Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Exames do 9º ano

por jonasnuts, em 26.06.13

Ultimamente tenho aprofundado bastante o meu conhecimento sobre exames do 9º ano. Português e matemática. A primeira disciplina é mais a minha praia, a segunda, enfim, nem por isso.

 

Descobri por estes dias, que actualmente, nos exames de matemática, os putos podem levar máquinas de calcular artilhadas (desde que não tenham CAS), e confesso que achei tanta fruta que até levei a porra da calculadora que o puto usou durante todo o ano, à escola, ontem para validar com uma professora que a máquina podia ser usada. Pode.

 

Descobri também que na folhinha do enunciado são impressas as fórmulas que terão de aplicar. Teria dado jeito, nos vários exames que fiz, ter uma folhinha desse tipo. Adiante.

 

No exame de matemática que terminou há pouco, a folhinha do enunciado, ao contrário do que aconteceu com os exames dos anos anteriores, tem lá escarrapachada a fórmula de cálculo do volume da esfera, mas na pergunta propriamente dita, pedem a área da circunferência.

 

E agora? Que cotação vão dar a quem aplicou a fórmula que disponibilizaram? É que quem aplicou a fórmula, vai errar no resultado.

 

Dúvidas, dúvidas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



27 comentários

Sem imagem de perfil

De Ricardo a 26.06.2013 às 17:42

Parte-se do principio que os miúdos sabem ler e diferenciar, usando as formulas apenas quando realmente necessário não?

É que daqui a pouco as provas são de verdadeiro ou falso, que se puxe por eles, obriguem a decorar e desenrascarem-se sozinhos :D
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 17:44

Ou há moralidade, ou comem todos.

Se é suposto que lá estejam as fórmulas (à semelhança do que aconteceu em anos anteriores), e a porra da fórmula que lá colocam, é a fórmula errada, está mal.

Se é para decorar as fórmulas, então não as ponham lá.

Das duas uma, não há meio termo.
Sem imagem de perfil

De Fábio a 26.06.2013 às 17:51

Deixem esse pessoal chegar a uma Eng. do Técnico que bem podem pedir as formulas.

BTW, basta derivar a fórmula do volume das esfera para ficar com a formula da área da circunferência... trivialidades portanto.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 17:54

Estamos a falar de um exame do 9º ano, e a questão é simples..... se dão as fórmulas que dêem a porra das fórmulas correctas.

Se é ara darem erradas, mais vale que estejam quietos.

Aquilo que para ti são trivialidades, se calhar são coisas menos triviais, para outras pessoas.

Da mesma forma que coisas triviais para outras pessoas, serão menos triviais para ti.
Sem imagem de perfil

De Fábio a 26.06.2013 às 18:02

Esqueci-me que na internet o tom de ironia que estava a fazer junto do PC não se vê. Vou tentar novamente:

[irony]Deixem esse pessoal chegar a uma Eng. do Técnico que bem podem pedir as formulas.

BTW, basta derivar a fórmula do volume das esfera para ficar com a formula da área da circunferência... trivialidades portanto.[/irony]

Agora a sério... os formulários costumam ser gerais e não diretos para uma pergunta em específico. Por exemplo, apenas 10% das formulas no formulário poderiam ser úteis de forma ao estudante conseguir identificar formulas que se apliquem ao problema em si de uma vasta selecção delas.

Se explicitamente a formula estava dentro do campo da questão (leia-se logo a seguir ao enunciado da pergunta) acredito que até possa ter sido com a intenção de reavivar a memória e não de dar a formula "escarrapachada".
Algo que se calhar para o 9º ano de Portugal é desajustado.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 18:05

De facto, pela letra, não consegui ler a ironia :)

Não, a fórmula não estava na pergunta, estava na lista de fórmulas. Todos os anos, nos exames, há a lista das fórmulas, e todos os anos colocam a fórmula da área da circunferência, este ano, não colocaram, disponibilizando apenas a do volume da esfera.
Sem imagem de perfil

De Fábio a 26.06.2013 às 18:09

Pois, assim sendo foi para ver se os "apanhavam na curva". Ou como ouvi dizer muitas vezes, "era a pergunta para 20". :p
Sem imagem de perfil

De Luís Martins a 28.06.2013 às 11:24

Por acaso a pergunta para 20 não era essa, mas sim uma outra que exigia a aplicação recursiva de uma fórmula que era dada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.07.2013 às 23:30

... a área da superfície esférica.
Sem imagem de perfil

De Inês Coimbra a 26.06.2013 às 17:52

O formulário é independente do exame. Os alunos já sabem desde o início do ano qual o formulário a que têm acesso e quais as fórmulas que têm, simplesmente, de saber de cor. A área do círculo e do polígono regular são dois exemplos. Para fazerem o exame é possível que não precisem de usar nenhuma das fórmulas do formulário, é possível que tenham de usar todas, é possível (o mais comum) que tenham de usar algumas (e outras que lá não estão).

Quanto à máquina de calcular está enganado. Podem levar uma máquina que não seja alfa-numérica, ou seja, que não dê para escrever. Só podem levar as chamadas máquinas científicas. Isto no 9º ano. No 12º, sim, podem levar qualquer uma que não tenha CAS. No 6º não sei (ou é igual ao 9º ou com menos funções).
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 17:58

Eventualmente, estarei enganada, não enganado.

Não vou debater consigo a questão do formulário, na minha opinião, se lá colocam uma fórmula, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a fórmula deve estar relacionada com as questões.

Já no que diz respeito a calculadoras, corrijo-a.

Para os exames do 9º ano, podem levar as máquinas que quiserem, desde que reúnam as seguintes características:
Silenciosas, sem fontes de alimentação externas, sem formas de imprimir, e que não tenham CAS (cálculo simbólico). Mais nada.

A do meu filho, por exemplo, resolve equações do 2º grau.

Sem imagem de perfil

De Inês Coimbra a 26.06.2013 às 18:05

Confere que é enganada sim :)

O formulário segue as mesmas regras todos os anos. As fórmulas que lá estão podem ser ou não úteis. As fórmulas de que necessitam podem estar lá ou não.

O que se passou é que este ano o formulário mudou. Havia algumas fórmulas que lá estavam até ao ano passado e que este ano não estão (como é o caso da área do círculo). No entanto, isto é do conhecimento dos alunos desde o início do ano. E desde o início do ano que têm acesso ao novo formulário. (aliás, já no teste intermédio foi este o formulário).

De qualquer forma a ideia do formulário não é dar as fórmulas que são necessárias, nunca foi. É dar algumas fórmulas que podem, eventualmente, ser necessárias.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 18:09

Enganada, admito, enganado já não :)

O puto fez todos os exames anteriores, nesta última semana, e em todos os exames, a fórmula da área da circunferência estava lá.

Essa de que a folha das fórmulas ia mudar é novidade para mim (o que não significa que não lhe tenha sido comunicado, durante o ano).
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.06.2013 às 18:12

Exacto, é uma das fprmulas que lá estava e que deixou de estar. Se o puto não foi avisado, era suposto ter sido.

No teste intermédio, se for ver, também não estava lá porque já era o formulário novo ;)
Sem imagem de perfil

De Inês Coimbra a 26.06.2013 às 18:15

O comentário anterior é meu, esqueci-me de pôr o nome ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 18:20

Este é de 2012 (não de 2013). (Continuo a achar que estamos em 2012).
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 18:17

Lamento imenso, mas no teste intermédio de 2012 a fórmula que permite calcular a área da cirdunferência, está na folha do formulário.

http://bi.gave.min-edu.pt/exames/download/TI-Mat9-Mai2012-V1.pdf?id=4403

:)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.06.2013 às 18:45

Estou a falar do teste intermédio de 2013.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 18:48

Certo, certo, eu fiz o mea culpa num comentário imediatamente a seguir :)
Sem imagem de perfil

De Inês Coimbra a 26.06.2013 às 18:01

Estive a ver e nas instruções diz realmente que se pode usar gráfica. É estranho, estava completamente convencida que não porque acho que as máquinas não podem ser alfa-numéricas e acho que as gráficas são todas. Mas se assim for mais um motivo para não errar na fórmula porque daria para gravar. Se não for, então mantém-se o comentário anterior
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 18:06

Para quê gravar fórmulas, se elas são disponibilizadas no formulário? (Foram-no, em todos os exames dos anos anteriores).
Sem imagem de perfil

De Inês Coimbra a 26.06.2013 às 18:14

Mesmo nos anteriores há fórmulas que não estavam lá. Por exemplo as fórmulas da geometria no círculo. Mas claro, se se acha que uma fórmula está no formulário não se vai perder tempo a pôr na máquina.
Sem imagem de perfil

De Joao Serra a 26.06.2013 às 20:41

O que eu acho curioso, é que permitem calculadores programáveis nos exames... O calculadora com que fiz o secundário era programável em basic, asm e c/c++ :)
Ou seja, dava para levar apps, e uma dessas apps podia ser uma app de CAS :)
Sem imagem de perfil

De Fabio a 26.06.2013 às 20:55

Estive a ver o exame (e formulário) e a formula está lá mas com um nome alternativo (possivelmente igual ao que vem na literatura, que desconheço do 9º ano): superfície esférica.

Portanto não vejo problema nessa questão.
Sem imagem de perfil

De Joana a 26.06.2013 às 21:38

Não vi o exame, nem o formulário. Desconheço o programa de matemática do 9ºano mas a área da superfície de uma esfera não é o mesmo que a área de um circulo!

Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 22:07

Esfera e círculo são coisas diferentes. Uma tem volume, a outra não :)

Comentar post






Arquivo