Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Colégio do Bom Sucesso

por jonasnuts, em 31.05.07

Todos os dias de manhã, depois de pôr o meu filho na escola, tenho de passar pela rua do Colégio do Bom Sucesso.

A rua em causa tem 2 vias, uma em cada sentido e tem um semáforo mesmo à porta do colégio.

Não há, em frente ao colégio, muitos lugares de estacionamento, mas há IMENSOS lugares para estacionar os carros um pouco antes e um pouco depois. Quando digo um pouco antes refiro-me a 50 metros, não é portanto uma distância difícil de percorrer a pé, mesmo com crianças pequenas.


Devem andar muitos alunos no Colégio do Bom Sucesso e eu por acaso conheço os pais de alguns desses alunos e sei, não só porque já vi mas também porque já me disseram, que estacionam os seus carros em sítios onde não incomodem, e vão a pé, pôr os filhos. Este grupo será certamente a maioria.

Mas o meu problema são as minorias. Presumo que sejam uma minoria. Espero que sejam uma minoria, mas são, mesmo assim, uma minoria muito invasiva e expressiva, pelo menos no tipo de impacto que têm na vida dos outros.

São o grupinho de pessoas que, em vez de estacionarem os seus carros em sítios onde não incomodem, estacionam na faixa de rodagem, param o carro no semáforo (mesmo que esteja verde), e esperam, enquanto as crianças saem do carro e vão sozinhas ao porta bagagens recolher as mochilas, e depois regressam para o beijinho, e depois lá se encaminham para a entrada da escola. Os pais arrancam apenas depois de se assegurarem de que as crianças entraram na escola, portanto, o tempo do sinal passar para vermelho e depois para verde de novo.

Muitas vezes ainda esperam um bocadinho, para trocarem umas impressões com outros pais que ali estão na mesma situação (cada um ocupando a sua via).

Ignoram sobranceira e arrogantemente todos aqueles cuja vida estão a dificultar.

Não passam carros, nem eléctricos, nem autocarros. passam motas e é com sorte.

Pergunta: Que tipo de valores é que estes pais estão a transmitir aos seus filhos? Olha, faz o que quiseres, não te importes com os outros, os outros que esperem.

Não é possível responsabilizar o Colégio, mas também não é possível desresponsabilizá-lo. Contratem um polícia, mandem circulares para os pais (foi o que fizeram na escola do meu filho, que nem é longe, e salvo raras excepções, tem funcionado lindamente), penalizem as crianças cujos pais têm este tipo de atitudes, sei lá, inventem qualquer coisa para resolver o problema.

Acho extraordinário, que um colégio que assume no seu ideário o compromisso de cultivar nos seus alunos os valores de "sentimento de serviço em prol do colectivo" permita a continuação desta situação.

Olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço?

Autoria e outros dados (tags, etc)



19 comentários

Sem imagem de perfil

De Ricardo Filipe Teixeira a 31.05.2007 às 15:28

Antes de mais queria te felicitar, pelo extraordinário Blog, que acompanho todos os dias (salvo raras as excepções, mortes súbitas , tsunamis, ou seja um afim de catástrofes naturais que me impossibilitem de me ligar à internet).

É a primeira vez que comento e que dou sinais de vida.

Mas desta vez teve que ser. Tinha que comentar.
Não concordo com uma coisa que disseste no teu post , cito:
"penalizem as crianças cujos pais têm este tipo de atitudes" por mais que uma criança pequena seja influenciada pelos pais e irmãos, esta não deve de arcar com as consequências dos pais.

Ela é apenas a educada nesta situação. Se algo está mal ( e está!!) deveriam culpabilizar eras os encarregados de educação de essas crianças e não as próprias crianças.

A caminho do meu instituto (Lumiar) encontra-se um colégio com as mesma descrições que apresentas e exactamente com o mesmo problema.

Ora quando os pais decidem a bloquear (literalmente) a via, é impossível ao motorista do autocarro se movimentar, o que por vezes me provoca atrasos às aulas. É chato, mas sei que no fundo a culpa passa pelos pais e não pelos filhos.

Um beijinho e continuação do excelente blog!
(Agora a mítica frase: - " Tu estás lá ;) "
Imagem de perfil

De jonasnuts a 31.05.2007 às 15:40

Eta lecas, que grande elogio :)

Obrigada.

