Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Pior a emenda que o soneto

por jonasnuts, em 27.04.12

Por causa do meu post anterior, sobre os links quebrados por falta de legacy, mão amiga (e atenta) do DN contactou-me, para tentar esclarecer a coisa.

 

E não, a responsabilidade não é do DN. Quer dizer...... é mais ou menos.

 

O link quebrado pertencia ao DN Madeira. Um leigo, como eu, não tem forma de saber, porque no endereço nada indica que se trata do DN Madeira. dnoticias.pt. Ora, dnoticias, é diário de notícias. Aparentemente, não.

 

Seja como for, com base nesta informação fui à cata do tal artigo. Já tinha usado motores de pesquisa generalistas para o tentar encontrar, sem sucesso, mas podia ser que procurando no site de origem a coisa corresse melhor. E a verdade é que correu. Encontrei o conteúdo, e percebi porque é que não o tinha conseguido encontrar anteriormente. Aquilo que em Abril de 2009 foi publicado livremente, em 2012 é um conteúdo apenas para assinantes.

 

Não sei o que é que é pior, se a incompetência de não respeitar o legacy, se a ganância de cobrar por conteúdos publicados livremente. Neste caso, é ambos os dois (e eu sei que não se diz ambos os dois). Não respeitaram o legacy, e passaram a cobrar por um conteúdo antes disponibilizado livremente.

 

Para a próxima, copio o artigo inteiro, refiro a fonte, e não faço o link. Resolvo o meu problema. Mas agravo o deles. Falta de tráfego.

Autoria e outros dados (tags, etc)



4 comentários

Sem imagem de perfil

De Phil a 27.04.2012 às 12:22

Realmente, não se entender e depois queixam-se.

Quer dizer, a malta já evita publicar coisas, por causa das cenas que sabemos. Creditamos e deixamos links directos...assim, realmente não vale a pena. Mais vale copiar e esquecer os links.

Depois, queixam-se que o jornalismo já viu melhores dias.
Sem imagem de perfil

De Nelson Cruz a 27.04.2012 às 15:55

Infelizmente é uma tendência que já vem de fora, os jornais começarem a cobrar por conteúdos antigos ou recentes. Uma das consequências é mesmo esta. A malta deixa de linkar para eles quer nos blogs, quer nas redes sociais. Precisamente pq é chato enviar os leitores/seguidores/amigos para algo que podem não conseguir ler, quer seja hoje ou para o ano. Procuram, na medida do possível, outras fontes. Resultado: estes jornais perdem visitas e "mindshare".
Sem imagem de perfil

De carlitos a 27.04.2012 às 21:49

dnoticias é do periódico da madeira há muitos anos e naturalmente que não se deve confudir o dn.pt (cada um escolhe o url que pode ou o que quer)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.04.2012 às 22:04

Qualquer url que possa ser confundido com o de outra empresa, é um mau url.

Aquilo que para si suge "naturalmente", não acontece da mesma forma para o resto do mundo.

Para mim, naturalmente, dnoticias.pt, é sinónimo de Diário de Notícias.

Comentar post






Arquivo