Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Reality check

por jonasnuts, em 04.03.11

Quando me iniciei nestas lides da Internet, profissionalmente falando, uma das minhas mais valias era não perceber nada disto.

 

A sério. A Internet era algo que fazia nas minhas horas vagas, nunca fiz cursos de informática, e tudo o que sei é por via daquela velha fórmula "tentativa, erro, aprende". Não ter medo de errar também ajudou, sempre levei isto na desportiva e o "vamos lá ver o que é que acontece se eu clicar aqui" é feitio. Isso punha-me ao nível dos utilizadores, percebia as suas dificuldades, porque eram as minhas, tinha empatia pelas suas dúvidas porque eram, ou já tinham sido, as minhas. Era uma enorme vantagem competitiva, para perceber as perguntas (há perguntas feitas pelos utilizadores que os geeks pura e simplesmente não percebem, porque têm o cérebro organizado de forma diferente).

 

Ainda hoje sou um pouco assim mas, há conta de tantos anos a trabalhar nesta área, presumo que esta seja uma competência que tenho vindo a perder com o tempo.

 

E o exemplo mais gritante desta minha perda de competências é a última campanha de rádio da Stapples Office Center, em que anunciam descontos numas impressoras cujo sales argument é : "imprime mails". Não queria acreditar no que estava a ouvir, e fui à procura de mais informação no site da Stapples. Eu tinha de estar enganada.

 

Mas não. Pior ainda do que eu pensava. Mais do que imprimir mails, estas impressoras com desconto imprimem directamente da Internet. Uau! Não é só o mail, é toda a internet ao alcance da impressão. Vamos imprimir a Internet.

 

Já vejo uma catrefada de gente a querer comprar estas impressoras, para poder imprimir as Internetes, e arquivá-las, em dossiers, ordenados alfabeticamente. Presumo que os dossiers com a letra W sejam muitos. E o H também será muito concorrido.

 

E percebo que estou a perder qualidades. Não me identifico com estas pessoas e, lamentavelmente, creio que são, ainda, a maioria.

 

Estou ultrapassada.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



32 comentários

Imagem de perfil

De Telmixa a 04.03.2011 às 10:34

Cá no trabalho, a minha saga é acabar com a impressão de email para serem arquivados. Há 3 anos que tento...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 10:37

Eu percebo que a mentalidade das pessoas demore a mudar, mas as marcas deviam saber melhor :)
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 10:37

Donde sacas a conclusão que imprimir directamente da Internet significa imprimir "internetes"???

Não percebo muito bem este teu post... Mas vou reler umas quantas vezes a ver se intendo melhor...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 10:40

Epá..... imprimir e internet são quase antónimos. Ter uma impressora à venda com o argumento de que imprime directamente da Internet parece-me ridículo. Quanto mais não seja porque...... as impressoras não imprimem todas de onde nós quisermos?
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 10:44

Se o meu português não me engana... Imprimir da internet ou imprimir por email... acho que significa que podes enviar um documento por email/internet à impressora sem ter que estar conectada à mesma por wifi ou cabo... acho eu...

Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 10:46

Percebo a tua questão, eu tenho a vantagem de ter ouvido a campanha de rádio que diz "pode agora imprimir directamente os seus mails". :)
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 10:48

Mas isso até falado se entende... imprimir directamente os teus emails... envias por mail à impressora um documento de word e ela imprime... super útil!

Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 10:49

Imprimir mails é diferente de imprimir através do mail.
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 10:52

Sim eu sei...

Por isso te digo... "pode agora imprimir directamente os seus mails" é na verdade o que faz esta impressora, não necessitas abir algo no teu pc, ela imprime directamente os teus mails, que por acaso é uma função muito útil.

HP ePrint – Imprimir desde cualquier lugar enviando a la dirección electrónica de la impresora, sin necesidad de software especial.

Print apps – Acceso instantáneo a contenidos de Internet relevante e imprimible desde el panel de control de la impresora, para modelos seleccionados.

Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 10:39

Igual que imprimir por e-mail, não significa literalmente imprimir mails...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 10:43

Olha para as setas que coloquei na imagem "Imprima directamente da Internet"
Imagem de perfil

De pechanense a 04.03.2011 às 10:43

Desculpa a minha pergunta (talvez ignorante)

Para que serve imprimir mails e arquivar toneladas de papel num 'sem-número' de pastas, quando eles podem ficar arqivados em pastas no próprio mail? E imprimir a Internet?
:s
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 10:44

Precisamente!
Sem imagem de perfil

De pocaracas a 04.03.2011 às 10:55

Acho que a ideia destas impressoras é elas ficarem em casa enquanto o dono se passeia pelo mundo, munido do seu smartphone. Tira fotos com ele e, quando lhe dá na telha, decide imprimir uma foto, enquanto está ainda fora de casa. Chega a casa e a foto está impressa.... isto se ele não se esqueceu de deixar a impressora ligada durante a sua ausência - prática desencorajada por toda a gente eco-consciente.
Enfim, mais uma invenção para gastar dinheiro inutilmente.
Se o povo lhe pegar, pegou. Se não pegar, há mais impressoras para as marcas fazerem negócio e ganharem os seus milhões.
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 10:59

Porque será que ninguém pensa na utilidade que isto tem em empresas pequenas...
Sem imagem de perfil

De pocaracas a 04.03.2011 às 11:04

Que utilidade é que isto tem em empresas (pequenas ou grandes) ?
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 11:10

1) Comercial na rua... imprime factura ao cliente e ao mesmo tempo imprime copia na empresa...

2) Rapidez de instalação de uma impresora "em rede" num local onde não esteja disponível nenhum informático.

3) entre muitas...



Sem imagem de perfil

De pocaracas a 04.03.2011 às 11:16

1) Pode muito bem enviar a factura por e-mail e deixá-la em formato electrónico. Não há necessidade nenhuma de imprimir as coisas, pelo menos, imediatamente. Do ponto de vista do cliente, é igual!

2) LOL! Boa sorte a instalar isto por alguém que não perceba nada de computadores.

3) venham mais!
Sem imagem de perfil

De VDIAS a 04.03.2011 às 11:22

Do ponto de vista do cliente? e do ponto de vista da empresa? Um puto com 5 anos instala isto... mas não adiciona uma impressora a um servidor de impressão...

Por outro lado a questão não é essa... O post fala de "má publicidade" não da qualidade do produto...

Nao gostam, não comprem... Agora tanto a staples como a hp não estão a dizer nenhuma mentira na forma como divulgam o equipamento.

Qualquer criança com 5 anos percebe o que significa imprimir directamente da internet e por email...
Sem imagem de perfil

De pocaracas a 04.03.2011 às 11:32

pois... e configurá-la para estar ligada à net?
E configurar-lhe o servidor de correio?
Duvido muuuito que seja só ligar e já está.... mas pode!
Se cada impressora vier com um endereço de e-mail pré-definido de fábrica e o módulo TCP/IP com cliente DHCP e a empresa também usar routers com servidor de DHCP (IP automático).

Quanto à impressão, do ponto de vista da empresa, que interesse há em gastar tinteiros + papel? Quanto menos se gastar, melhor. Os departamentos de contabilidade que se habituem a usar computadores. Se tiverem um sistema bem feito, pode receber o mail com a factura e adicionar logo esse valor nos campos devidos para contabilidade futura. Tudo automático, só gasta electricidade. Fazer backups num servidor remoto, só para o caso e pronto.... e há servidores remotos baratitos, como a dropbox ou até google docs...
Não percebo a fixação que se tem com o raio do papel. É um meio obsoleto para certos usos. E este é um uso que gasta em excesso sem qualquer necessidade!
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 04.03.2011 às 11:52

Dá cá mais cinco!!!!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2011 às 13:38

Duma assentada que eu pago já :)
Sem imagem de perfil

De Ricardo Jorge a 04.03.2011 às 14:41

"Presumo que os dossiers com a letra W sejam muitos. E o H também será muito concorrido."

Essa fez-me rir alto. Muito bom
Sem imagem de perfil

De AB a 04.03.2011 às 23:18

Olá Jonas.
Eu também estou a ficar velho. A última TV que comprei perguntou-me se se podia ligar ao meu Airport. A seguir foi o leitor de Blu-Ray. Pronto, está tudo em rede, só faltam os ferros de engomar. E desde que o ferro tenha um IP e software para isso, até posso mandá-lo passar as camisas. A sério, não vejo grande dificuldade em uma impressora ter um IP, mas eu sou tosco.
Parece-me um argumento de vendas sem grande polémica, dará jeito a alguns, a outros nem por isso. A minha HP lê quase tudo o que é cartão de memória e nunca usei essa facilidade. Certamente haverá quem ache utilíssimo imprimir fotos sem ter que ligar o computador.
Quanto ao reinado do papel, aqui em Portugal, deve terminar no dia de S. Nunca. O Sr. Bill Gates previu o fim do reino do papel - até escreveu um livro sobre isso : )
Sem imagem de perfil

De Marco a 06.03.2011 às 15:20

AB, mas há impressoras de rede há anos: tenho aqui ao meu lado uma HP 3210 AiO há cinco ou seis anos que funciona assim.

O que eu acho é que a frase está mal enjorcada... Imprima directamente da Internet? Eu tive que ir ler as características da impressora no próprio site da HP, porque não estava a ver qual era a grande avaria.

Duma maneira ou de outra, acho o conceito assustador, e seria das primeiras coisas que eu desligava, safa!
Imagem de perfil

De jv a 06.03.2011 às 13:56

Eu cá só frequento a Net - para ver GAJAS, mas daquelas que valem a pena...claro!

jv
Imagem de perfil

De jv a 07.03.2011 às 10:18

Espectáculo!

Neste portefólio só faltaram mesmo as mais: Angelina Jolie, Jennifer Aniston, Maria Sharapova e claro...a nossa Jonas.

É também por isto, que venho a este espaço.

Obrigado!

jv
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.03.2011 às 10:20

Eu aposto que as supracitadas estão lá (quase) todas, é consultar o arquivo, que o e Deus é muito completo.

Sem imagem de perfil

De Phi a 06.03.2011 às 15:45

Curiosamente, também a Apple tem contribuído para este fenómeno, numa altura em que já devíamos ser totalmente "paperless". A verdade é que as últimas versões do iOS para iPhone, iPod touch e iPad, permitem a impressão via wifi directamente para as impressoras.

Ou seja, elas até já tinham esta função, isto é, ligadas em rede na casa toda via wireless. O dispositivos é que mudaram e passaram a poder enviar impressões directamente, sem recurso ao PC ou Mac.

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo