Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Afinal onde anda a crise?

por jonasnuts, em 12.12.11

Leio muita blogosfera a perguntar-se onde anda a crise, que os centros comerciais continuam cheios, e as lojas a abarrotar, e os restaurantes à pinha.

 

Devem andar por sítios diferentes dos meus.

 

Moro perto de um centro comercial. Todos os anos, a partir do 1º dia de Dezembro, o tal centro comercial era zona proibida, porque nunca havia estacionamento e as bichas (no meu blog não há filas, nem videoclips, já agora) eram mais que muitas. Mesmo fora do parque de estacionamento, os carros estacionavam selvaticamente. Já sabíamos, em Dezembro, não passamos ali, nem para fazer compras.

 

Este ano, já vamos no dia 12, e continua a haver lugar, muito lugar, pertinho da entrada. Mesmo ao fim-de-semana. Nota-se bem, a ausência.

 

No centro comercial ao lado do meu local de trabalho, os lugares disponíveis para nos sentarmos a comer, em hora de ponta, não existiam. Era frequente, ver pessoas de tabuleiro na mão, à procura de lugar. No more. É fácil encontrar lugar para estacionar os tabuleiros. Aumentaram os lugares vagos na proporção inversa dos lugares na sala/bar do sítio onde trabalho. São cada vez mais as pessoas que levam comida de casa. Lancheira na mão, logo de manhã arrumam as coisas no frigorífico, à hora do almoço aquecem no micro-ondas, e comem por ali.

 

As lojas continuam a abarrotar, claro, mas a procissão de mulherio que aproveita a hora do almoço para ir ver montras (é ir à Zara da Fontes Pereira de Melo, entre as 12h30 e as 14h00) manteve-se, Saem de lá sem sacos (ou com sacos pequeninos).

 

Pode ser que não a vejam, cara Blogosfera, mas a crise está, de facto, aí.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



8 comentários

Sem imagem de perfil

De Joaquim Santos a 13.12.2011 às 09:22

O problema de muita blogosfera é que não vive neste mundo, vive exatamente na blogosfera.
Sem imagem de perfil

De Cláudio Franco a 13.12.2011 às 10:07

O que eu sinto é que parte da blogosfera (odeio esta palavra) não está a sentir a crise...
Entre iPhones 4S, iPads, Nexus e cenas do género parece que de facto não há crise para alguns.
Imagem de perfil

De pedrocs a 13.12.2011 às 10:23

Por acaso posso testemunhar que o Almada Forum ficou interdito a partir ali de fins de Novembro, que foi a última vez que lá fomos de manhã cedo e que, quando de lá saímos, já mal se podia circular nos corredores. Agora só lá volto em Janeiro.

Para confirmar isto, a minha irmã esteve lá no Domingo passado e disse-me que teve que fugir porque era tanta gente que não se conseguia andar nos corredores.

Eu diria que a malta que não vai a esse centro comercial perto de ti, fugiu toda para a Margem Sul.
Sem imagem de perfil

De Karvela a 13.12.2011 às 10:24

Já estava a ver que era só à minha volta que se notava a crise. Tenho podido fazer as (parcas) compras de Natal durante a semana, quando está tudo vazio; mas em geral os centros comerciais estão às moscas. Fui ao cinema e a secção da restauração, às 20h, estava a menos de meio, em muito ocupada por gente como nós, que depois vimos no cinema (que, aliás, fomos ver pela primeira vez em dois meses, com cartão de estudante, só para suavizar o golpe).

Noutra ocasião, a um sábado, fomos comprar um presente para uma criança. Por momentos pensámos que as lojas estavam fechadas porque a maioria das pessoas estava no hipermercado, deixando as lojas do centro completamente vazias.

Como disseram acima, a blogosfera vive dentro de si mesma, ou povoada com arautos da desgraça ou com aquelas pessoas a quem a crise não incomoda.

Obrigada pelo post. Já me sentia só. És GRANDE!
Imagem de perfil

De pedrocs a 13.12.2011 às 12:05

Está toda a gente no Almada Forum, só pode. É que mal se consegue andar.
Imagem de perfil

De pedrocs a 13.12.2011 às 12:06

Mas não quero deixar a ideia de que discordo com o post, só porque o centro comercial lá da zona anda cheio. Eu acho que se nota *e bem* a crise.

Eu vejo pessoas da geração anterior preocupadas... isso para mim diz tudo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.12.2011 às 16:56

E, eu que não tenho culpa nenhuma, porque não votei nesta corja de saqueadores, que nos desgoverna, estou levando por tabela: parte do meu 14º mês já se foi e para o ano é que vão ser elas...vou-me ver grego para não arrear.

Os que votaram nestes F...da p...deviam ser estorpiados e postos na fila da sopa dos pobres. Agora vêm com uma lata dos diabos lamentarem-se e falar em crise. Quanto mais me bates, mais gosto de ti. É a filosofia da maioria dos portugas, que os resultados do recente recenseamento mostram bem o atraso dos meus concidadãos.
Portugal tal como o conheci...já era. Os portugueses são iletrados e uns mansos.

MAC
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.12.2011 às 16:32

Afinal onde anda a crise?

Pelo menos já teve efeito sistémico no jonasnuts. Este espaço está mesmo a definhar.

Ó jonas tens que mudar de agulha. Não só medidas recessivas, mas tens que reinventar o crescimento.

Imaginação precisa-se...!

MAC

Comentar post






Arquivo