Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Cara Galp

por jonasnuts, em 14.12.09

Moro num 11º andar de um prédio antigo. Vou fazer obras de remodelação da cozinha em Janeiro, que incluem deixar de utilizar gás de botija, para passar a usar gás natural. Até aqui tudo muito bem.

 

O meu esquentador, no entanto, trocou-me as voltas ao prazo, e não aguentou mais um mês. Deu o berro na semana passada. Ora, não podemos ficar 1 mês sem esquentador, não é?

 

Toca de comprar um esquentador novo, para gás de botija, e em Janeiro modificava-se para passar para gás natural. Até aqui, continua tudo muito bem.

 

Quando chegaram os vossos colaboradores para instalar o esquentador, entre outros problemas (imediatamente solucionados pelos donos da casa), disseram que não podiam instalar a coisa, porque em prédios com mais de 28 metros não é permitida a utilização de botijas (qualquer coisa a ver com o facto dos bombeiros não conseguirem subir acima dessa altura).

 

Pronto, é a Galp a fazer o seu trabalho, em prol da segurança de todos. Até aqui, continua tudo muitíssimo bem, claro.

 

Onde a coisa dá para o torto é no facto de, a mesma empresa, sem tirar nem por, vir aqui a casa todos os meses, entregar-me as botijas de gás.

 

Reparem, eu não recebo as botijas no R/c. Os senhores da Galp vêm com 2 botijas de gás pelo elevador até ao 11º andar. Os elevadores são daqueles sem porta, pelo que nem sequer dá para dizer que não sabem que subiram acima dos 28 metros. Mais, quando faço o pedido, dou a minha morada correcta, 11º andar. Quando comprei as botijas de gás, no contrato que celebrei com a Galp, indiquei a minha morada correcta, 11º andar. Não conheço nenhum prédio de 11 andares que tenha menos de 28 metros. Nunca foi um problema.

 

Cumé Galp? Ou deixam de vir entregar as botijas aqui a casa ou instalam a porra do esquentador, certo?


Não, a coisa resolveu-se doutra maneira, antecipei a instalação do gás natural, e fico sem fogão e sem forno na cozinha durante 1 mês. Dá imenso jeito não ter forno agora para o Natal. Obrigada Galp.

Autoria e outros dados (tags, etc)



15 comentários

Sem imagem de perfil

De KI a 14.12.2009 às 12:10

Cambada! Devem ter pensado q querias o esquentador para servir de bibelot! Ou vai na volta, como estamos no Natal, de centro de mesa...
Sem imagem de perfil

De João Simões a 14.12.2009 às 14:00

E porque não instalas tu própria o esquentador? :P Pensava que eras perita em bricolage! hehe
Imagem de perfil

De jonasnuts a 14.12.2009 às 15:38

Não me entendo com canos e, além disso, eu sou maluca, mas não sou estúpida, com gás, não há espaço para amadores e eu sou amadora.

Se o toalheiro ficar meio torto (não fica, mas amos supor), não vem daí mal ao mundo. Se o cano do gás não ficar bem soldado, podem morrer pessoas, ou pode haver uma explosão (ou ambas).
Imagem de perfil

De Gloria a 14.12.2009 às 19:01

esta em destaqe ?? aserio ?? =O
Pode darme o link sff ! =D
Sem imagem de perfil

De Luís a 15.12.2009 às 05:54

Sugestão que já vai tarde: tudo eléctrico...

http://forumdacasa.com/discussion/2050/ajuda-para-escolher-termoacumulador/
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 15.12.2009 às 19:29

Porque é que será que é sempre assim? Foge!, muito sofre a domesticidade neste país!
Imagem de perfil

De blogdoluisinho a 16.12.2009 às 01:55

Quis retribuir o comentário que deixou no meu blog(por simpatia, mesmo que isso custasse...) mas ao entrar neste blog gostei muito, e afinal não custou nada, afinal quem corre por gosto...

