Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Doar medula - Na primeira pessoa

Jonasnuts, 15.01.13

Não é a primeira vez que falo aqui deste tema. É um tema que me é caro, nem sei bem porquê. Se calhar porque gosto de ajudar.

 

Não interessa agora porquê, mas já organizámos duas acções de identificação de potenciais dadores, aqui no SAPO. Muitas outras foram organizadas pela PT. Mas aqui do SAPO, foram 2, e aqui no SAPO, não somos assim tantos como isso (mas somos bons, e modestos, como se nota), e então torna-se mais fácil falar nos corredores. Fruto destas conversas, descobri não uma, mas duas pessoas que, tendo-se inscrito na 1ª acção, foram chamadas, por serem compatíveis com pessoas que precisavam, e doaram medula (auto-link). Eu não posso doar, e tenho pena. Muita pena.

 

Numa altura em que nos chega o caso de um potencial dador que à última da hora terá desistido (e está no seu direito), pensei que o melhor que podia fazer, era pedir a estas duas pessoas, que trabalham aqui no SAPO, para me explicarem, em primeira mão, como foi e o que sentiram.

 

Começo com um deles, e transcrevo a sua mensagem quase na íntegra:

 

"Ser dador de medula óssea é "Revigorante".

Para mim marcou-me porque tenho o orgulho de poder dizer que já salvei uma vida, e quantos é que podem dizer o mesmo!?

O processo é muito simples e indolor, e neste caso recebe-se muito mais do que o que se dá.

No meu caso apenas fiquei 4 horas para fazer a transfusão e é muito semelhante a dar sangue, só que um pouco mais demorado.

Todos foram super simpáticos e atenciosos comigo, deixando-me sempre à vontade se queria ou não continuar com o processo.

Fiquei com vontade de poder ajudar mais!

Tive a sorte de ter alguém (*****) a puxar-me para ser dador pois nem sabia da acção, e sei que lhe vou ficar eternamente grato.

Espero que as pessoas não precisem desse puxão ou se precisarem que se deixem levar!"


2 comentários

Comentar post