Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Blogs activos

por jonasnuts, em 04.02.11

Esta é uma dúvida antiga. É muito frequente perguntarem-me, quantos Blogs existem no SAPO, e eu respondo, correcção, primeiro vou ver, e depois respondo, que eu não sei essas coisas de cor. A pergunta que surge inevitavelmente a seguir é, quantos estão activos?

 

E é aqui que eu começo a devolver perguntas. E a sério, eu faço mesmo as perguntas, porque não sei. Tenho uma opinião, claro, mas não tenho certezas.

 

O que é um Blog activo? É um blog actualizado pelo seu autor? É um blog que apesar de não ser actualizado, continua a receber visitas, muitas vezes, comentários?

 

A sério. As novas tecnologias e as redes sociais introduziram uma série de dúvidas, as coisas já não são só a branco e preto. Um blog não é constituído apenas pelo seu autor (ou autores, no caso de blogs de comunidade). Um blog é constituído por várias partes. Os seus autores, sem dúvida, mas também os seus visitantes e ainda os seus comentadores (no caso do blog permitir comentários).

 

Só se todas estas partes estiverem ausentes é que o Blog pode ser considerado inactivo e, mesmo inactivo, deve apagar-se? O Blog duma pessoa que morreu, apaga-se?

 

Na minha opinião, não.

 

Um blog, para mim, está activo enquanto tiver visitas, mesmo que o seu autor já o tenha abandonado há muito.

 

Vou dar-vos um exemplo. Um dos meus blogs favoritos, que revisito de vez em quando, não é actualizado desde 2003. Sim, há mais de 7 anos que o seu autor não escreve porra nenhuma e, no entanto, continua a ser excelente. Continua a receber as minhas visitas (e as de mais pessoas, estou certa). Está activo? Está :)

 

Esta é uma interpretação difícil de engolir, o fim da conversa que descrevi ali em cima é sempre o mesmo. As pessoas concordam com a minha leitura, mas dizem que para os seus mapas precisam de saber quantos blogs há, que tenham sido actualizados nos últimos 15 dias.

 

Ficam com o quadro por preencher. Porque eu não sei. Nem quero saber :)

 

Quanto ao Blog que continua a proporcionar-me horas de prazer, é, obviamente, O Meu Pipi.

Autoria e outros dados (tags, etc)



22 comentários

Sem imagem de perfil

De Marco a 04.02.2011 às 13:27

Ironicamente, praticaste o amor, mas com "f", do link desse blog em particular... ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.02.2011 às 14:21

Erro de newbie, ainda por cima, com a repetição do http :)

Já está corrigido :)
Sem imagem de perfil

De Marco a 04.02.2011 às 14:24

Aqui entre nós, ainda não está bem na batata... :D
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.02.2011 às 14:26

LOL!

Agora sim, na batata, que fui confirmar :)
Sem imagem de perfil

De Dani a 04.02.2011 às 13:50

Durante anos perguntou-se quem seria o autor de O Meu Pipi, o blogue anónimo (e depois livro) que fazia humor com palavrões, obscenidades e ordinarices. Durante anos atiraram-se nomes para cima da mesa: Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink, José Vilhena, Ricardo Araújo Pereira, alguém das Produções Fictícias. Afinal, nenhum deles. Afinal, nem sequer de um homem se tratava. Apesar de passar metade do tempo em considerações sobre o pénis baptizado de Zé Tolas, O Meu Pipi foi escrito por uma mulher: Sofia Saraiva, 32 anos, profissional de publicidade.
Sem imagem de perfil

De Marco a 04.02.2011 às 14:02

Dani, isso foi desmentido logo na altura: foi brincadeira de 1º de Abril da revista TimeOut.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.02.2011 às 14:22

O autor é um homem. Sempre soube disso, mesmo antes de saber quem é, na realidade, o autor da coisa :)

Há ali coisas que só podem ser escritas por um homem :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 04.02.2011 às 13:51

Concordo, um blog está activo enquanto tiver visitas... quando as pessoas querem saber quantos blogs foram actualizados nos últimos 15 dias, devem perguntar isso, não se está activo. O nos adoptamos é actualizado quando há coisas para lá colocar... e por vezes podem passar meses... mas ele continua activo.

Tens um http a mais ali no link do pipi

Jorge
Sem imagem de perfil

De Helena a 04.02.2011 às 14:10

Apagar um blogue de alguém que morreu parece-me quase um crime, porque um blogue me parece algo bastante próximo de um livro. Alguém se lembraria de destruir todos os exemplares do livro de alguém que tivesse morrido?
Sem imagem de perfil

De Rui Costa a 04.02.2011 às 14:52

(uma série de considerações mais ou menos desorganizadas)

Esta "coisa" dos blogs activos é sempre uma discussão interessante mas que resulta inevitavelmente em voltarmos ao ponto de partida no fim do debate.

Numa comunidade como a dos Blogs do SAPO até vai sendo mais ou menos possível medir "actividade" graças ao trabalho bestial da pessoas que garantem a estrutura. Tu tratas 80% dos blogs por "tu". Mal começam a ganhar corpo dás por ela e sabes dizer-me a mim e quem quer que pergunte se um deles é "activo" ou "inactivo".

Sabes, porque os conheces profundamente. Sabemos no caso do "O Meu Pipi" porque num país como Portugal, com as coisas boas e más que resultam de termos esta dimensão, houve UM "O Meu Pipi", UM "Abrupto", UM "disto" e outro "daqueles".

Logicamente que um blog com Arquivo (assim com maiúscula mesmo), que tenha sido escrito ao longo de meses ou anos é, no meu entender, um blog activo. Hoje, amanhã e sempre que a informação que lá morar tiver valor nem que seja para uma única pessoa. Se tivermos em conta a génese dos Web Logs essa pessoa até poderia ser o autor. Na definição mais actual de blogs talvez não seja assim mas eu gosto mais do romantismo da primeira.

Só que os blogs não se esgotam nisto. Um blog com meia dúzia de postas escritas à pressa e sem intenção alguma que não seja a de ocupar espaço, seja para testar o serviço, para ver se dá para por uns Google Ads, etc., não é um blog activo.

A actividade de um blog só se pode medir pela qualidade e relevância da informação que lá mora. O resto são formas de medir em quantidade.
Felizmente em Portugal não precisamos - sempre - de as usar.

Agora o caso WP ou LJ. Como é que nestes mais de 50 milhões de blogs vamos definir o que é activo ou inactivo? Caso a caso? Pelo arquivo?

Vou almoçar :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.02.2011 às 14:56

Opá..... é tão conversar com pessoas que nos entendem (mesmo que não concordem) e que argumentam......

Eu sou um bocadinho fundamentalista da coisa, para mim, se tem visitas, está activo. Sou ainda muito ingénua (e nesta idade, presumo que já não tenha cura) para pensar que os que escrevem meia dúzia de posts para tentarem ver se o Google dá por eles, mais tarde ou mais cedo, por falta de relevância, deixam de ter visitas.

:)
Sem imagem de perfil

De antonio diogo a 04.02.2011 às 20:18

então quer-se dizer ...o que as pessoas escrevem nos blogs qq dia é apagado ?
eu pensei que fosse eterno , como um diário .
haverá sempre uma razão económica...
eu sabia que não há almoços grátis
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.02.2011 às 21:43

Eterno, não há nada :)

Mas do que sei, a maioria das plataformas de alojamento, não apaga Blogs.
Sem imagem de perfil

De R. a 04.02.2011 às 23:57

Olá Jonas, que lindo o teu blog. encontrei por causa da ensitel (imagino que já nem possas ouvir falar nisso), e entretanto fartei-me de ler.
Eu discordo um bocadinho, acho que um blog activo é um blog com novos posts!
Blogs arquivo são como bons livros que gosto de voltar a ler. Dos melhores, concordo com o pipi, mais o arrumadinho que já não temos e o do love coach (sermacho.blogspot.com) que também nunca mais escreveu nada.

Continua a escrever, excelente blog Jonas :)
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 05.02.2011 às 12:43

Do que li aqui, uma coisa bateu-me fortíssimo: deve apagar-se o blog de alguém que morreu? Suspirei de alívio ao ler "Não". É que se além do físico se apaga o imaterial e o virtual o que resta de quem viveu?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.02.2011 às 15:57

Aqui temos vários Blogs de pessoas que morreram e que não serão apagados. Vamos criar uma área, "In memoriam" onde ficarão esses blogs.
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 07.02.2011 às 00:02

Por acaso tenho um blog "quase" nessa situação...e não sei que lhe hei-de fazer. Há alguma maneira de o suspender, sem acabar com ele? Isto porque também acho que um blog não activo, sem actualizações, não dá lá bom aspecto ao(s) autore(s), para além de ser uma coisa um tanto enganosa.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.02.2011 às 00:06

Espero ardentemente que não tenha um blog quase a ir parar à categoria "In Memoriam" :)

Se quer suspender o blog, faça um post explicando isso mesmo, é o post que as pessoas vêem quando chegam e pronto, fica explicada a ausência :)
Sem imagem de perfil

De Amadeu a 07.02.2011 às 13:42

Deve estar mesmo a entrar nessa categoria :-))

Vou fazer isso mesmo, um post a explicar a suspensão, mas mantendo tudo o que entretanto lá foi metido. É um blog de uma loja/galeria de arte, que neste momento por razões...como explicar...assim a modos estou nas lonas pronto, está fechada, mas quem sabe um dia... :-) e é por restar essa esperança que não quero acabar com o blog.
Imagem de perfil

De PortoMaravilha a 07.02.2011 às 22:11

Parece-me algo ( e não alho que afugenta os vampiros e as vampiras) muito complexo e também muito questionante.

FaceDead já existe ( escrevi um post no cosmeticas sobre esta problemática o ano passado ).

O questionamento que se levanta é o problema da morte e ao mesmo tempo da vida.

Melhor dizendo, permite um blog dum falecido o luto ?

Não é necessário o luto para a vida ?

É um blog um álbum de fotos ? ou é uma página na web susceptível de ser modificada, transformada ?

Parecem-me perguntas que não devem ser evitadas.

Entre um blog dum falecido e uma cabeça mumificada, prefiro esta última. Uma escolha antropológica que se pode discutir.

Nuno

Imagem de perfil

De French Guard a 12.02.2011 às 14:19

E é com muito orgulho que, pese embora a (temporária, temporária...) ausência de actualizações vejo o Incontinental resistir ali na barra lateral.
Ainda está "activo"?
Um beijinho,
FG
Imagem de perfil

De jonasnuts a 12.02.2011 às 20:18

Eu rio-me sempre que lá vou, portanto, está activo :)

(mas mais actualizações seriam bem-vindas :)

Comentar post






Arquivo