Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Os nomes das coisas

por jonasnuts, em 29.03.11

Há muitos anos, quando eu trabalhava em publicidade, uma conhecida marca de detergentes para lavar a roupa queria lançar um novo produto no mercado. Uma fórmula melhorada do seu produto. Nessa fórmula, tinham adicionado qualquer coisa, e queriam informar os seus consumidores.

 

Ora, até aqui, tudo muito bem. Onde eu comecei a estranhar (pobre ingénua que eu era), foi quando nos encomendaram duas locuções diferentes para o mesmo spot de televisão. Num, exaltavam-se as enormes capacidades branqueadoras e cientificamente comprovadas do "Nome do Detergente" com Megaperls, e noutro spot, aliás, no mesmíssimo spot, outra locução, em que a estrela da companhia era o Oxigénio activo (ou coisa que o valha) que, charters de laboratórios comprovavam como eficaz.

 

E eu (coitadinha, tão tenrinha) perguntei, mas afinal, aquilo leva as megaperls ou o tal do oxigénio? O cliente estrebuchou, mas lá disse que não levava nada, mas que se dissessem que levava, as vendas subiam.

 

Relembro-me amiúde desta história. E hoje amiudei-me outra vez, à conta de roupa interior reafirmante e anticelulítica. Só a descrição já me arrepia os pelinhos da nuca. Mas não fica por aqui. Dizem os senhores que "os cristais Bio Activos integrados no DNA da roupa estimulam o metabolismo celular e aumento o fluxo sanguíneo da epiderme".

 

Ora, DNA, que em português se diz ADN é um composto orgânico, cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.

 

Uma cinta com ADN parece-me ser uma coisa muito à frente. E reparem, eu não sou médica ou bióloga, tenho dedos, e vou à Wikipédia.

 

Ora, se a Wikipédia me resolve o problema do DNA, o mesmo já não acontece com os cristais bio activos, ninguém parece saber o que raio são os cristais bio activos. Ninguém? Calma. Há uns senhores que sabem o que são os cristais.Claro que são os fabricantes das cintas, mas isso agora não interessa para nada.

 

A sério.....? Não há uma porra duma entidade que impeça estas merdas de serem lançadas e publicitadas sem primeiro provarem, de facto cientificamente, aquilo que alegam?

 

E multas. Charters de multas. Isso é que era.

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



4 comentários

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 29.03.2011 às 20:39

O Jonas.. se há quem venda pulseiras que equilibram e meio mundo compra .. cintas com ADN até é mais credível... o mundo é dos tontos Jonas.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.03.2011 às 01:12

Os senhores das pulseiras já andam às costas com coimas altíssimas em alguns países...
A das cuecas mutantes para mim é nova...
Cristais bio activos parece ser auto-explicativo... cristais activados biologicamente, pelo que automaticamente fecha a origem da flatulência... e são tantas as ideias de m**** que por aí andam,digo eu que as usem eles.
Sem imagem de perfil

De I. a 30.03.2011 às 09:50

Oh, se fossem aplicar multas por cada informação não comprovada, os cremes anti celulite já não existiam. Aquilo só actua ao nível da epiderme, mascara a celulite porque a pele fica mais tensa, mas não a eliminam e nem sequer contribuem. Podem ser um bom adjuvante quando se faz uma dieta, porque mantém a pele saudável, hidratada e sem ficar flácida, mas mais nada.

Sou uma desconfiadona com essas tretas... e lembras-te do aloé vera, a panaceia para todos os males e que vinha nos detergentes e iogurtes? Já agora, podia-se comer detergente e lavar a roupa com iogurte? Já nem digo nada.
Sem imagem de perfil

De Helena a 30.03.2011 às 12:29

Há muitos anos atrás, era eu estudante, trabalhei numa fábrica que produzia, entre outros, concentrados de laranja para juntar água e obter-se sumo e polpa de tomate. Uma vez perguntei ao responsável o que é que o concentrado e a polpa de tomate de uma marca muito conhecida e respeitada, tinha a mais do que as outras para se justificar a diferença de preços - NADA, foi a resposta, a única diferença é o rótulo e o símbolo da marca na tampa da garrafa, de resto, são iguais.

Comentar post






Arquivo