Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Publicidade nos Blogs - Take 5

por jonasnuts, em 25.06.13

Como o título do post indicia, já falei deste tema aqui, aqui, aqui e aqui (tudo auto-links).

 

É um tema que me interessa, quer como ex-publicitária, quer como crente na teoria de que a publicidade no long tail é um dos caminhos, quer como autora de um blog quer, ainda, como ex-responsável por uma plataforma de Blogs (esta, a do SAPO).

 

Quase sempre que escrevo um post deste género é porque recebi um mail. Hoje não é excepção.

 

Não vou repetir o que já escrevi nos posts anteriores. Mas continua a surpreender-me a falta de senso comum e de know how demonstrado por pessoas que se dizem especialistas na matéria.

 

Esta malta deve achar que um bom community manager, é aquele que consegue escrever para um maior número de pessoas, parecendo que fala em exclusivo com cada uma dessas pessoas.

 

Não é isso, gerir uma comunidade. Gerir uma comunidade é conhecê-la, e antes de geri-la, há que criá-la, que elas não nascem, normalmente, de forma espontânea (embora possa acontecer).

 

Neste caso em específico..... acho piada que entrem a matar, pedindo o tráfego do Blog para verem que campanhas é que se adequam. Não perguntam se estou interessada ou se nem por isso. Dá cá os dados de tráfego, que a gente logo vê se isso nos serve, ou não.

 

Claro que percebo, mas não é isso que lá diz, que a quantidade é importante e que se o blog não tem tráfego suficiente (e este, clara e felizmente, não tem) não interessa. O que lá diz é, mande-me os dados de tráfego, para vermos o que é que se adequa. Ora..... o que se adequa é temático, não é numérico. Eu posso ter 100.000 visitas por dia (e não tenho), falando exclusivamente de ovos (para referir um tema recente), mas essas 100.000 visitas de nada servirão, a uma campanha que esteja a promover bicicletas. Lá está.... é preciso conhecer a comunidade de que dizem ser managers.

 

E, por último..... os beijinhos.

 

Quer dizer...... nem sequer um Olá Jonas, ou um Olá Maria João. Um texto que claramente indica ser generalista (blog/plataforma). E no final..... beijinhos.

 

Ah, faltou-me o detalhe mais delicioso...... o "sempre em consonância com o mundo da blogosfera". O que raio é consonância com o mundo da blogosfera? E.... que blogosfera? Qual delas?

 

A sério..... anda aí gente a trabalhar nesta área sem fazer a mais pálida ideia de como é que se fazem, realmente, as coisas.

 

E tanta gente boa no desemprego.

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís Lopes a 25.06.2013 às 16:58

Emails personalizados? epa... isso é muito trabalho! lol , os clientes são por nichos (dizem os especialistas). É atirar os emails de blogers para dentro de bases de dados, depois escolher uma plataforma e pumbbbaaaaa aí vai disto!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.06.2013 às 17:01

Mas custa...... por vários motivos. Para já, porque ainda muita gente que sabe, e está desempregada. E custa, por perceber que muitas agências de comunicação e publicidade ainda não acordaram para algo que já existe há tantos anos, e que é uma fonte de receita.

É triste.
Sem imagem de perfil

De Ana a 25.06.2013 às 18:41

JOnassis, devia pensar seriamente em dar formação nessa área.
Eu iria so pelo prazer de aprender, porque estas críticas fazem-me realmente pensar.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.06.2013 às 18:46

Já me disseram isso algumas vezes, e sei que tenho as competências. Faltam-me duas coisas; tempo, e estruturar uma formação em que não passe metade do tempo a dizer "isto é óbvio", isto "goes without saying", "isto é senso comum", porque depois, ficaria a achar que quem tinha pago pela formação, tinha deitado o seu dinheiro à rua.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Barata a 25.06.2013 às 21:37

Lá está, é porque a gestão da publicidade em blogs, tal como a escolha de conteúdos e a habilidade para construir um blog de sucesso se apoia tudo no mesmo: bom senso.

Que é precisamente o que os visados nos últimos posts do teu blog não têm..não é algo que se ensine na escola, infelizmente.
Sem imagem de perfil

De Afonso Loureiro a 26.06.2013 às 13:27

E que dizer de um texto que ora está escrito em acordita, ora em Português legítimo? E as vírgulas compradas à dúzia? Uma imagem profissional também passa pela forma como se expressam as ideias.
Sem imagem de perfil

De B80 a 26.06.2013 às 19:12

Olá! Esta é a primeira vez que escrevo algo neste blog apesar de já o seguir há bastante tempo.

Em relação a este post e à dita mensagem que o originou, nem sei o que dizer. Foi com um misto de raiva/desespero/incredulidade que vi a mensagem enviada. Estou desempregado há já demasiado tempo e sem perspectivas nos tempos mais próximos , e apesar de a minha formação não ser exactamente de na área de publicidade/marketing tenho o bem senso de perceber que jamais se deve fazer uma burrada destas.
Até se poderia considerar este caso um erro, mas infelizmente é bem visivel que é incopetencia grosseira. E o que me irrita/desespera é que as pessoas competentes são corridas para meter estas "cabecinhas pensadoras", que não têma minima noção do que fazem.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.06.2013 às 19:14

É o que digo no post...."e tanta gente boa no desemprego".

:/
Sem imagem de perfil

De Paranoiasnfm a 27.06.2013 às 11:46

Big LOL!

Comentar post






Arquivo