Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Os bicos dos pés

por jonasnuts, em 20.10.11

Há algumas palavras que quero evitar, aqui no Blog, para que não venham cá parar pessoas ao engano, e com vontade de me chatearem. Já tive a minha dose, muito agradecida.

 

Não me refiro a palavrões, vejam lá como isto está tudo trocado. Não me importo de usar umas caralhadas (ai, mãe, desculpa, bem sei que não foi esta a educação que me deste), mas não quero escrever o nome de certas e determinadas empresas. O que, neste caso, é mau, porque vai ser difícil.

 

Quando, no final do ano passado aconteceu o final daquela minha novela, que culminou numa apoteótica última semana do ano, 90% do tempo em que não estive a dormir foi ocupado com o tema, online.

 

Uma das coisas de que me apercebi (quer na altura quer mais tarde), foi a enorme quantidade de consultores em marketing digital que, de repente, saídos do nada, despontavam, quais cogumelos numa sombra húmida.

 

A grande maioria regressou aos buracos de onde tinham saído, assim que a coisa esmoreceu, não sem que, alguns, não tenham, pelo caminho, usado de tácticas pouco éticas, mas isso fica para um dia, MUITO mais tarde, daqui a uns anos, quando eu já for uma pessoa crescida, e já tiver distanciamento suficiente.

 

Um dos procedimentos de alguns destes marmelos passava por irem para o twitter, spammar a hashtag usada, com diferentes tweets que encaminhavam SEMPRE para o mesmo post. É o chamado SEO rafeiro.Tem impacto a curto prazo, é contraproducente a médio e longo prazo.

 

Se temos de auto-promover adnauseum os conteúdos que produzimos, alguma coisa está mal. Se não forem suficientemente bons e/ou relevantes para que sobressaiam pelo seu mérito e têm de usar subterfúgios para captar audiência, é porque algo está mal. E não é com a audiência, é com o conteúdo.

 

Agora, com a história da edp, muito mais distante da coisa (mas atenta), vejo exactamente os mesmo procedimentos.

 

E, por causa disso e por causa do caso edp, pergunto, quem é que valida a qualidade dos social media consultants? Ou dos especialistas em marketing digital?

 

É que eu vejo tanta incompetência, tanta burrice, tanto desacerto, e tanta ignorância persistente que os senhores que no final do ano passado se andaram a pôr em bicos dos pés, se calhar, fariam melhor, se, em vez de bicos dos pés, pensassem noutro tipo de bicos.

 

Se calhar....chegavam "lá" mais rapidamente.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



7 comentários

Imagem de perfil

De Tito de Morais a 20.10.2011 às 21:09

Acho que é sempre fácil dizer o que os outros deviam fazer. Sobretudo à posteri. Mas quando se é confrontado com as situações, a música toca logo de outra maneira...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.10.2011 às 21:16

É verdade, mas a questão aqui é que são pessoas que se auto-apelidam de técnicos, portantos, especialistas na matéria..... e vai-se a ver, e não são :)
Sem imagem de perfil

De Tito de Morais a 21.10.2011 às 09:08

São aquilo a que chamo "os novos educadores da classe operária"! :) Peritos em dar "palpites" sobre o que os outros devem fazer... vai-se a ver...
Sem imagem de perfil

De Armando Alves a 22.10.2011 às 11:59

Obrigado Maria João, por dizeres o que muitos não têm coragem de dizer. Em muitas salas de reunião por Portugal fora, preferem jogar bullshit bingo em vez de fazer as perguntas difíceis a estes gurus e, no processo desmascará-los.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.10.2011 às 12:01

Se calhar para mim é mais fácil, por não pertencer ao meio :)

Sem imagem de perfil

De Fernando Amaral a 22.10.2011 às 19:02

Ehehe, muito bem :D

No caso da empresa cujo nome não vale a pena dizer, achei importante dar a minha opinião, e claro que também aproveitei o buzz.

Neste caso da EDP pareceu-me logo claro que não tinha a mesma importância, por várias razões, e deixei passar sem qualquer tipo de análise ou sequer um bitaite no Twitter. Fui à página, vi o caos, voltei às tarefas habituais.

Quem foi a correr escrever a sua análise sobre o Facebook da EDP e dar lições de social media acabou por mostrar algum desespero em alimentar e aproveitar-se destes casos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.10.2011 às 19:28

No caso da empresa cujo nome não será citado, é o Voldemort cá do sítio, acho que muita gente disse coisas, fosse "especialista" ou não :)

Mas muitos dos que se apelidam de "especialistas", só os vi duas vezes, até hoje, no caso Voldemort e agora no caso edp.....

:)

Comentar post






Arquivo