Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Estava prometido, e uma vez que eu guardo todos os mails de mil novecentos e carqueja, foi fácil encontrar.

 

Portanto, aqui ficam umas dicas de como podem ser feitas as coisas correctamente, caso se pretenda apresentar uma proposta de parceria publicitária (ou de reviews) a um Blog.

 

1 - Usar um endereço de mail com o domínio da marca que diz representar (é o caso do exemplo ali de baixo, apenas está omitido porque eu nestas coisas sou do tipo de preservar a identidade de quem me contacta).

2 - Use português correcto e simples.

3 - Identifique-se, não só com o nome, mas inclua outra referências que permitam melhor conhecer quem faz a proposta. A reputação de quem pede é tão importante como a reputação de quem recebe o pedido.

4 - Diga ao que vai sem grandes floreados.

5 - Seja honesto, siga o Blog da pessoa a quem pretende propor a parceria, e personalize o pedido mostrando que é leitor.

6 - Faça uma sugestão de produto a experimentar, mas deixe em aberto outros produtos da mesma gama (inclua material informativo acerca da gama).

7 - Deixe claro que aquilo que pretende é uma review depois da experimentação.

8 - Não indique orientação da review. Uma review é uma opinião, para ser verdadeira (e, portanto, eficaz), não pode ser previamente condicionada.

9 - Seja cordial e coloque-se à disposição para mais esclarecimentos se necessário.

 

Este foi o ÚNICO caso, até hoje, e em mais de 6 anos de Blog, ao qual respondi sinceramente, e até dei umas dicas de outros blogs que poderiam ser interessantes. Não fiz o post e expliquei porque é que não o fazia, e mesmo assim a empresa em causa afirmou manter a oferta. Não digo que seja necessário ir tão longe. Acho perfeitamente legítimo que apenas se forneça o produto/serviço a quem à partida se comprometa a escrever sobre ele, mas parece-me que esta empresa (ou esta representante da empresa) é muito à frente.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



14 comentários

Sem imagem de perfil

De Leonel Vicente a 20.05.2011 às 17:50

Confesso que não resisti à curiosidade de tentar descobrir também qual era esta marca... (um pouco mais difícil que a anterior, mas acho que cheguei lá).

De facto, o mail do 'post' anterior é bastante estranho, mas talvez compreensível provindo de alguém que não domina muito bem o idioma português.
Sem imagem de perfil

De Piolho Sintético a 20.05.2011 às 17:57

Eu cá percebi perfeitamente qual é a marca, mas sou suspeito: já comprei um produto da mesma (para oferecer), também por "sugestão" de uma crítica num blog (que até é capaz de ser um dos "outros que poderiam ser interessantes", os graus de separação até à pessoa em causa não são muitos). A nacionalidade a modos que ajuda ...

Agora para ser mauzinho quanto ao ponto do português correcto: "propor" não leva acento circunflexo !
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.05.2011 às 12:08

Pois não, não leva acento circunflexo :) (li este comentário e não respondi de imediato, mas fiquei com ele atravessado e hoje, com um pouco mais de tempo, fui ver se tinha sido eu a escrever "propôr" :) Não fui :)
Sem imagem de perfil

De Papo.seco a 20.05.2011 às 18:13

Eu uso o "Google Reader" para acompanhar os meus blogues favoritos e como é lógico, este está incluido, entre outros. Queria alertar para o facto de estar a "receber" em triplicado, todos os "postes" colocados no "Jonasnuts", não é que me incomode, é só um alerta. Bom fin-de-semana
Sem imagem de perfil

De António Soares a 20.05.2011 às 18:26

Viva,

por aqui não tenho problemas no Google Reader. :)
Sem imagem de perfil

De Ricardo Jorge a 20.05.2011 às 19:12

Eu também subscrevo no Google Reader e não tenho problemas.
Verifique se não está subscrito ao RSS feed e ao Atom feed ao mesmo tempo
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.05.2011 às 20:40

Cruzes.... se um elefante incomoda muita gente..... :)

Mas eu também estou a receber em duplicado e em triplicado alguns posts de Blogs que sigo no NetNewsWire que tenho sincronizado com o Google Reader, pelo que presumo que se trate dum problema (espero que temporário) do Google Reader.
Sem imagem de perfil

De Pedro V. a 20.05.2011 às 18:16

E se tivesse aceite esta proposta, ou outras, para fazer uma review que fosse negativa para a marca? O post era na mesma publicado? E se sim, qual era a probabilidade de essa marca voltar a contactar-lhe para fazer mais reviews?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.05.2011 às 20:41

Bom, o post era mesmo publicado, porque o Blog é meu, e eu publico o que muito bem entender.

Se me voltariam a contactar para fazer mais reviews? Não sei. Se a minha review fosse honesta, talvez. Se a minha review fosse desonesta, provavelmente não.
Sem imagem de perfil

De ana a 23.05.2011 às 10:43

Não posso falar pelas outras marcas, mas posso falar pela empresa citada no email do post.

As reviews negativas, quando construtivas, são oportunidades únicas para a marca melhorar o produto. São elas que nos dizem quais as frustrações dos clientes ao usar o produto, ou as features que eles acham que estão em falta.

Não só lemos essas reviews com especial atenção, como em muitos casos voltamos a esses bloggers com a nova versão do produto, para ouvir o que eles têm a dizer.

Alguns exemplos:
- http://www.heyepiphora.com/2011/02/review-mia-new-version/
- http://longingsend.wordpress.com/2010/10/13/lelo-week-bo-and-tor/

Clientes impressionados e satisfeitos (nem que seja à segunda tentativa), valem muito mais do que campanhas de banners genéricas!
Sem imagem de perfil

De Pedro Rebelo a 20.05.2011 às 19:08

É mesmo muito, muito à frente... Eu estou em falta... Raios...
Sem imagem de perfil

De rita maria a 20.05.2011 às 22:02

Ah, adivinhei bem!
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 23.05.2011 às 01:16

Comparado com os mails da treta que te mando... estes são muito melhores!


Rui
Sem imagem de perfil

De Bino a 25.05.2011 às 01:19

Isto é verídico. Há tempos escrevi a troco de "algo".
Aconteceu-me conhecer uma profissional do sexo, que ao saber de actividades minhas na net, me propôs que escrevesse uma review, em certo site, a respeito da sua perfomance.
Evidentemente obedeci.
Em troca pagou-me um jantar e ainda ganhei um ménage a trois (Ela, eu e uma amiga dela a quem também fiz referência na review).

Comentar post






Arquivo