Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Barbra Streisand

Jonasnuts, 26.05.12

Gosto muito de Barbra Streisand. Não é a primeira vez que o digo aqui. (exemplo 1, exemplo 2, exemplo 3).

 

Curiosamente, tenho uma ligação à artista. Vá, tenham paciência (e imaginação, já agora :) Se me tivessem dado a escolher, esta não teria sido a minha primeira opção, de relação com a Barbra (já sou íntima, percebem?), mas a cavalo dado não se olha o dente.

 

Em 2003, a minha amiga Barbra decidiu processar um fotógrafo, bem como o site onde este alojava as fotos, em USD 50 Milhões (trocos), tentando obrigá-lo a retirar do tal site uma série de fotos do pequeno chalé de Barbra, dizendo a cantora (que é conhecida por proteger a sua privacidade e por se borrar de medo dos stalkers) que não lhe agradava e considerava perigosa a exposição pública daquelas imagens, para além de sentir a sua intimidade devassada.

 

O processo tornou-se conhecido, e a reacção das pessoas foi imediata. Mais de meio milhão de pessoas decidiu colocar-se do lado do fotógrafo, e colocaram as imagens nos seus sites, homepages (as avós dos Blogs), etc.... fazendo com que aquilo que a Barbra pretendia do fotógrafo deixasse de fazer sentido. Teria de ir atrás de todos os donos de todos os sites onde as fotos estavam alojadas. Tanto quanto sei, terá mudado de casa, mais tarde.

 

Este tipo de reacção em cadeia ficou portanto conhecido como o Efeito Streisand.

 

E o que é que isto tem a ver comigo? Se seguirem o link anterior, verificarão que na secção "Exemplos" está uma referência, ainda que velada e sem link, à minha humilde pessoa: "Em dezembro de 2010, a retalhista de telemóveis Ensitel tentou, por via judicial, que fossem removidas de um blog pessoal a descrição de um litígio entre a autora do blog e a empresa. O acção ricocheteou contra os interesses da empresa, gerando milhares de comentários negativos nas redes sociais twitter e facebook, tendo o episódio chegado à atenção dos media tradicionais."

 

É verdade, quando em 2010 a empresa supra referida apresentou no tribunal uma providência cautelar para que os posts escritos sobre uma compra que terá, alegadamente, corrido menos bem, a coisa amplificou-se, e eu tive direito ao "meu" mini Efeito Streisand. Alguém decidiu colocar aquela referência na Wikipédia, e é assim que o meu nome e o da Barbra estão eternamente, ligados.

 

Como disse, preferia outro tipo de relacionamento com a cantora, sei lá, ir ver um espectáculo ao vivo, mas é que o há.

 

3 comentários

Comentar post