Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Kefir

por jonasnuts, em 28.09.12

Hoje tropecei no Kefir (link para a wikipédia em inglês, que a da língua portuguesa fala numa colônia, e eu não quero colônias cá em casa). No Facebook a Shyznogud perguntava se alguém arranjava alguns grãos de Kefir e nos comentários juntou-se logo ali quem mais tivesse interesse. O primeiro a arranjar, partilhava.

 

Interessei-me. Deixa lá ver o que é isto do Kefir, que se meti a família a emborcar soja às escondidas, pode ser que dê para substituir os iogurtes de compra, e é melhor e mais barato. Uma espécie de L. Casei Imunitas caseiro.

 

Por portas e travessas, e um acaso do caraças, chega-me à mão um frasco de Kefir. Sem que eu tivesse de ir ter com ele. Olá.... o cosmos está a alinhar-se para que esta malta tenha Kefir no próprio dia em que o pediu. Telefonema, combinações, partilhas.

 

Vai-se a ver e o Kefir que me veio parar ao colo, é de água. Super difícil de encontrar, raríssimo e o caraças, nem sequer era o que eu queria, mas foi o que me saiu na rifa.

 

Desalento...... depois da curva ascendente de entusiasmo, parece que o cosmos está a mandar-me outro recado.

 

Eu quero o Kefir dos iogurtes.

 

E agora? Alguém sabe onde se arranja?

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



48 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro a 28.09.2012 às 21:52

Se alguém passar pelo Porto, mais precisamente Maia, ainda se é capaz de combinar algo. A minha mãe anda nisso há uma mão cheia de anos. O unico queixume que tem é de ter que cuidar constantemente dos grãos: trocar o leite todos os dias, ter cuidado com a temperatura, etc. Julgo que ainda os tem lá por casa.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.09.2012 às 21:56

Obrigada :) Um pouco fora de mão, paraa mim e para os restantes pretendentes, que são todos daqui de baixo :)
Sem imagem de perfil

De Teresa a 28.09.2012 às 23:03

Jonas, onde se arranja não sei mas posso dizer-te que é das coisas com ar mais nhéca que já passaram aqui por casa. O meu pai descobriu o Kefir quando eu andava na faculdade e aquilo parecia mais intragável que leite estragado, muito estragado.
Sem imagem de perfil

De AB a 28.09.2012 às 23:57

Já tentaste lojas de comida macrobiótica, vegan, etc?
Sem imagem de perfil

De AB a 28.09.2012 às 23:58

E também acho que sabe a leite muito estragado. Lol.
Sem imagem de perfil

De ana a 29.09.2012 às 01:47

a minha irmã teve um kefir de água que era inicialmente de leite. O processo de transformação escapa-me mas penso que ela so alterou mesmo a alimentação-em vez de leite deu-lhe água com limão, açucar e passas de figo . Mas os grãos eram os mesmos de certeza. É só procurar informação na net de como o alimentar a leite e esperar que a coisa corra bem . Encontra também nas lojas da especialidade (aka celeiro e similares) ja o produto resultante da fermentação.
Sem imagem de perfil

De Luís Ferreira a 29.09.2012 às 11:09

Jonas, as lojas Celeiro e El Corte Ingles costumam ter. Também já vi no Jumbo em garrafas de 200ml, distribuído pela Sonatural (faz uns dois anos).
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.09.2012 às 11:10

Mas isso é o resultado do trabalho dos grãos. Eu quero mesmo é os grãos :)
Sem imagem de perfil

De Luis Correia a 29.09.2012 às 16:06

Eu tive disso cá em casa uns meses atrás.

É mesmo muito mau, sabe a leite extremamente ácido e dá um trabalho a cuidar.

Acabou por estragar-se quando fomos de férias.

Posso ver se me conseguem arranjar um pedaço.
Imagem de perfil

De Nuno Saraiva a 29.09.2012 às 18:10

A minha mãe tem. Neste momento não como porque não ponho açucar em nada e aquilo é demasiado ácido.

Também é trabalhoso.

Com açucar ou chocolate é bom.

Se não encontrares ou for muito caro posso trazer para aqui para as Picoas.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.09.2012 às 18:27

Ainda ando à procura :) Não sei se é muito caro ou não, porque não encontro à venda :)
Imagem de perfil

De Nuno Saraiva a 30.09.2012 às 22:14

Eu trabalho nas Picoas, é questão de combinarmos um dia com alguma antecedência, para eu falar com a minha mãe e levar.

A grande desvantagem é ter que ser adicionado leite natural, não pode estar fresco tem de se abrir um pacote.

