sms que serviam para votar no Cristo :)
Sem imagem de perfil

De sucedâneo a 09.07.2007 às 02:15

Quem vota em Cristo, vota tarde...
o senhor já era.
Sem imagem de perfil

De Dextro a 09.07.2007 às 11:44

É o que se chama concorrência desleal portanto mas, e não querendo ser (muito) xenófobo, não me surpreende vindo dos Brasileiros...

De resto estou mais chocado por o Convento de Mafra não ter entrado nas 7 Maravilhas de Portugal, tá bem que foi feito para estoirar o ouro do Brasil mas vá lá: é bonito.
Imagem de perfil

De pedrocs a 09.07.2007 às 08:52

Vota Cristo por uma política social justa, mais empregos e menos impostos!

Ca granda banhada que isto é. Uma mega operação mundial para aumentar o tráfego turístico. Agora, em vez de "venha ao Rio de Janeiro!" vão poder por nos panfletos: "venha ver uma das sete maravilhas do mundo!"

Um bocado de betão em forma de atleta... é preciso viver-se mesmo num mundo de merda.
Sem imagem de perfil

De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 10.07.2007 às 20:22

Ora viva!

Além de não estar de acordo que se escolhecem outras 7 maravilhas, que não as da antiguidade, também fiquei surpreso com a escolha deste GRANDA Cristo.

Convenhamos: aquilo não é nada de especial, é somente uma estátua enorme. O que dizer então dalgumas esfinges do Egipto ou mesmo dalguns Budas na Ásia?! Mas que raio de critério é este ao nomear uma estátua sem qualquer relevância histórica?!
Absurdo, no minímo.

Para isso, mais valia terem nomeado a Opera House de Sidney pois é uma obra também recente e muito mais extraordinária. Tudo isto é muito, muito discutível. E com contornos de mau gosto, diga-se.

Um abraço...
shakermaker
Imagem de perfil

De Francisco C. a 21.08.2007 às 02:16

devia de ser considerado nao uma mini maravilha mas uma maravilha apenas pois tem esse estatuto nao concordam cmg?È muito imponente e grandioso!
Sem imagem de perfil

De Renata a 30.12.2007 às 15:56

Em nome de todos os brasileiros,só tenho uma coisa a dizer,tenho dó de pessoas desocupadas con as mentes vazias e ainda mais invejosos!!!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.12.2007 às 19:11

Cara Renata, diga as coisas em seu nome, e não se arrogue em porta-voz do povo brasileiro, porque, que eu saiba, ninguém lhe conferiu essa competência (percebeu alguma coisa?).

O Brasil tem muitas muitas maravilhas, não é isso que está em causa. O Brasil é um país maravilhoso. E não estou a ser irónica.

O que eu contesto (bem como muitos brasileiros que conheço) é a presença do Cristo Redentor junto de obras primas como a muralha da China. É outro campeonato. O Cristo Redentor, à semelhança do Cristo Rei aqui de Portugal, jogam no campeonato do betão (ou concreto, como vocês falam aí), as outras maravilhas do concurso (que é, desde já, um concurso idiota), estão no campeonato das obras primas, das grandes conquistas e da superação de si próprio, pelo homem.

Capiscou agora?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.12.2007 às 15:58

Em nome de todos os brasileiros,só tenho uma coisa a dizer...tenho dó de pessoas desocupadas con as mentes vazias e ainda mais invejosas!!!

Comentar post






Arquivo