Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Atestar na BP (ou não).

por jonasnuts, em 22.10.13

 

O meu carro é pequenino. O depósito do meu carro, é proporcional. 32 ou 33 litros. Para não andar sempre a encher o depósito e sempre que posso (que não é sempre), atesto.

 

Este deve ser o comportamento da maioria das pessoas. Presumo. Não sei.

 

O que sei é que a grande maioria das bombas de gasolina usa agora o fantástico sistema do "pré-pagamento", seja lá qual for a hora. Quando se atesta o depósito, pré-pagar é difícil, porque não se sabe exactamente quanto é que se vai gastar.

 

Normalmente, dou-me ao trabalho de sair do carro, ir às caixas, dizer que quero atestar, voltar ao carro, atestar, voltar às caixas, pagar.

 

Há, no entanto, algumas excepções, a BP do viaduto Duarte Pacheco passou hoje a ser uma dessas excepções.

 

Eram 8h15 da manhã. Não havia mais ninguém na bomba. Nem mais um carro. A loja estava vazia à excepção da senhora da caixa.

Faço o costume, entro na loja, cumprimento, e digo que quero atestar. E a senhor pergunta-me se tenho cartão acp ou "não me lembro do outro cartão que me perguntou se eu tinha", e eu respondo que não, e a senhora diz que nesse caso não dá, que tenho de pré-pagar. Partilho com ela a minha dificuldade em pré-pagar um valor que desconheço. Pois.... encolhe ombros..... mas só se tiver os cartões.

 

Portanto, a malta vai toda fugir, a não ser que tenha os cartões A ou B. Porque quem não é sócio do ACP ou da outra entidade de cujo nome não me lembro, é ladrão. A diferença que faz, um bocadinho de plástico.

 

A partir duma determinada hora..... eu percebo. Em bombas onde há muita movimentação.... eu percebo. Numa bomba pequena, vazia, e por não ter um pedaço de plástico da cor que eles acham que é a certa....... não percebo.

 

Estive vai não vai para lhe mostrar o meu cartão de sócia do Glorioso, mas depois achei que seriam pérolas a porcos (sem desprimor da senhora, que, coitada, está só a cumprir ordens).

 

Tinha 1,5 litros no depósito. Há uma escolha a fazer Maria João. Tu precisas mesmo de gasolina, porque depois vais para o meio da cidade, e depois não consegues encontrar um bomba, e depois ficas apeada, faz lá como eles querem e pronto, não se pensa mais nisso.

Isto eram os meus 9% a falar com os restantes 91%.

Números são números, nada a fazer.

 

Agradeci e vim-me embora, sem abastecer.

 

Se mais logo virem um smart parado no túnel das amoreiras, já sabem. Fui eu que fiquei sem gasolina.

 

Quanto à BP do viaduto Duarte Pacheco, pois que perdeu uma cliente. Desnecessariamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)



14 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Farinha a 22.10.2013 às 10:50

Já me aconteceu algo semelhante só que a sugestão que me deram foi esta: pré-pagar o que eu considerava chegar para um depósito cheio e depois dirigir-me novamente à caixa para receber a devolução do dinheiro que não abasteci. É coisa que dá mesmo muito jeito. Enfim.
Também já me aconteceu uma situação que, não tendo nada a ver, achei piada por ser tão surreal: abasteci de GPL e estas bombas ficam normalmente mais afastadas da caixa do que as bombas de gasolina, gasóleo, etc. Entrei no carro para estacionar mais perto da caixa e quase por instinto pus o cinto de segurança. Então não é que um funcionário e uma funcionária saem disparados a correr da loja e ele, mais rápido, chega ao pé do meu carro antes de eu arrancar e diz "Ah esqueceu-se de pagar". "Desculpe mas eu estou precisamente a ir pagar". "Ah é que como pôs o cinto pensámos que ia sair sem pagar".
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.10.2013 às 10:53

É frequente, aliás, cada vez mais frequente, haver quem ateste e fuja, e ao que sei, o valor dos roubos saem do bolso de quem está na loja, pelo que é compreensível o stress.
Sem imagem de perfil

De Phil a 22.10.2013 às 11:19

Fica sabendo que o cartão de sócio do Glorioso dá-te realmente descontos no combustível...mas na Repsol.

E já agora...em certas bombas, se abasteceres ao fim de semana, julgo que consegues acumular um desconto a rondar os 11 cêntimos. Uma coisa é certa...o desconto do Benfica ninguém te tira.
Sem imagem de perfil

De Alfredo a 22.10.2013 às 11:56

lol. Um smart? Que carro é esse? Uma tartaruga?
Sem imagem de perfil

De Miss G. (Teresa) a 22.10.2013 às 12:01

Eu atesto quase sempre na BP (por causa do Poupa Mais e da qualidade do combustível) e o que fazem, na BP de São Pedro do Estoril, é pedir-me para deixar um documento de identificação, i.e., qualquer um que tenha fotografia. Tem lógica. Hoje, por acaso, fui abastecer, saí do carro, cheguei à caixa, disse que queria abastar, já preparada para deixar um cartão, quando senhor me diz "não é preciso, pode abastecer". Um cartão de identificação acho que faz sentido. Um cartão específico, não.
Sem imagem de perfil

De Bruno Miguel a 22.10.2013 às 12:57

Ainda bem que isso ainda não se tornou hábito aqui em Coimbra. Já há alguns postos com pré-pagamento, mas nenhum, que eu saiba, impede alguém de atestar o depósito sem pagar primeiro se não tiver um determinado cartão. Que idiotice!
Sem imagem de perfil

De David a 22.10.2013 às 13:53

Eu já passei por isso e cansei :).

Actualmente, porque posso, atesto o carro uma vez por mês, duas no máximo. Na ida a casa, onde o gasóleo custa 1.299 (fui agora ver), chega para o mês inteiro e tem pagamento por MB antes de atestar, meta 10 ou 80€, simples e rápido, 24/h :)
Sem imagem de perfil

De Marco Gonçalves a 22.10.2013 às 14:03

pessoal que conduz Smarts é sempre pré-pagamento, é normal.
Sem imagem de perfil

De Susana Henriques a 22.10.2013 às 18:22

Na BP de Paço d'Arcos, já nem com o cartão do ACP deixam atestar.
Da última vez que lá fui disse ao empregado que compreendo a decisão, mas comigo vão perder dinheiro porque, como atesto sempre, passei a ir a outras bombas
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.10.2013 às 20:19

Isso ou é muito estranho ou muito recente, porque é uma bomba onde atesto com frequência e nunca me levantaram problemas. A ver se experimento, um dia destes, sem estar apenas com 1 litro no depósito :)
Sem imagem de perfil

De rafaqueque a 23.10.2013 às 00:18

Um bocadinho de plástico... vá lá, não é bem assim. É a mesma coisa que eu chegar a uma loja e não me darem um colar de pérolas porque não tenho um bocadinho de plástico gold ".

Certamente com esses cartões conseguiam fazer tracking caso houvesse problemas — fugir é sempre uma hipótese nos tempos que correm, para os mais avariados da cabeça.
Sem imagem de perfil

De Ana a 23.10.2013 às 17:11

Jonas,
Tens uma bomba na Correia Teles em Campo de Ourique, uma na Rua Castilho e ainda outra creio que na Miguel Bombarda!
Sei que na de Campo de Ourique ainda te metem a gasolina e tudo!

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo