Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Saúde mental

Jonasnuts, 24.03.10

Parece que foi feito um estudo sobre a saúde mental em Portugal. Acho muito bem, mas ainda não lhe consegui deitar a mão, pelo que apenas sei o que vem nas notícias, por exemplo, aqui.

 

Por isso, e porque conheço o tratamento que os órgãos de comunicação social costumam dar aos estudos, e porque conheço muitos estudos que são meras extrapolações de extrapolações de adivinhações de entrevistas feitas a meia dúzia de gatos, reservo a minha opinião para depois de ler o estudo, e de, sobretudo, olhar para a ficha técnica do dito cujo.

 

E gostava, sobretudo, de saber se o estudo se debruçou sobre o preconceito e a ignorância em relação às doenças mentais. Ter uma doença mental é uma vergonha (a não ser que seja uma doença da moda), uma pessoa não diz "a minha filha é esquizofrénica", diz "a minha filha é fraca dos nervos", nunca ninguém diz que tem uma avó com Alzheimer (bom, quase nunca), diz que tem uma avó esquecida, por causa da idade. Ninguém tem depressões, são fases. E é esta ignorância, e este preconceito que têm de ser combatidos. Quando uma doença mental for encarada com a mesma naturalidade que qualquer outra doença, a coisa corre melhor para todos. Doentes, familiares, e o resto da malta.

 

Até lá, está tudo bem, muito obrigada.

12 comentários

Comentar post