Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



E as mulheres, senhores?

por jonasnuts, em 16.12.11

Antes de mais, os disclaimers. Nunca serei cliente da Zon, pelo que a campanha publicitária que os senhores da Zon têm neste momento no ar não me é dirigida, mas há evidências que não me passam ao lado, pelo não me contenho, e vou comentar aquilo que me parece ser a mensagem da campanha da operadora.

 

 

 

Toda a campanha anda à volta do trocadilho, boazona (e contratam um modelo/actiz que encarna o epíteto) com o nome da marca, associa-se a boazona à boa zon. Ok, apelam aos homens, Uma gaja descascada, ou com um decote a que muitos homens gostam de chamar de generoso, cai no goto do target masculino.

 

 

Mas, tendo em conta o crescente poder de compra e de decisão das mulheres, pergunto-me se os senhores da operadora terão pensado seriamente neste segmento do target.

 

Senão vejamos. Aos homens, apelam com uma gaja toda boazona, e de mamas à mostra. Já para apelar a elas, escolhem o Nicolau. Um senhor, sem dúvida. Mas já entradote e, sem pôr em causa todos os (certamente muitos) atributos do Nicolau, digamos que a beleza física não estará no topo da lista. Portanto, em vez de usarem um equivalente masculino, optam pelo Nicolau.

 

Mais, não nos podemos esquecer que, o Nicolau, emprestou a sua mediática imagem, à (meritória) campanha de sensibilização para o problema da disfunção eréctil.

 

 

 

 

 

 

 

 

E eu pergunto-me....... que imagem estará a operadora a transmitir a potencias clientes femininas?

 

:)

Autoria e outros dados (tags, etc)



17 comentários

Sem imagem de perfil

De Izzie a 16.12.2011 às 17:35

A campanha é uma desgraça, mas ainda ganha à do meo por um golo. Pergunto-me até quando o pessoal da PT se vai deixar roubar pelos GF. E no último anúncio aparece lá o Futre só para marcar presença, ou mostrar que ainda não entrou em decomposição? Estou á espera. Tic-tac. ;P
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.12.2011 às 17:37

Hoje foi a implosão da Torre nº 5 do Bº do Aleixo no Porto.
Fazemos votos para, que no dia 02 de Janeiro seja a inplosão do jonasnuts. Já não faz qualquer sentido estar de pé.

MAC
Sem imagem de perfil

De VS a 16.12.2011 às 18:03

Sou cliente Zon e não gosto de fato desta campanha, para além de ser objetificadora poderiam ter utilizado o trocadilho de forma mais ligeira, com vontade de ser partilhada, e num contexto mais social.

Quando vejo esta campanha não consigo desvincular a ideia de que o ator já fez publicidade para outras empresas e que a informação do anúncio não está a ser devidamente transmitida.
Sem imagem de perfil

De Afonso Loureiro a 16.12.2011 às 19:41

Uma pequena nota apenas: mesmo que seja acérrimo defensor do novo acordo ortográfico, facto não perde o C.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.12.2011 às 21:11

:) (Isto é o equivalente a um like no Facebook :)
Sem imagem de perfil

De VS a 17.12.2011 às 12:19

Obrigada Afonso :) na fase de adaptação ocorrem sempre uns lapsos, vou-me lembrar.
Sem imagem de perfil

De Sara a 16.12.2011 às 18:58

E não estará o Nicolau a fazer o papel do Papai Noel?
Era só uma ideia...

(eu não suporto esta campanha por duas razões:
i) subscrevo a tua;
ii) fui a última a perceber o trocadilho. I know, I know...
Até lá só me questionava porque tinham posto uma mulher p'ró despida e a repetir sempre a mesma expressão feita tolinha...)

xx
Sem imagem de perfil

De Afonso Loureiro a 16.12.2011 às 19:40

Sinceramente, pareceu-me copiada de uma campanha da cerveja Tagus, que tinha uma modelo igualmente despida e a legenda "BOA".

Não percebo que associação querem fazer entre o serviço e o ar vazio da moça, mas com mamas e bolos...

É preciso fazer uma campanha. É preciso que encha o olho. Já sei, vamos lá por uma gaja com as mamas de fora!
Sem imagem de perfil

De Eu a 16.12.2011 às 20:36

Não compreendi a parte das doenças da próstata (na imagem) serem referidas como disfunção eréctil (no texto). Imagino que tenha a ver com as bolas de Berlim, e a existência de vida em Marte.
Sem imagem de perfil

De AB a 16.12.2011 às 23:41

A história da gaja boa nos anúncios já foi explicada. Todo o produto chato e desinteressante - pneus, metalúrgicas, zon - tem que ter algo bonito para onde se possa olhar - o calendário da Pirelli acho que já nem tem pneus à vista.
A PT também tem telhados de vidro, que o MEO promete muito mas entrega pouco. Quando começam a medir os débitos no local é que chamam a atenção para as letras miúdas do "até" não sei quantos megabits, ou lá o que é. "Até" deve ser na central...
E deram cabo dum grupo de cómicos sem necessidade nenhuma.
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 17.12.2011 às 00:49

Este anuncio da Zon é do mais abjecto mau gosto de que tenho memória. Tudo é mau, baixo, primário. Não é o modelo/actriz(?)- agora qq participação num qq big brother ou fugaz passagem pelos "Morangos" dá direito ao estatuto... - que está mais ou menos descascada. Podia estar nua. Tantos exemplos agora de anuncios a perfumes e cosmética que, explorando a imagem da mulher, são de extremo bom gosto. Não é também, quanto a mim (aliás já nem me lembrava disso), Nicolau Breyner ter participado num anuncio duma campanha sobre a disfunção eréctil. É todo o conjunto, o produto final que recorre a um texto paupérrimo com base num dichote primário e previsível (boazone), sublinhado exaustiva e pateticamente pela menina como se os ouvintes/espectadores fossem atrasados mentais, e terminando no cliché do "está on" representado como um "duh!" pelo Nicolau Breyner.
Pode-se pensar que a agência ou os criativos trabalharam mal, mas sabe-se que, a este nível, a última palavra é sempre e cabe ao cliente que visiona antecipadamente e dá luz verde à campanha. A responsável é, portanto e sem dúvida, a Zon.
Muito mau, ainda por cima porque não é um negócio de vão de escada nem do tasco da esquina, é duma das maiores empresas nacionais.
Sem imagem de perfil

De Bino a 17.12.2011 às 06:09

Por acaso tb acho o anúncio parolo. Mas não é caso único na publicidade, nem será o último. É habitual.
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 17.12.2011 às 09:02

Os velhotes andam todos preocupados com a TDT e a zon com esta campanha vai certamente ganhar muitos clientes novos.

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo