Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Halloween

por jonasnuts, em 27.10.09

O halloween é uma tradição americana, levada pelos Irlandeses mas com origens celtas (há quem defenda outras), e tem-se transformado ao longo dos anos.

 

Não é, definitivamente, uma tradição portuguesa. O nosso equivalente será o Pão por Deus, que é comum fora de Lisboa, mas de que nunca ouvi falar até ter vivido na província.

 

Ora....Halloween tem muito mais glamour que pão por Deus. Há as abóboras, há os monstros, as coisas nojentas, os doces, as máscaras....é todo um imaginário infantil habitualmente associado ao carnaval, em repetição. Para quem, como eu, detesta o carnaval, a hipótese de repetição é um suplício.

 

Tenho resistido, ao longo dos anos, às várias investidas da miudagem, e sou categórica. Máscaras é no carnaval, e não vai ninguém pedir doces à casa de ninguém que isso é perigoso e o vizinho do 9º é uma besta.

 

Até que este ano, fruto de várias convergências extra-familiares, mas familiares, a festa de anos de um dos putos, calha a ser no dia 31. E o que é que ele escolheu fazer? Uma festa de Halloween, pois claro. Pronto....nada a fazer, tenho mesmo de entrar no espírito e organizar a coisa.

 

Alguém sabe onde é que se encontram ferramentas para esculpir abóboras à maneira? Nos Estados Unidos há disso ao pontapé, mas já não vou a tempo de encomendar isso da Amazon.

 

Mais dicas Halloweenescas são bem-vindas.

Autoria e outros dados (tags, etc)



8 comentários

Sem imagem de perfil

De João Simões a 27.10.2009 às 15:38

Quando era puto faziamos os "Bolinhos e Bolinhós" a ideia original era receber doces também, estratégia que rapidamente foi adaptada para "pedir um tostãozinho"! :P

Em relação ás tools, se é para pores miúdos a fazer, hmmm não sei, no meu tempo de miúdo a minha mãe nao tinha problema em deixar-me mecher em facas que eu era muito certinho (not!) mas os miudos agora veêm digimon a mais e são doidos :P

Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.10.2009 às 16:12

Mas há ferramentas específicas para esculpir abóboras :)
Imagem de perfil

De ADzivo a 27.10.2009 às 16:28

Necessitas de um cortador canelado, uma faca de descascar e de um estilete tailandês. O estilete tailandês pode ser substituído por um bisturi mas quanto ao cortador canelado só mesmo o dito. Em Lisboa, como deves calcular não sei. Mas já experimentas-te procurar numa "loja" para hoteleiros... ou ligares para o Ritz e pedires ao chef residente que te informe? ele, ou qualquer outro chef residente de um outro hotel/restaurante, sabe informar-te.
Imagem de perfil

De ADzivo a 27.10.2009 às 16:34

adenda

permite-me, vai a www.everest.pt na caixa de procura insere DECORAR A MESA COM FRUTA E VEGETAIS

good starter
Sem imagem de perfil

De Blondewithaphd a 27.10.2009 às 18:20

Lá na Alemanha não temos o Hallowe'en mas temos o Martinstag, que é na mesma altura, e a miudagem fica entretida a fazer velas e a decorar frascos velhos, onde se metem as velas. Aquilo depois ilumina os parapeitos e faz um efeito engraçado. Eu entretinha-me assim, mas isso foi antes da net e da PSP.
Lá das ferramentas... pois, só sei mesmo de facas de cozinha suficientemente afiadas e paciência.
Imagem de perfil

De Moira a 27.10.2009 às 21:29

Jonas,
Ferramentas não sei onde encontrar, mas comidas Halloweenescas encontras ao pontapé neste blog: http://lacasitaverde.blogspot.com/
Desejo-te sorte para a concretização da coisa.
Eu também sou anti Halloween, acho uma coisa apalhaçada, mas nós acabamos sempre a importar tudo, o bom e o mau.
Sem imagem de perfil

De Edgar Durão a 28.10.2009 às 09:46

Bolinho bolinho, que saudades :)
Sem imagem de perfil

De Raquel a 28.10.2009 às 17:13

Nada que uma boa faca não faça...espreita aqui http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Fazer&ID=78

Comentar post






Arquivo