Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Casio - Manuais

por jonasnuts, em 12.05.07
Não se pense que eu agora descobri a pólvora com as reclamações e que, vai daí, comece reclamar em todas as direcções, porque não é o caso. Eu sempre reclamei. Refilo pouco, mas reclamo bastante (ver a diferença, aqui). Desde sempre.

A minha saga com a Kodak vem de longe, e por motivos semelhantes aos que me levam a escrever este post.

Passo a vida a herdar gadgets, vantagens de se ter um namorado altamente geek, e altamente generoso, já agora :)

Herdei por isso, hoje, uma máquina fotográfica Casio EX-Z750, porque ele comprou uma "point and shoot" que tira mais cafés que esta.

Gosto de ver os manuais. Gosto de saber aquelas coisinhas que só lendo os manuais é que se sabem. Do tipo, se clicar em simultâneo nas teclas E3, B4 e C7 enquanto dá um salto e um mortal encarpado, o café sai mais espesso.

Como guardamos, religiosamente todas as caixas e manuais (e nem somos católicos), eu sabia que a caixa estaria arquivada num dos depósitos de caixas aqui de casa. Sim senhor, lá estava. Manual em CD, que é ecológico e o papel ocupa mais espaço.

CD no PC. Hum....posso ler o manual em Árabe, Chinês simples, Chinês Trad (seja isto o que for), Holandês, Francês, Inglês, Alemão, Italiano, Coreano, Espanhol e Sueco. Eu falo Inglês, percebo bem o Francês e o Espanhol (castelhano), mas de resto mais nada. Mas essa não é a questão. Eu sou portuguesa, e a máquina foi comprada em Portugal, mais propriamente na Fnac do Saldanha. Ok, vamos ao site, pode ser que existam manuais em Português.

Digito no browser www.casio.pt, e vou parar a http://www.casio-europe.com/euro/

Se nem a porcaria do site têm em português, muito menos manuais.

É impressão minha, ou há uma lei que obriga à existência de manuais em língua portuguesa?

Vai sair mail para a Casio, obviamente, mas não há nenhum organismo que controle estas coisas, e para quem também se possa enviar um mail?

Acho inadmissível que as marcas não disponibilizem informação na língua dos seus clientes. Sim, é mau feitio, que eu sei inglês. Não gosto é que partam do princípio de que eu tenho de saber inglês e eles não têm de saber português.

Burros.

Autoria e outros dados (tags, etc)



12 comentários

Imagem de perfil

De pedrocs a 12.05.2007 às 13:11

Chinês trad significa chinês tradicional.

Curiosamente, mesmo quando os manuais vêm em português, eu leio a versão inglesa. As versões portuguesas costumam ser muito, mas mesmo muito mal escritas.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 12.05.2007 às 19:35

Eu refilo :)

Essa foi (e é) a razão de ser do meu biocote à Kodak.
Sem imagem de perfil

De Jorge Oliveira a 27.02.2008 às 23:39

Quanto aos manuais casio, devo dizer-lhes que encontram manuais em português do brasil no site
www.casio.com.br/support/manual.html
Um abraço a todos
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.02.2008 às 09:56

Precisamente, se eu fosse brasileira, seriam muitíssimo úteis.

O caso é que o meu Português é o de Portugal e, nessa medida, não pretendo ser cliente de uma multinacional que não se dá ao trabalho de comunicar comigo e satisfazer as minhas dúvidas na minha língua.


Não falam a minha língua, não recebem os meus euros :)
Sem imagem de perfil

De JC a 12.05.2007 às 16:28

«Vai sair mail para a Casio, obviamente, mas não há nenhum organismo que controle estas coisas, e para quem também se possa enviar um mail?»

1) Existe um representate em Portugal, a Beltrão Coelho (http://www.beltraocoelho.pt/) -- que, se não me engano, deveria (i.e., teria a obrigação) de colmatar essa falta da Casio e compôr um manual em Português para acompanhar o produto. (A lei 67/2003 coloca no representante de um produto para uma dada comunidade responsabilidades equiparadas às do fabricante, mas IANAL).