Quanto à penalização....expliquei-me mal. Não pretendia que as crianças ficassem de castigo, ou coisa que o valha. Mas se no fim do mês fosse para casa, juntamente com a mensalidade, uma coima por cada dia que o carro do papá do menino estivesse em 2ª fila, era certo e sabido que o problema era resolvido.

As crianças não têm de ser responsabilizadas, a culpa é dos pais :)
Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 25.05.2011 às 18:58

Jonas,
A julgar pelos estudos que analisam o sistema de coimas para punir os atrasos dos pais aquando do vir buscar as crianças aos infantários, a tua sugestão não funcionaria. Até porque, ao que entendo, e ressalvando os casos de alunos com bolsa, se os houver, estes pais podem pagar as multas.
A tua sugestão, e espero fazer entender-me, acabaria por legitimar a atitude destes pais, que seriam levados a pensar que "eu já paguei, portanto tenho este direito".
É uma coisa tramada...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.05.2011 às 19:15

Estás a fazer-me regressar ao passado :)

Ando, à tua conta, a reler os disparates que escrevi. Imagina que, à porta desta escola, já nem passo, que o meu puto entretanto já foi para o liceu (ainda me custa, escrever isto......).

Mas sim, é verdade, o facto de pagarem legitimaria a coisa..... é um problema difícil, como é que se penalizam os pais, sem se penalizarem os filhos?
Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 25.05.2011 às 19:23

Hum...
Aqui nos US, não conheço bem esta realidade portuguesa, é muito vulgar haver pais com coletes especiais e sinais de stop & go que dão instruções aos pais.
Uma ideia seria imitar esta situação com um polícia sinaleiro a mandar seguir a malta e não a deixar parar (aqui remeto para a diferença "parar" vs "estacionar"). Umas multazinhas da PSP eram boas... e aqui, mesmo tratando-se da mesma forma de punição, o ir ao bolso dos papás, tem também o peso moral de ser efectuado pela autoridade. E seria multa atrás de multa atrás de multa...
Os putos crescem rápido... a minha ainda ontem nasceu e hoje já liga o desgraçado do telemóvel... ao português já comeu as teclas, valha-me o americano que não as tem...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.05.2011 às 22:21

Mas aí a polícia funciona de forma diferente.... aqui ainda existe, em alguns caso vá, espero que cada vez mais raros, alguma subserviência face ao gajo que leva as crianças à escola cara, montado num mercedão de último modelo. Assisti, naquele sítio, por mais do que uma vez, a polícia a mandar parar as os carros, apesar de semáfoto verde, para que uma tia pudesse passar. A senhora, coitada, devia estar sobrecarregada com o peso dos colares, e atrasada para uma ida à manicure (isto é só preconceitos uns atrás dos outros) e não podia esperar que o sinal mudasse :)
Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 25.05.2011 às 22:45

Jonas,
Eu adoro um bom estereotipo!
E como eu adoraria ter alguma dessa subserviência... infelizmente conduzo um Opel Corsa de 1998, por isso nem em sonhos... Também não tenho aspecto de tia, tal como tu sou fã de sapatilhas e é raro calçar outra coisa.
Infelizmente percebo o que dizes, os sinais exteriores de riqueza abrem muitas portas, dobram muitas costas, conseguem comportamentos que um pedido bem formulado muitas vezes não.
Mas também temos coisas boas, vá, temos uma costa fabulosa, cafés nas praias (que são maus para as dunas, eu sei, mas beber uma sumol de ananás numa esplanada é priceless), pataniscas...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.05.2011 às 22:50

O Sumol tem de ser, sempre, de ananás :)

(temos muitas coisas boas, eu sei disso.

Os nossos emigrantes, por exemplo :)
Sem imagem de perfil

De Maria Bê a 25.05.2011 às 22:58

Humph! Eu digo uma sumol, tu dizes um sumol... não sei se esta relação tem pés para andar...
De qualquer modo, acho que sim, a emigrantada portuguesa é um espectáculo. Às vezes de fugir, mas sempre colorida e com garantia de entretenimento!
Imagem de perfil

De * a 31.05.2007 às 20:27

Concordo ctg plenamente. Por motivos profissionais tb lá tenho passado todos os dias. Mas se fosse só esse! Já passaste entre as 16:30 e as 17:30 perto do Colégio Moderno em Entrecampos? Dá vontade de dar um tiro alguém, acredita! Bem pior do que aí em Belém.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 31.05.2007 às 21:39

E o Charles Lepierre, antes de abrirem o túnel (agora não sei que não passo por lá) era a mesma coisa.