Eu quando como é sem açucar, tal como os iogurtes naturais, mas realmente é bastante ácido.

Mas por exemplo a minha sobrinha adora o sabor daquilo com nesquik (eu tb, mas preciso de emagrecer).
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.09.2012 às 22:15

Quando quiseres :) Qualquer dia para mim é bom :)
Imagem de perfil

De Nuno Saraiva a 30.09.2012 às 22:17

Quando agilizar com a minha mãe, mando mail.
Imagem de perfil

De Nuno Saraiva a 02.10.2012 às 13:01

Mandei mail, poderá ter ido para o spam por ter link na assinatura.

(por falar nisso, algo que tenho de mudar)
Sem imagem de perfil

De Fabiano Ferreira a 15.04.2015 às 00:00

Nuno desculpe, acompanhei esta conversa e nao resisti em pedir-lhe. Se for possível, por favor, gostaria de ter um pouco de kefir
abraço
Sem imagem de perfil

De Jorge Santos a 29.09.2012 às 20:27

Então podes comprar no supercor da Beloura e no continente do Cascais Shoping, ainda ontem passei por lá e vi a venda
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 29.09.2012 às 23:23

Costumo fazer iogurtes naturais para mim mas, aqui há uns tempos, tive cá em casa uma criação de Kefir que consegui arranjar através de um colega de trabalho. Não consegui comer -- o sabor e cheiro é mesmo a leite muito estragado. E atenção que eu como os iogurtes naturais simples, sem açúcar e gosto mesmo de coisas ácidas ou amargas (mesmo no café bebo simples).

Para além disso, é bastante mais fácil fazer iogurtes do que cuidar do Kefir. Tenho uma iogurteira que leva sete copos que me transforma 1 litro de leite em iogurtes de um dia para o outro :) Depois é só guardá-los no frigorífico (são iogurtes iguais ao outros). Para fermentar o leite uso um pouco de iogurte -- basta uma colher de café dividida pelos sete copos. Há quem use fermento lácteo, mas é mais fácil usar um pouco de iogurte. Na minha experiência, deve usar-se sempre leite gordo: leite magro ou meio gordo resulta sempre em iogurtes demasiado líquidos.
Sem imagem de perfil

De Jorge Santos a 30.09.2012 às 12:01

De um dia para o outro?? e o custo de electricidade compensa relativamente ao custo dos ja feitos?
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 30.09.2012 às 14:06

A minha iogurteira tem uma potência de 12-14W, o que quer dizer que em 24 horas, com o preço do KWh a 15 cêntimos (penso que é inferior), terá um gasto de cerca de 5 cêntimos (0,014 x 24 x 0,015) por cada fornada de iogurtes. Juntando a isso o preço de 1 litro de leito gordo (marca branca) a 65 cêntimos, os sete iogurtes ficarão com um preço total de 70 cêntimos -- 10 cêntimos por iogurte. Na loja online do Continente, um pack de 8 iogurtes naturais de 125g estão cotados a 1,38€ -- mais de 17 cêntimos por iogurte. Para além disso, os meus iogurtes ficam cerca de 50% maiores que estes iogurtes do Continente :)

Notas:
1. O manual da iogurteira recomenda 17 a 20 horas para fazer os iogurtes; eu faço em 23 horas porque me parece que obtenho melhores resultados com esse tempo.
2. Uma iogurteira não é mais que uma estufa que mantém a temperatura do leite a cerca de 37ºC; há vários tipos à venda e poderá, provavelmente, ser feita de modo artesanal.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.09.2012 às 14:33

Ora aí está as contas que eu nunca tive pachorra para fazer.

Vou transformar num post, e link para o autor original :)
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 30.09.2012 às 14:59

Também nunca tinha feita as contas assim, fiando-me nas contas de cabeça que fiz no supermercado quando comprei a iogurteira, ignorando o consumo de electricidade. Como acontece muitas vezes, um pequeno incentivo -- neste caso, o teu comentário -- ajuda a fazer o esforço suplementar :)

Já agora, se não quiseres comprar uma iogurteira, não é difícil de fazer: http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2010/03/iogurteira-feita-em-casa-e-de.html . Há também quem use o forno, se este tiver controlo de temperatura. No caso da iogurteira acima o consumo de electricidade sobe para 25W, mas dará provavelmente para fazer mais iogurtes de cada vez e talvez até em menos tempo.

Para terminar, mais um apontamento: a qualidade das bactérias usadas para a fermentação é importante, sendo possível notar no sabor dos iogurtes que fazemos. Eu prefiro usar iogurtes do Pingo Doce (passe a publicidade) porque o iogurte resultante não é tão ácido e fica mais cremoso. Também reparei que a partir da quarta ou quinta geração de iogurtes caseiros o resultado deixa de me satisfazer (mais uma vez, os iogurtes começam a ficar mais ácidos e menos consistentes), pelo que de vez em quando compro iogurtes no supermercado para renovar a estirpe das bactérias.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.09.2012 às 15:02

Serviço público, é o que eu digo :)
Sem imagem de perfil

De Vjuliao a 30.09.2012 às 15:28

Viva

Li aqui vários comentários depreciativos sobre o kefir , muito ácido, nhéca , amargo, ..., e como tal gostava de dar uma outra opinião.

Já o uso há uns 3 anos, sempre os mesmos grãos, tanto para fazer com leite normal ou com leite de soja do tipo abaunilhado, é conforme me dá na gana. Para começar deve-se ter em atenção que o iogurte de kefir é uma coisa e o iogurte feito na iogurteira a partir doutro iogurte é outra coisa, faço dos dois e sei da diferença. O primeiro é feito a partir dum fungo e o segundo é feito duma bactéria.
No caso do iogurte do kefir , ele pode ser amargo ou sem sabor algum a azedo, é apenas uma questão de tempo que se deixa o iogurte fermentar, e por vezes 24 horas é o suficiente para ficar azedo. Com leite soja de baunilha, ao fim de 24 horas, o resultado parecia ser pudim de baunilha doce, nada de azedo!

Quem o usa tem de aprender a trabalhá-lo, a conhece-lo para obter os melhores para si, apenas isso. Já agora, após o leite coado pode-se deixar uma casca de laranja no coado mais umas horas, fora do frigorífico, e fica um belo iogurte com sabor de laranja e quase nada de azedo, são outras opções..
Tambem se pode fazer queijo de barrar com ele, sendo o tempero totalmente ao gosto do cliente...

Com isto tudo apenas quero dizer que não cataloguem o kefir como uma coisa má, ácida, feia, assim sem o conhecer devidamente. Foi das melhores coisas que me ofereceram e que tenho feito questão de partilhar com muitos mais que o queiram. Usem-no e abusem...
Cumps a todos
Vjuliao
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.09.2012 às 16:48

Eu quero é experimentar para ter uma opinião :)

Mas está difícil, encontrar os grãos :)
Sem imagem de perfil

De Vjuliao a 30.09.2012 às 18:25

Foi aqui que arranjei o kefir, um local de partilha de tudo. Quem precisa pede, quem tem oferece. Marca-se um local e hora e dá-se o combinado. Arranjei para mim e ofereci a muitos mais...

http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle/

Se não arranjares diz, tenho para dar. Ando por Lisboa, Benfica, Luz, Avenidas Novas, Almirante Reis....

Cumps
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 30.09.2012 às 20:18

Não conhecia o grupo nem a iniciativa. Boa!
Sem imagem de perfil

De Vjuliao a 30.09.2012 às 20:58

(Off Topic)
Para ti, António, e para quem mais esteja interessado e seja um leitor compulsivo de livros (de papel) vai aqui a dica:

Troca simples de livros sem custos adicionais, apenas o selo: www.winkingbooks.com

(Não tem a haver com o post sobre kefir mas sobre partilhar, dar, receber, que na verdade funciona com o kefir...)

Cumps
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 30.09.2012 às 22:38

Obrigado, esse já conhecia: aqui a sócia já enviou e recebeu alguns. Mas fica para quem ainda não conhece :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.09.2012 às 22:39

Não é off topic, de facto :)
Sem imagem de perfil

De Mafalda Santana a 13.01.2015 às 18:09

Olá boa tarde,
A data do comentário já é antiga , mas ainda tenho esperança que tenha grãos de kefir para doar.
Tive uma cultura há 2 anos, mas uma das minhas filhas deitou fora por acidente.
Obrigada
Mafalda Santana
Sem imagem de perfil

De frederico pessanha a 14.08.2015 às 17:45

boas sei que isto já é bastante antigo mas vou tentar a sorte ando já há algum tempo interessado eu vivo nas avenidas novas será possivel que me pudesse dar ou vender algum kefir ? 914425919
com os melhores cumprimentos frederico pessanha
Sem imagem de perfil

De Solita a 04.10.2012 às 11:03

Existe no facebook um grupo de partilha de kífir. Podes combinar com alguém de perto para te doar, o Kéfir não se compra é proibida a comercialização. Foi assim que arranjei o meu e como se disse no comentário acima é bom e não á ácido como dizem.
jinhos.

Comentar post


Pág. 1/3






Arquivo