2) Existe entidades (que supostamente) controlam/encaminham estas queixas: DECO e ASAE (esta tem, particularmente, o poder de actuar, como aliás se tem visto).
Sem imagem de perfil

De ilco a 14.05.2007 às 14:55

não sabia que as calculadoras já tiram fotos
Sem imagem de perfil

De bruno caldas a 16.05.2007 às 16:03

como profissional de fotografia posso dizer que a casio é uma péssima compra..ao nivel de uma hp.

recomendo: olympus, cannon, kidak e fugi
Sem imagem de perfil

De Jon Jon a 28.12.2010 às 19:20

Que mulher irritante. Este tipo de pessoas nem sequer merecem ter o direito de usufruir das tecnologias criadas pelas investigações pagas pelas multinacionais que eles tanto odeiam, quanto mais ter o direito de reclamar. Devia existir um detector de irritantes para que se lhe pudessem negar todos os serviços que eles procuram para depois reclamarem.
Sem imagem de perfil

De Jon Jon a 28.12.2010 às 20:05

Quero ainda acrescentar que, pelo que li sobre a Ensitel, parece-me que a razão está do lado da dona do blog, mas ao "navegar" mais pelo blog parece que está presente (e isso é que irrita e não é positivo, nem saudável) uma vontade de arranjar reclamações em tudo quanto é sitio.
Fiquei irritado principalmente porque durante as minhas horas de trabalho eu estou do lado em que tenho que criar produtos que agradem aos consumidores e tenho a lei "sempre à perna". Existe milhares de tratados/condições/acordos em que milhares de configurações electrónicas são proibidas, em que para se incorporar uma função que os clientes gostam num aparelho é necessário ter atenção a milhares de leis/patentes, etc. são desafios diários que a maioria das pessoas não tem noção e que todos concordamos que existam para proteger o cliente. E depois de todo este esforço coloca-se o produto à venda e quem fica satisfeito não diz nada, apenas usa o produto no conforto do seu lar, só se ouve quem não está satisfeito e isso irrita muito e torna-se frustrante, tanto ou mais do que quando estou do lado do cliente (o resto do tempo 24horas menos 8horas de trabalho) e me acontece situações como as que a dona do blog descreve.
Assim como não quero mal intendidos, usei a minha liberdade de expressão para explicar o que queria dizer.
Para finalizar deixo apoio à "bloguista" no seu caso mais mediático, mas lembro que não se esqueça das pessoas como ela que estão do outro lado a trabalhar todos os dias para receber apenas reclamações.
Sem imagem de perfil

De Angelo Vianna a 16.06.2011 às 07:04

Isso aí amiga Portuguesa, eu adorei seu senso de humor. Estou penando para entender o manual do casio Edifice EF-554...que tortura esse manual. Ao contrário entendo um pouco de Inglês manual em manual é dose. Quero saber das teclas e do salto e em inglês não dá! Abs. do amigo carioca.
Sem imagem de perfil

De Luiz R. Vidal a 03.03.2012 às 11:33

Li sua observação sobre as Empresas que vendem seu produto a todas partes do mundo e não se preocupam em manter ou disponibilizar o manual na língua do cliente, ou seja, aprendam inglês... Tenho um relógio Cássio Aq183w que ganhei de presente de minha esposa, rsrsrs, para alterar qualquer das funções só lendo o manual pela complexidade das funções, e aí, cadê o manual? Infelizmente não sou organizado como você, tenho o relógio a uns 4 anos, aqui no meu País tem o horário de verão e todo ano é uma saga, tenho que acessar via Internet um manual para corrigir a hora, bom a Cássio apesar de ter um site na nossa língua só disponibiliza o manual em inglês. Este pessoal tem que acordar, se estão em uma economia globalizada que atendam às necessidade dos consumidores onde colocam os produtos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 03.03.2012 às 13:49

Nós também temos horário de Verão e de Inverno. A sorte é que eu não tenho relógios complicados :)

Mas sim, seria lógico que usassem a internet para facultar aquilo que não acompanha o objecto que venderam.

Comentar post






Arquivo