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De PortoMaravilha a 16.12.2009 às 17:39

Não quero parecer ignorante , mas o que é um elevador sem porta ? É como os antigos elevadores dos prédios de Paris ? ( mas mesmo esses tinham uma grade que se desdobrava e que fazia função de porta ).

E Viva Oporto
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.12.2009 às 20:43

É um daqueles elevadores que parecem de carga. Não têm cabine isolada da porta dos andares, à medida que andas nos elevadores, vês as portas e o bocado de cimento entre andares.
Sem imagem de perfil

De João Simões a 16.12.2009 às 22:08

O Normal em prédios com vá 20 anitos :P Eles têm porta, simplesmente não é agarrada ao elevador x)
Imagem de perfil

De PortoMaravilha a 18.12.2009 às 19:41

Obrigado Jonas.

Acho que entendi.

E Viva o Porto !
Sem imagem de perfil

De Joao A. a 16.09.2011 às 10:22

O pé-direito normal duma casa anda à volta dos 2,70 m. Vezes 11 dá cerca de 29,7 m. Com uma tolerância de 10%, ah e tal, pode descer até aos 26,7 m. Não custa ser tolerante, fechar um pouco os olhos e ganhar mais um cliente!

Eu próprio moro num 17º andar num edifício com mais de 30 anos e que sempre teve que depender de gás butano, das típicas botijas. Acho essa lei um bocado tonta (se é que tem de facto alguma força legal, e provavelmente não poderá ser aplicada retroactivamente). Quase que aposto que foi uma emanação do lobby do gás canalizado.

Apesar de o meu edifício ter sido infraestruturado (finalmente consigo usar esta palavra) para o gás natural, prefiro manter o sistema antigo. Caso contrário, teria que pagar uma quota de serviço mensal (que ainda por cima não é fixa, pode disparar se eles acharem que o meu consumo é baixo). Se for viajar uns meses para o estrangeiro, não tenho que andar a sustentar esse pessoal, pago apenas o gás que efectivamente consumo.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.09.2011 às 10:26

Explicaram-me na altura que tem a ver com o tamanho que as escadas dos bombeiros alcançam. Acima do 4º andar, não chegam lá, por isso não se pode correr o risco de explosão.
Sem imagem de perfil

De Pedro Amaral Couto a 14.08.2013 às 20:26

Um curiosidade.

Depois de comprar casa, pedi à Galp para instalar a infraestrutura para usufruir de gás natural no apartamento.
Com a fiscalização, fiquei a saber que ainda tinha de celebrar contracto para fornecimento de gás. Entretanto, a canalização não está a ligar ao esquentador (o cano está com uma tampa e com a torneira fechada).

Telefonei à Galp para fazer o tal contracto. Estima-se que 4 dias úteis façam outra inspecção, mas é necessário estar tudo ligado (no meu caso, o esquentador).

Telefonei para um número de telefone que foi referido num e-mail para a instalação dos canos, para saber se a Galp pode fazer a tal ligação ou se posso fazer a ligação. Depois de muito tempo para descobrir o meu processo, mandaram-me telefonar para outro número, mas já tinha passado das 19h.

O que gostava de saber é se sabes se é necessário um técnico fazer essa ligação ao esquentador, ou se posso fazê-lo com um tubo de metal apropriado. Gostava de ter isso amanhã ou sexta-feira. :P

Já agora, aconteceu um incidente. Sou do 3º andar e ligaram o cano ao contador do 4º andar. Tiveram de corrigir isso. E fiquei a pensar que na fiscalização, iam colocar o tubo no esquentador.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 14.08.2013 às 20:53

Do que sei, toda a instalação tem de ser feita por uma empresa acreditada, que te passa uma declaração em como foram eles sim senhor que instalaram, e que está tudo ok, com um descritivo do que fizeram.

E quando vier a inspecção da companhia do gás (prefiro esta expressão), tens de ter o papalucho dos caramelos que instalaram a coisa. Sem papelucho, não há palhaços.

Comentar post






Arquivo