Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Dei-me conta da coisa, aqui, que eu não leio o DN.

Aparentemente, alguém no DN achou que era notícia, mais.....que era notícia de primeira página, a inspiração que os fedorentos (é um tratamento carinhoso) foram buscar a uma música francesa de mil novecentos e troca o passo.

A notícia, que eu fui ver à edição online, a dado momento rezava assim "O humorista desvaloriza as críticas que surgiram na Internet, acusando os "gatos" de falta de originalidade".

Agora, o meu espanto prende-se com o facto de haver alguém, no DN que, em primeiro lugar, saiba o que é a Internet. Em segundo lugar, que saiba o que são Blogs e, no meio de tanta sabedoria, também podia aproveitar para conhecer um bocadinho melhor o conceito de web 2.0, que é usado e aplicado pelos fedorentos neste (e noutros) casos.

E por último, a grande maioria dos posts que vi sobre este tema (e eu própria escrevi aqui um),  não mostravam desagrado. Pelo contrário. Os verdadeiros fãs, perceberam a onda.

No seguimento da mesma linha editorial, não percebo porque é que o DN não fez, há 1 mês e pouco,  uma primeira página a referir-se ao cartaz dos fedorentos como plágio profundo do cartaz do partido nacionalista.

Há dois critérios editoriais no DN? Para umas coisas o aproveitamento de material criativo de terceiro é bom, para outros casos é mau?

Burros.

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Sem imagem de perfil

De David Rodrigues a 24.05.2007 às 13:05

Não me choca o que os gatos fazem ou não fazem. Não sou grande fã deles. Nunca fui, porque sempre preferi os originais a algumas das paródias que eles fazem. Não quer isto dizer que não lhes reconheça o mérito.

O que me choca, é ver que o Nuno Markl se indigne contra os fãs, achando que os fãs não tem o direito de se indignar contra eles, como se fossem desprovidos de inteligência e opinião própria. Entre os fãs, haverá quem gosta, quem acha que é plágio e quem acha genial. Afinal as pessoas não são acéfalas! E o melhor elogio que os Gatos podem ter é o de ter "fãs" que pensam e que não se limitam a ser seguidistas. Mas se calhar o Nuno Markl tem uma visão diferente do que é um fã. Provavelmente mais numa linha de confissão religiosa.

Quanto ao DN, foram profundamente infelizes... porque no papel de jornalistas não olharam para o caso sob todas as perspectivas. E com isso acabaram por meter os pés pelas mãos.
Sem imagem de perfil

De Luis a 25.05.2007 às 12:36

"o meu espanto prende-se com o facto de haver alguém, no DN que, em primeiro lugar, saiba o que é a Internet. Em segundo lugar, que saiba o que são Blogs" - Até parece que não são os responsáveis do Sapo a tratar do gestor de conteúdos do DN. Se calhar deviam assumir a mea-culpa em vez de criticar desta forma.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.05.2007 às 12:42

Caro Luís, este é o meu Blog pessoal, e aqui, eu critico quem eu acho que merece ser criticado.


Se calhar, é precisamente o facto de eu conhecer algumas pessoas do SAPO que trabalham com a equipa do DN, que me leva a fazer a pergunta e a colocar a questão.

Mas se calhar também não tem nada a ver.

Acha verdadeiramente que o facto do SAPO "tratar" do gestor de conteúdos do DN tem alguma coisa a ver com os critérios editoriais do jornal em causa?

E já agora, da próxima vez que quiser deixar aqui um comentário, ao menos tenha a decência de se identificar, com um link para o seu Blog, ou para o seu site. Eu dou uma ajuda, é colocar www.dn.pt no sítio onde diz url
Imagem de perfil

De dottoratoamilano a 25.05.2007 às 16:31

Ah... polémicas... A mim o que me anda a fazer confusão (e cada vez mais) é aparecerem de uma maneira sistemática noticias que se vão buscar a correntes de mails, e a blogs. O vídeo do Youtube já andava a circular há bastante tempo... investigar mais a fundo histórias? Qual quê? Lêem-se os blogs que dizem mal, faz-se uma capa explosiva, e já está. Vende mais que o Benfica, se calhar! Até podia ter sido plágio, mas com jornalismo assim, ninguém escapa a ficar difamado. (vejam-se também como andam a ser tratadas os inquiridos do caso MAdeleine. Imaginemos que são inocentes... "Ah, eram? Desculpem lá aquela capa do 24 horas...)

(se os comentários também tivesses tags, este iria para o seu famoso "mau-feitio" :P)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.05.2007 às 16:36

Ena.....uma personalidade dos Blogs a comentar neste modesto estaminé :)

Bem-vindo :)

Agora......começamos mal.......então, alguma vez uma notícia dessas vende mais que o Benfica? :)

E a sugestão parece-me interessante, Tags nos comentários :)
Imagem de perfil

De dottoratoamilano a 25.05.2007 às 17:48

Olá. PErsonalidade dos Blogs? Oi? Já sigo este blog há algum tempo, mas só agora é que me deu gana de comentar. :)

Ah, e não se preocupe, que também sou do Benfas :P Mas falemos de coisas mais alegres...
Sem imagem de perfil

De karen a 04.06.2009 às 18:07

Desde que eu saio feoto louca atrás de saber o que é serto no mundo
Sem imagem de perfil

De Luís a 28.05.2007 às 11:46

Mas desde quando é preciso ter um blog ou um site para poder comentar os posts de outras pessoas? E claro que concordo quando diz que este é o seu blog pessoal, faz dele o que quiser.

Não tenho nada que ver com o Sapo ou o DN, ao contrário do que julga. Simplesmente li o seu post e achei-o de uma arrogância irritante.

Pelos vistos, pensa que no DN são todos uns parolos, que nem sabem o que são blogs. Mas a sua pérola é sobre os Gatos: "também podiam aproveitar para conhecer um bocadinho melhor o conceito de web 2.0, que é usado e aplicado pelos fedorentos neste (e noutros) casos". No meu tempo não havia creative commons, mashups, user generated content, etc... mas já havia, como ainda continua a existir, direitos de autor e atribuição de autoria de trabalhos intelectuais. É o mínimo que se pode fazer quando se copia (não disse recria!) um genérico!

No fundo, a piada disto tudo - e o DN esteve bem em atribuir a primeira capa ao tema - é podermos brincar com as "asneiras" de uns meninos que gostam muito de brincar com as "asneiras" dos outros. Não é para levar a mal, é mesmo para rir...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.05.2007 às 12:00

Caro Luís,

Concordemos pois em discordar.

No entanto, eu não defendo que no DN são todos uns parolos. Seria parolo da minha parte pensar isso. E eu não sou parola. Penso, no entanto, que quem tem o poder de decisão no que às questões da presença online do DN concerne, é ignorante.

Concordaria consigo sobre a legitimidade daquela primeira página, se a aproximação "jornalística" tivesse sido a da brincadeira, a do humor. Mas não. A primeira página do DN, naquele dia, não pretendia brincar com ninguém . Pretendia denegrir a imagem dos fedorentos. Portanto, era para achincalhar . E, achincalhar por achincalhar , prefiro as primeiras páginas a esse nível mais profissionais, tipo 24 Horas. Ao menos daí sabemos com o que contar.

Comentar post






Arquivo