Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Caras editoras portuguesas,

por jonasnuts, em 21.10.13

Assim, não há quem vos safe. Uma pessoa tenta ser vossa cliente. Mas vocês são sistematicamente mais caros, mais demorados, menos diversificados na oferta. Assim, não se safam. Eu bem tento....

 

Por via do workshop de bordados, fui à procura de um livro. Dicionário de Pontos, da Lucinda Ganderton. Por causa das minhas experiências de aprendizagem do tricot em inglês, vejo-me aflita, para ler instruções em português, e ainda não consigo perceber qual é a liga, qual é a meia. Mas sei distinguir o knit do purl. Enfim, não queria cometer o mesmo erro com os bordados, e se já proliferam nomes em português (muitos nomes diferentes para o mesmo ponto, dependendo da região), metendo o inglês ao barulho, seria meio caminho andado para eu ficar ainda mais baralhada.

 

Nem me passa pela cabeça visitar livrarias não virtuais...... a atenção que dedicam a esta temática é tanta, que normalmente não têm mais do que meia dúzia de livros vagamente relacionados e estão paredes meias com uma profusão de reikis e velas oníricas, e massagens cerebrais pelos capilares, tudo coisas que eu respeito muito, mas que não, obrigada.

 

Wook. Ora bem.... sim senhor, há o livro em português. Mas está esgotado. E é caro para caraças. Não tem data prevista de reposição de stock.

 

 

 

Deixa lá ver noutro sítio.

 

 

Portanto..... têm em stock, a edição mais recente e custa menos de metade? Ora aqui está uma bela oportunidade para aprender os nomes dos pontos, também em inglês.

 

Eu estaria disposta a pagar um pouco mais, pela versão portuguesa, porque, afinal de contas, é preciso pagar o trabalho de adaptação e tradução. Mas mais do dobro? No fucking way (isto sou eu já a treinar o inglês para os bordados).

 

Depois venham cá queixar-se, editoras, da lei da cópia privada, e o raio que os parta. Façam o vosso trabalho, em vez de esperarem que sejam os outros negócios a pagar pelo trabalho que vocês não fazem.

Autoria e outros dados (tags, etc)



13 comentários

Sem imagem de perfil

De Alexandra Rolo a 21.10.2013 às 20:11

Welcome to my sad sad world.
Os nossos livros além de ser caros são alvo de uma selecção algo manhosa que faz com que sejam impressos muito poucos e depois kapuft não há mais. Eu já desisti e tenho o Book Depository como o meu melhor amigo para todo o sempre até que a morte ou o fim da net nos separe :p
Imagem de perfil

De jonasnuts a 21.10.2013 às 20:19

E não há nenhum sítio onde se possa ver uma selecção de jeito.... uma livraria especializada..... eu gastaria rios de dinheiro (enfim, sou uma tesa, mas pronto), numa livraria deste tipo, porque são dos poucos livros que compro em papel..... os outros já compro directamente para o kindle.

Enfim, não sei o que andam os senhores a fazer. Ou melhor, sei; nada.
Sem imagem de perfil

De Alexandra Rolo a 21.10.2013 às 20:26

é. é mais giro fazer só livros que já se sabe garantidamente que vendem milhões deixando para trás outros. oh well... viva saber inglês
Sem imagem de perfil

De Alexandre Barata a 21.10.2013 às 22:04

<3 Book Depository.

Concordo com tudo o que foi dito..não compensa comprar por cá, infelizmente :(
Sem imagem de perfil

De Alexandra Rolo a 21.10.2013 às 22:05

infelizmente mesmo. só compro livros cá se forem mesmo portugueses e só em casos de descontos gigantes ou na feira do livro. de resto kindle e book dep.
Sem imagem de perfil

De Manuel Reis a 22.10.2013 às 03:01

Leio este post depois de ler isto: http://abertoatedemadrugada.com/2013/10/apel-faz-queixa-dos-estudantes-de.html

Coincidence? I don't think so! :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.10.2013 às 09:22

Nem sabia de mais essa imbecilidade, e não falei com o Carlos Martins.

Foi coincidência. Podia não ter sido. Mas foi :)
Sem imagem de perfil

De m4x a 22.10.2013 às 14:07

É bem verdade, à mais de um ano comprei a colecção toda, ate à altura, dos Song of Ice and Fire (Game of Thrones) em inglês por uns 5 euros a mais que cá comprava um livro... um livro e até acho que era o primeiro, ou seja, o mais velho.
Sem imagem de perfil

De Luís a 22.10.2013 às 17:30

ao ler este post lembrei-me precisamente desse exemplo, da saga das Crónicas de Gelo e Fogo; com a agravante de em Portugal terem dividido cada um dos livros em 2 volumes; e cada volume custa cerca de 20 euros!
Resumindo, para ter aquilo que seria um livro no original, cá temos de comprar dois e pagar o dobro por cada um deles!

Imagem de perfil

De L. a 23.10.2013 às 23:26

Jonas sempre inesquecível:

"isto sou eu já a treinar o inglês para os bordados"

:))
Imagem de perfil

De urreivainu a 25.10.2013 às 14:59

Já fiz o mesmo. Várias vezes. :) Com pena, mas com muita poupança.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 25.10.2013 às 18:41

Excelente observação.

Mas não são só livros - o cinema também sofre. A minha história favorita já tem uns anos. Corri tudo à procura de uma cópia de um clássico super-conhecido ("Rocky Horror Picture Show"). Depois de muitos nãos, acabei na Fnac, a saber que tinha de ser importado dos Estados Unidos. Demorava 3 meses, custava mais de 40 euros.
Juro que demorei um minuto a perceber que não estavam a brincar comigo...
Sem imagem de perfil

De Pseudónima a 29.10.2013 às 19:39

É bem verdade o que aqui retrata.

Há uns tempos, optei por encomendar um livro técnico. Vi no Amazon, tinha um preço acessível para o livro que era e uma taxa de entrega bastante rápida. No entanto, como tonta que sou (!!!), decidi que ia ver se ficava o mesmo preço encomendar em Portugal, porque assim sempre gastava "para o que é nosso".

O tanas!!!! O exacto livro, encomendado por Portugal, ficava cerca de 20€ mais caro (ok, não é assim tanto, mas o livro já não foi muito barato e não queria esticar ainda mais) mas demorava, ao invés de "1 semana a 10 dias" do Amazon, 1 MÊS A 1 MÊS E MEIO!!!

Ah, e falta dizer que, tanto o Amazon como a outra via encomendavam o livro directamente à editora original...

Por isso, como é possível ver... Nada feito! Encomendei mesmo pelo Amazon, o livro chegou inteirinho, no exacto tempo previsto, e não tive qualquer problema!

Comentar post






Arquivo