Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Cara Fnac

por jonasnuts, em 19.11.13

Se por acaso alguém vos comprar um iPhone, e, passados uns tempos o puser aí a reparar, não contactem com a cliente a pedir o username e a password do Apple ID.

 

Sabem..... pedir usernames e passwords do Apple ID (ou de qualquer outro serviço) vai contra o bom senso, contra as mais básicas normas de segurança e, mais importante, contra os termos de utilização do serviço.

 

E insistirem com uma pessoa para que dê o username e a password, para que vocês possam transmitir a terceiros, também não é boa ideia.

 

E serem mal educados, alegando que a pessoa "não está a facilitar", também não ajuda. Não é por mim que falo, eu sou, para vocês, um caso perdido e não voltarei a ser vossa cliente (ver aqui porquê - auto-link).

 

Quando a cliente se oferece para se deslocar às vossas instalações, para ser a própria a inserir username e password para desactivar a app que está, dizem vocês, a impedir a intervenção, aceitem, e não digam que é impossível.

 

Por acaso deram com uma cliente muitíssimo bem informada (e sensível) acerca das questões relacionadas com a segurança dos dados, mas suponho que seja o pão nosso de cada dia, fazerem este tipo de pedido aos clientes.

A Apple vai gostar de saber.

Autoria e outros dados (tags, etc)



11 comentários

Sem imagem de perfil

De Alexandre Barata a 19.11.2013 às 13:14

Muito mau, passwords nem à mãe e ao pai se dão! A Fnac está-se a tornar um tema recorrente do teu blog :)
Sem imagem de perfil

De Carlos Martins a 19.11.2013 às 13:45

... e não te pediram o código do Multibanco e dados de acesso ao serviço de banking online? Estão a falhar!
Sem imagem de perfil

De michel melo a 19.11.2013 às 15:11

lolol não vai ser uma surpresa pedir tbm o PIN :)
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 19.11.2013 às 15:46

Deixa-me adivinhar: iOS7 com Find My iPhone activo. :)
Sem imagem de perfil

De João Pavão a 19.11.2013 às 19:52

Que problema é que eles têm com o Find My iPhone?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 19.11.2013 às 20:15

Sei que desde que lançaram a nova versão, precisam que o Find my iphone esteja desactivado. E sim, era essa a app que estava em causa.

Mas o ponto não é esse, o ponto é: em NENHUMA circunstância se deve pedir username e password seja do que for, seja a quem for.
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 20.11.2013 às 11:11

Deixa-me explicar: Desde a intro do do iOS7, as regras de aceitação dos Service Center passaram a incluir a obrigatoriedade de entregares o telefone com essa função inactiva. Se o não fizeres, o CAAA devolve-te o equipamento. Se chegar à Apple com o Find my iPhone activo, o CAAA é penalizado por desrespeito dessa obrigatoriedade. A FNAC não é um CAAA e a maioria das pessoas que aceita material nem sonha o que seja o FMI. O que acontece então? A FNAC manda para o CAAA, o CAAA "queixa-se" e em vez de devolver, tenta que o aceitante "resolva" o problema. É uma ingenuidade, mas é o que sucede.
Sem imagem de perfil

De João Pavão a 20.11.2013 às 19:07

Querem manter os trajectos e a localização do centro de reparações secretos? :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.11.2013 às 22:58

Fantástico, gostava mesmo de saber a opinião da Apple sobre isto.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 20.11.2013 às 11:12

A Apple não é culpada. (Ver o meu comentário anterior)
Sem imagem de perfil

De Catarina Pinheiro a 13.12.2013 às 17:02

Aparentemente o problema não é exclusivo da fnac. Entreguei um iphone para reparar na tmn, e foi-me fornecido um de substituição. Esta semana foi-me entregue o iphone e o de substituição devolvido, e agora não param de ligar a pedir a password para poderem formatar o iphone de substituição. Esta conversa não me faz muito sentido.

Comentar post






Arquivo