Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Volta não volta meto-me nestas coisas, por necessidade, claro.

 

Está na altura de decidir em que escola ponho o puto para o próximo ano lectivo. O meu filho sempre andou em escolas particulares, mas desta vez, decidi-me pelo público, sou, portanto, marinheira de primeira viagem nestas coisas das inscrições e dos registos e dos agrupamentos e das burocracias.

 

Poderia pensar-se que nos dias de hoje, com a web, a coisa seria fácil de fazer (ou de aprender), mas parece que não.

 

Saber a que agrupamento escolar pertence a minha área de residência parece ser um segredo bem guardado, online, pelo menos. As recomendações que tenho recebido mandam-me à junta de freguesia da minha área de residência, fazer a pergunta. Tendo em conta que é informação automaticamente georreferenciada, não deve ser difícil fazer um site do tipo, coloque aqui a sua morada, e nós dizemos quais os agrupamentos. Não sei, talvez seja impressão minha.

 

Saber quais as escolas que tenho à minha disposição, independentemente da minha área de residência, e o que é que tenho de fazer, dentro de que prazos, para inscrever o meu filho, com que grau de certeza de que fica na escola que escolhi, também é difícil, ou sou eu que estou à procura no sítio errado.

 

Horários das escolas, por anos, também é coisa que não encontro (pelo menos para as escolas que estão na minha short list).

 

E depois, aquela coisa, sobre a qual eu até entendo que ninguém escreva (mas já merecia), que é prática comum, a de aldrabar a morada para se conseguir que os putos fiquem na escola onde pretendemos que, de facto, fiquem. Tanto post a explicar como é que se fazem bombas, e como é que se fazem outras coisas menos próprias, e uma coisa simples, que aparentemente toda a gente faz (mas eu não conheço ninguém que faça, claro), e não há um post com um passo-a-passo para explicar como é que se faz a coisa, alegada e hipoteticamente, claro.

 

É, chamemos-lhe assim, um admirável mundo novo que estou a descobrir.

Autoria e outros dados (tags, etc)



18 comentários

Sem imagem de perfil

De Elsa a 07.01.2010 às 14:12

A Escola que a criança frequenta, à partida, pode dar essa informação. Por norma, independentemente do local de residência, os agrupamentos onde as privadas estão incluídas abrangem todos as crianças da escola. Espero ter ajudado
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 07.01.2010 às 14:27

Tu queres que eles coloquem online?.... pois, há dois anos decidimos colocar as criancinhas no publico, fomos ao agrupamento em Junho (sabíamos qual era o agrupamento), o nosso pedido foi o primeiro a aparecer para aquele ano. Passou Junho, Julho, Agosto, em Setembro já todo o mundo sabia onde iam parar as criancinhas menos nós... depois de queixas à DREL, teve que o meu mau feitio vir ao de cima para finalmente arranjarem vagas numa das escolas.. isto depois de eu ter armado um escabeche tal, que me ameaçaram com a Policia para ver se eu me calava.

Ora, se ele colocassem estas coisas na internet, lá se iam as cunhas, as vagas para os amigos que até vivem no outro lado da cidade mas que gostam mais daquela escola, etc, etc, etc.

Resta-me desejar-te boa sorte.. e uma enorme dose de paciência

Jorge Soares
Sem imagem de perfil

De José Gaspar a 07.01.2010 às 14:40

Ora aí está uma oportunidade de mercado. O SAPO lançar um e-sapo ou um sapo escolinhas sei lá :-)
Já que não existe essa informação em lado nenhum. LOL
Ah! E não estou a tentar ser simpático. Tenho mesmo muito MAU feitio. ;-)
Imagem de perfil

De Claudia Borralho a 07.01.2010 às 15:35

Epá isso da morada acho que é uma questão de sorte.
Tenho uma amiga aqui perto que utilizou um papelucho assinado pelo morador da tal morada que foi arranjado na escola privada onde o puto andava antes.
De resto só conheço casos de pedir morada a amigos ou familiares.
Depois ainda tens outro problema, é que cada escola tem lá as suas regrazinhas para isto. Para a escola onde anda o puto da minha amiga, pelos vistos bastou o papelucho assinado, mas tenho outra amiga que pediu para usar a morada dos meus pais e era preciso inscrição presencial com quem mora efectivamente na morada...
Sem imagem de perfil

De catarina campos a 07.01.2010 às 16:14

Para saberes os agrupamentos: http://www.drelvt.min-edu.pt/pesquisa/pesquisa.asp

Depois telefonas para o agrupamento e eles dizem-te (mais ou menos) o que é preciso para matricular. Digo eu...mas por acaso, qd matriculei o meu puto na primária, no agrupamento até eram muito simpáticas, as senhoras da secretaria.

Quanto a isso das moradas, não sei do que falas...:D Mas ouvi dizer que há escolas que pedem (por exemplo) um comprovativo de água ou luz no teu nome.

Sem imagem de perfil

De catarina campos a 07.01.2010 às 16:16

Telefona para a Junta que eles dizem.
Sem imagem de perfil

De Simpático a 07.01.2010 às 17:05

podes matricular o puto na escola da área da tua residência mas também podes matricular numa escola na área do teu trabalho... caso há-ja vagas :-)

A residência terá a ver com a freguesia onde estás recensseada... também poderás por a residência da avó, da tia para o colocares em outra escola que prefiras... mas isso depois implica um encarregado de educação na mesma morada.

Horários das aulas... isso só mesmo quando as escolar fazem os horários... depois das matriculas feitas.

Um abraço!
Imagem de perfil

De mrconguito a 07.01.2010 às 20:07

Para conheceres todas as escolas do país, por área usa este sítio: http://roteiro.min-edu.pt/.
Aí tens os contactos de todas elas. Não te esqueças que as inscrições são sempre feitas na escola-sede do agrupamento.
Sem imagem de perfil

De CERRAJERIA EN SEVILLA a 08.01.2010 às 10:22

Bem vinda ao mundo do serviço publico em Portugal
Sem imagem de perfil

De Eliana a 18.03.2011 às 11:47

Olá,
Pior estou eu..
Que fui à escola sede do agrupamento e não me sabem informar se a minha morada pertence aquele agrupamento ou a outro.
Pelos vistos moro no meio de 2 mega agrupamentos, e não me sabem informar a qual deles pertenço, pois os mega agrupamentos são muito recentes (apesar de já terem 1 ano) e isso (das moradas) ainda não está bem definido..
foi o que me disseram na secretaria da escola..apesar de terem sido muito simpáticas, não me resolveram o problema..não sei o que hei de fazer..

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo