Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Cáustica

por jonasnuts, em 11.01.07
Antes de mais, um aviso à navegação.

Olhem para a tag cloud deste Blog. Já repararam nas Tags que têm mais importância? Feitio e Mau. A ordem está errada (embora seja alfabética), porque na verdade é Mau Feitio. E sou eu.
Os que me conhecem sabem que sou mesmo assim, pronto.

Segundo aviso à navegação (é mais seguro), este é o meu Blog pessoal, e as opiniões aqui expressas podem não reflectir (e provavelmente não reflectem mesmo) as opiniões das pessoas que me rodeiam, seja no local de trabalho seja lá onde for.

Terceiro disclaimer, as generalizações são perigosas, e eu sei disso.

Pronto, agora vamos à coisa propriamente dita.

Por causa de um debate com o André Ribeirinho sobre a utilização da língua inglesa, usada por portugueses para escreverem nos seus Blogs, e por causa do post ali mais abaixo (não me auto-linko, manias), recebi algumas respostas à minha eterna questão.

Porque é que portugas, escrevem em inglês, nos Blogs?

Compreendo os argumentos do André, não concordo, mas compreendo.

Agora já não compreendo quando usam o argumento "ah e tal, é para treinar o inglês".

Não me lixem, treinem mas é o português, que a julgar pela amostra, bem precisam.


E agora deixa-me lá passar isto no corrector ortográfico dos Blogs do SAPO, antes de publicar :)

Autoria e outros dados (tags, etc)



7 comentários

Sem imagem de perfil

De vitor.rodrigues@yahoo.com a 11.01.2007 às 04:31

Eu acho que as razoes que levam as pessoas a escrever em ingles variam de pessoa para pessoa. Ha quem o faca para "praticar o ingles" (embora concorde contigo que alguns mais valia nem escreverem, pois ignoram por completo que a gramatica e construcao verbal sao diferentes da nossa), outros e' porque querem chegar a mais pessoas, etc...
E ha ainda o meu caso. A minha "desculpa" e' o teclado :-) Embora nao sendo um blogger frequente, la escrevo qualquer coisa de vez em quando. Os meus primeiros 2 posts foram em portugues, mas ficaram uma grande porcaria, pois o teclado e' ingles e ha palavras que ficam mesmo mal (falta de cedilhas e acentos em algumas palavras). Tambem tentei usar o atalho para mudar a lingua do teclado, mas as vezes mudava sem querer durante o dia e atrapalhava o trabalho :-)
Pessoalmente, nao gosto quando vejo portugeses a escreverem com um pessimo ingles. Acaba por dar uma ma imagem de nos. Os blogs que me dao mais gozo ler sao actualmente alguns portugueses com muito boa qualidade na escrita.

PS: gostei do comentario sobre o iPhone. Os bons comentarios sobre a novidade perderam-se no meio de tantos posts "vazios" apenas com o objectivo de uns hits vindos do technorati ou afins.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 11.01.2007 às 10:27

Eu compreendo que haja razões que justifiquem a escrita em inglês, por parte de um português. Convenhamos, para determinados temas só podemos usar mesmo o inglês.

O que me irrita, particularmente, é a auto-promoção e a presunção de quem escreve em inglês com o intuito de chegar a mais gente, excluindo à partida os portugueses. Parece que os portugueses não tem qualidade suficiente para lerem o que as sumidades escrevem.

Claro que, como eu digo no post, as generalizações são perigosas, e há, certamente, muita gente a escrever em inglês por motivos que não se prendem com os que aqui critico.

Mas, lá está, um Blog pessoal é a "casa" de uma pessoa, e em casa, fazemos (quase) tudo o que queremos. Quem não gosta.....não visita :)
Sem imagem de perfil

De Andre Ribeirinho a 11.01.2007 às 11:04

"este é o meu Blog pessoal, e as opiniões aqui expressas podem não reflectir (e provavelmente não reflectem mesmo) as opiniões das pessoas que me rodeiam, seja no local de trabalho seja lá onde for."

Não deveria sequer se necessário fazer essa salvaguarda, mas acaba sempre por ser necessária.

A verdade é que um site pessoal de uma pessoa é sempre considerado como um local onde a pessoa exprime as suas opiniões pessoais mas, por desconhecimento de quem lê, essas opiniões são confundidas com as dos que te rodeiam.

Como se todos tivéssemos de ter a mesma opinião sobre tudo?! Isso é que pelos vistos é difícil de aceitar.

ps: "não me auto-linko, manias". Esta não compreendo eu. Então e quem lê no leitor de feeds ? Se quiser saber a que te referes ? Como faz ?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 11.01.2007 às 12:29

Lê o post anterior do seu feed :)

A não ser que seja um post muito escondido ou perdido nos arquivos, não gosto de influenciar a minha relevância, através do número de links para mim própria.

Eu sei que é uma técnica comummente utilizada por aí, mas eu não curto. Ao menos que a minha (falta de) relevância seja por (de)mérito próprio :)

Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 11.01.2007 às 11:35

Estás tão certa..

O que se vê na maior parte dos blogs de portugueses em inglês é portugueses a escrever para portugueses.

Parece uma tentativa elitista de escrever apenas para os portugueses que percebem inglês, como se isso fosse uma garantia da qualidade dos leitores.. É um bocado como aqueles anúncios de emprego que têm como requisito frequência universitária.. não importa se é de história, de economia ou de medicina. Importa é que já tenha andado na faculdade..

E muito boa a dica de treinarem o português, porque o que se vê mais aí é bloggers a escrever mal português. Se calahr escrevem em inglês, porque os erros em inglês são desculpáveis, visto que se trata de uma língua estrangeira, disfarçando assim a incapacidade de escrever na língua materna.
Sem imagem de perfil

De ricardo a 11.01.2007 às 14:59

Acho que o pior mesmo é o mau inglês em weblogs de portugueses, mas como estamos a falar da casa deles, isso fica para eles mesmo.



Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 11.01.2007 às 15:51

A mim choca-me mais o mau português em blogs de portugueses.

Comentar post






Arquivo