Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Mitos urbanos

por jonasnuts, em 22.06.10

Irritam-me os mitos urbanos.

 

O que anda por aí à solta, neste momento, refere que os jogadores da equipa da Coreia, de 1966, foram todos postos em campos de concentração.

 

Não defendo o regime em vigor na Coreia (nenhuma ditadura é boa, na minha opinião, por mais vantagens que possam aparentemente apresentar), mas desconstruir este mito está à disposição de qualquer um que não queira emprenhar pelos ouvidos.

 

Vejam aqui, aqui, e se quiserem ir mais longe, vejam o documentário que foi feito sobre a equipa, há uns anos. (UPDATE - quem quiser ver o documentário completo é ir ao iPhil).

 

Emprenhem pelos ouvidos se não tiverem forma de o evitar, mas os contraceptivos estão aí, à disposição de quem quiser. Só emprenha quem quiser.

Autoria e outros dados (tags, etc)



14 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.06.2010 às 00:28

Trata-se de mais um mito.. penso eu... É óbvio que não me admirava que ouvissem uma reprimenda do líder... tal como a França tem estado a ouvir dado o comportamento (esse sim vergonhoso) da equipa...

Penso que o tempo irá desfazer esse mito... dado que a equipa norte corena está integrada nas competições internacionais... quer da fifa (qualificação para mundiais e jogos olímpicos) quer da "UEFA" asiática... para a taça da ásia.. e é claro.. dado o mediatismo da selecção norte coreana dado o regime político que vigora nessa país.. todos vão querer saber se os jogadores deste mundial.... desapareceram do mapa...

:)



Ricardo Martins
@rfam
Sem imagem de perfil

De Phil a 23.06.2010 às 00:35

Hum...quero acreditar que muito do que vai lendo por aí, é mais na onda da ironia e que é tudo "da boca para fora"!


Obviamente que o guarda redes não terás as mãos cortadas...nem o jogador que marcou o golo ao Brasil, teve direito a uma dose extra de arroz...ou que a Coreia do Norte ia apontar as armas nucleares a Portugal...mas todo o  contexto socio-cultural da Coreia do Norte, cria o "ambiente" ideal para atirar esse tipo de deixas...infelizmente há pessoal que leva certas coisas demasiado a sério...


Mas olha...este post, foi uma excelente dica para outro post que vou fazer...para destacar esse documentário da BBC...sempre a BBC...absolutamente brutal!
Sem imagem de perfil

De Miguel a 26.06.2010 às 14:01

"ou que a Coreia do Norte ia apontar as armas nucleares a Portugal..."

Esta seria o cúmulo da parvoíce...para começar o que se apontam não são as armas nucleares, são os mísseis. Se têm uma ogiva nuclear ou não é absolutamente irrelevante.
E os mísseis norte-coreanos mal chegam ao Japão, quanto mais virem para o outro lado do mundo.
Enfim, um monte de parvoíces (e ainda hoje no Público, a corresponde deles em Washington fala sobre o destino dos jogadores norte-coreanos de 1966).
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.06.2010 às 01:00

Já agora..
Gostava de postar outro link... que desfaz mais um mito que se tentou criar...
de que o jogo contra portugal seria transmitido... mas que a transmissão seria manipulada... ou cortada... dado que a equipa estaria a perder 7-0...

http://voices.washingtonpost.com/soccerinsider/2010/06/north_korea_shows_live_tv_cove.html


Ricardo Martins
@rfam
Sem imagem de perfil

De Miguel a 26.06.2010 às 14:02

Esta saiu-lhes ao lado, pela 1ª vez transmitiram um jogo em directo (essa parte não é mito) e levaram 7-0... desgraçados!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.06.2010 às 01:09

Peço desculpa pelo spam.. :) e sequência de comentários...

mas já que se fala de futebol e mitos...

seria muito mais interessante colocar a energia que se colocou na discussão desses mitos....  na discussão de problemas bem reais do futebol moderno...

http://current.com/shows/vanguard/92495403_soccers-lost-boys.htm

documentário que me impressionou... fã de desporto... fã de futebol... e que sei a quantidade de jovens futebolistas de países africanos tem o meu benfica... e porto e sporting nas suas camadas jovens...

deixou-me a pensar...

Pergunto-me, que papel terão nesta cadeia os grandes clubes portugueses que cada vez mais incluem jovens africanos nas suas camadas jovens. Jovens que vêm um ano e são descartados no ano seguinte. Quantos dos jovens africanos que actuam nos escalões jovens do Benfica, Sporting, Porto são oriundos destas redes de agentes? Deverão os adeptos exigir ao clube maior ética neste tipo de contratações?

http://conversasdabola.tumblr.com/post/714627174/documentario-trafico-de-jovens-futebolistas-africanos


Ricardo Martins
@rfam
Sem imagem de perfil

De Phil a 23.06.2010 às 03:46

Para quem estiver interessado, aqui está o documentário completo:


http://videos.sapo.pt/phil/playview/9
Sem imagem de perfil

De drCursor a 23.06.2010 às 09:02

Outro link sobre o assunto :http://radiomoscovo.blogspot.com/2010/06/o-fairplay-estalinista.html
Sem imagem de perfil

De HCarvalho a 23.06.2010 às 12:55

Esse mito não aconteceu, mas coisas bem piores tem acontecido na Coreia do Norte, na grande fome dos anos 90 as pessoas desenterravam as crianças que morria de fome de modo a alimentar os vivos, as famílias até três gerações dos que fogem do país são enviadas para campos de concentração para o resto da vida deles, nesses campos são executadas pessoas todos os dias, os prisioneiros trabalham até à morte, os guardas atiram os bebés recém-nascidos contra as rochas e fazem-se experiências médicas que fazem o Dr. Mengele parecer um santo. Sugiro que leias estes links:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/newsnight/8701959.stm (http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/newsnight/8701959.stm)
http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20081105f1.html (http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20081105f1.html)
http://www.signonsandiego.com/uniontrib/20050515/news_mz1e15howard.html (http://www.signonsandiego.com/uniontrib/20050515/news_mz1e15howard.html)
http://www.guardian.co.uk/world/2004/feb/01/northkorea (http://www.guardian.co.uk/world/2004/feb/01/northkorea)


É este o país que segundo o PCP é uma democracia e um exemplo a seguir
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.06.2010 às 13:07

Como refiro no post, não tencionava com o texto que escrevi branquear fosse o que fosse, apenas contrariar um mito urbano. Outros casos terríveis e tenebrosos terão ocorrido, mas, aqueles jogadores não foram enviados para campos de concentração, ao contrário do que se diz.
Imagem de perfil

De PortoMaravilha a 23.06.2010 às 22:43

Oups : Pergunta totalmente surrealista e nascida junto dos surrealistas :

Porque é que um peixe nada sempre em volta do seu bocal ?

Porque não tem memória !

É que a memória é complicada e complexa !

Nuno
Imagem de perfil

De pedrocs a 24.06.2010 às 13:28

Toda a gente sabe que isso é mito urbano. Eles foram, isso sim, comidos vivos pelos membros do Comité Central numa cerimónia santânica. Duh.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.06.2010 às 23:30

Em volta do hotel pirâmide que ainda está por acabar.


Todo e qualquer badameco sabe isto!
Sem imagem de perfil

De QuemSouEu a 28.06.2010 às 10:38

"Kan Chol-hwan esteve dez anos num desses campos, o Yodok, e conta no seu livro Os Aquários de Pyongyang que encontrou lá "um prisioneiro célebre na Coreia". Tratava-se de Park Seung-jin, jogador da selecção de 1966. Para festejar a vitória face à Itália, "os jogadores fizeram uma festa algo descontrolada num bar, onde beberam muito e se envolveram com raparigas... Em Pyongyang, a prestação da equipa nacional no estádio [derrota face a Portugal] e no bar foi muito pouco apreciada, e o comportamento dos jogadores considerado burguês, reaccionário, corrompido pelo imperialismo e pelas suas ideias perversas"..."


Aqui:

http://jornal.publico.pt/noticia/28-06-2010/os-nortecoreanos-vao-para-casa--ou-para-o-gulag-19703475.htm

Comentar post






Arquivo