Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Ainda o vídeo dos finlandeses

por jonasnuts, em 09.05.11

Anda por aí muita gente a dar o dito por não dito, por causa do vídeo dos finlandeses, e da resposta dos finlandeses, e que afinal já não acham que o "nosso" fosse assim tão bom, e que está cheio de imprecisões e de datas erradas, e o caneco, e que apagaram a coisa.

 

Pois eu, continuo a achar-lhe piada. Desculpem lá, mas, para mim, o objectivo do vídeo foi completamente cumprido; divertiu-me. Vou aprender história com aquilo? Não. Vou achar que os finlandeses vão, de repente, mudar de ideias por causa do vídeo? Não. Vou sentir-me mais portuguesa por causa do vídeo? Não. Vou preocupar-me por aquilo ter sido feito por betos, ou por gajos de direita, ou de esquerda, ou do centro? Who gives a shit. Sinto-me representada naquele vídeo? Em algumas coisas sim (as partes do Benfica, evidentemente), noutras nem por isso.

 

Andamo-nos a levar demasiado a sério. Para mim, aquilo não é uma mensagem política, ou uma tentativa de instrumentalização da massas. É um vídeo de 6 minutos e pouco, que me diverte.

 

E isso, nos dias que correm, já vale bastante :)

 

As coisas são aquio que nós deixarmos que sejam. Para mim, nunca foi um vídeo político. Continuará a não ser um vídeo político.

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 09.05.2011 às 14:23

Nem mais Jonas.. há por aí muita gente a levar-se a sério demais.

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De Ana a 09.05.2011 às 14:57

Nao me parece que o objectivo do video fosse diverti-la a si Jonas, nem ao povo em geral pois estava em ingles. Mas tambem como nao sei qual era o objectivo do video, concedo-lhe que este possa ter sido cumprido. Contudo, em minha opiniao, um video feito aparentemente com fundos publicos e encomendado por um organismo autarquico, se nao e' politico e' o que? Informativo nao e', pois esta cheio de inverdades (estou a ser gentil); educativo tampouco pelas mesmas razoes. Para ser usado no encerramento das conferencias do estoril, como li algures? Nao sei. Para divertir o pagode a nossa custa? O mendigo a fazer laracha para ver se aumenta a esmola? Por muito que o veja nao consigo deixar de me sentir envergonhada pela indigencia de espirito que revela. Mas se calhar sou eu que nao tenho sentido de humor e tenho este mau feito que nao me larga. Deve ser isso... De resto e ainda que discordando desta sua opiniao, parabens pelo seu blog. Leio-o regularmente e com agrado e nao deixarei certamente de o fazer por causa do estupido do video.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 09.05.2011 às 15:23

Bom, mau-feitio também eu tenho..... prefiro guardá-lo para outras coisas :)

Ainda bem que discorda....que eu não tenho a veleidade de achar que tenho sempre razão, ou que não haja outras opiniões, todas válidas :
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 10.05.2011 às 19:43

Concordo com a Ana. Aquele vídeo foi feito por uma entidade oficial, com dinheiros públicos e apresentado a propósito de um evento público. Para levar na desportiva era se tivesse sido feito por mim ou por qualquer carola para enviar aos amigos, na desportiva. E aí, santa paciência, poderia haver imprecisões históricas ou mesmo reescritas da história que ninguém levava a mal e, se levasse, chapeau. Não foi o caso.
Tem alguma piada? Tem. Mas perde-a quando se lhe conhece o que o envolveu.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.05.2011 às 20:23

Mas porque é que a origem do vídeo, ou os motivos que levaram à sua elaboração mudam a perspectiva que tenho dele?

O facto de me ter divertido não muda, independentemente do valor que pagaram por ele :)

Queixamo-nos de que as nossas instituições são sisudas e burocráticas, e quando uma dessas instituições tenta sair um bocadinho do cinzento, cai-lhe tudo em cima?

:)
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 12.05.2011 às 00:33

Algumas coisas do video, eu desconfiava que tivessem sido contadas da forma que dava mais jeito, outras nem me passavam pela cabeça.
Uma olhada aqui:
http://mrsteed2.blogspot.com/2011/05/as-estorias-que-andamos-tentar-impigir.html

Diga-se que também não sei nem confirmei se o que ali é dito corresponde exatamente à verdade.
O que é chato é que, se a "piada" foi construída com base em inverdades, ou vá lá, meias verdades, volta-se o feitiço contra o feiticeiro. Digo eu ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 12.05.2011 às 00:35

Acho que nos levamos demasiado a sério. Se se tratasse de um documento histórico, seria preocupante. Sendo, como eu acho que é, um documento humorístico, vale o que vale. E valeu, por me fazer rir :)
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 12.05.2011 às 17:30

Empatamos?
;))
Imagem de perfil

De jonasnuts a 12.05.2011 às 17:33

Combinado :)

Comentar post






Arquivo