Quanto mais finório é o colégio, pior parece ser a civilidade das pessoas.
Imagem de perfil

De Cris@ a 25.07.2007 às 22:31

CONCORDO CONSIGO! É A ENTRADA 9h E Á SAIDA ÁS 16h30 É UM INFERNO!
POR ACASO IA PARA O SITE DO COLEGIO VER AS MINHAS NOTAS E REPAREI NESTE BLOG!
Á CADA UM!!!!
NÃO CONCORDO EM SEREM AS CRIANÇAS A PAGAR (COMO "CRIANÇA" OU MELHOR COMO ALUNA! ACHO ISSO INJUSTO PARA O NOSSO LADO, PORQUE AFINAL QUEM CONDUZ SÃO OS ENC DE EDUC!)O COLEGIO TEM DE ARRANGAR ALGUMA SOLUÇÃO! PORQUE JÁ ERA MAU MAS AGORA COM AS OBRAS ESTÁ UM SUPER INFERNO!

ADEUS QUE TENHO DE IR VER AS NOTAS!!! QUE NÃO VI!
Sem imagem de perfil

De Bernardo a 22.06.2008 às 22:34

Jonasnuts a soluçao estará em nao passar na mesma rua?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.05.2011 às 11:32

Não essa não seria a solução não pois essa atitude (o de virar a cara e fingir que nada de errado se passa neste país) está a levar este país à desgraça que presentemente é. concordo 100% com a autora deste blog e país supostamente desenvolvido deverá punir e aplicar regras. Dê um saltinho aos países nórdicos e depois conversamos! okay?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 13.04.2009 às 17:53

Olá! sou aluno deste colégio e felizmente os meus pais não são ''desses'' a mim também me irrita solenemente esse tipo de atitudes. mas o que me irrita mais é que na rua que sobe e desce em direcção frontal ao colégio os 'paizinhos' das 'criancinhas' em vez de darem lugar aos que vêm de cima para entrar na rua Bartolomeu , fingem que não viram! e por causa disso já cheguei umas 3 vezes atrasado. e quem é que leva as culpas? é quem me vai levar!!!
Sem imagem de perfil

De Isabel a 07.05.2009 às 21:55

ola e boa tarde , eu nao sou mae desses meninos, mas fui aluna do Colegio sempre foi assim e sempre sera os pais deixam os meninos a porta ou os motoristas no meu tempo esra mais os motoristas, as criadas que levavam os meninos e meninas ao Colegio, hoje e diferente vao os pais , nao sera um pouco de inveja pois o COLEGIO DO BOM SUCESSO nao e para todas as bolsas e esta em................
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.05.2009 às 21:59

Portanto..... sempre foi assim (apesar de legal) e sempre assim será (apesar de ilegal e de atrapalhar a vida dos outros).

E depois, vem acusar-me de inveja?

Inveja de quê? Pelo seu exemplo, a boa educação e o respeito pelos outros são coisas que não se ensinam nesse colégio (ou a senhora teve dificuldades de aprendizagem, inclino-me mais para essa hipótese, tendo em conta a ortografia).

Não, não tenho inveja. Mas também não tenho pachorra.

Sem imagem de perfil

De none of your business a 25.05.2011 às 11:29

Sabe por essas e por muitas é que eu vou este ano retirar o meu filho de um suposto colégio todo x p t o que se rege pela verdade e muito mais mas o facto é que vejo o meu filho num constante perigo neste tipo de colégio pois verdade não com eles, colégio apenas corrupção pura e simples. vergonhoso

a sua atitude deplorável de falar em inveja e que não é para todos em termos monetários, confirma mais uma vez os meus receios.

deveria de ter vergonha - o seu comentário merece algo mais do que um ríspida resposta, merece sim uma cuspidela na sua venta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.05.2011 às 11:39

Mais nota-se que você é uma daquelas pindéricas estilo tias! que trata um ser humano por 'criada'. hello dearest today one does not use that one says 'empregada' qual criada? you're so damned full of yourself, that it stinks all the way to heaven and back and não não sou portuguesa - odeia a forma como alguns portugueses têm a mania que são mais que outros portugueses! vergonha das vergonhas - onde é que se viu num país civilizado tratar outro ser humano por 'criada'????

Comentar post






Arquivo