Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Da praça

por jonasnuts, em 19.09.09

Costumava ir à praça com o meu pai, há uns 30 anos. Todos os Sábados de manhã, cedo, praça do Saldanha.

 

Depois deixei-me disso, quer da praça quer de pai, e quando, anos mais tarde, tive de fazer compras optei pelos hipermercados. Nem nunca mais me lembrei da praça.

 

Há uns tempos, na senda da resolução de comer mais saudável cá por casa, comecei a prestar mais atenção à qualidade das coisas, e ao preço.

 

O meu sítio favorito para fazer compras é o Super Cor, do Corte-Inglês, mas isto, do ponto de vista da qualidade e da variedade. Já o preço, chiça penico. O Continente é mais barato, mas a qualidade dos frescos é, vamos ser simpáticos, merdosa.

 

Decido fazer um misto. As coisas que se podem comprar em qualquer sítio, encomendo no Continente Online (onde também consigo praticar algo em que pretendo melhorar, que é a arte da paciência, esperar pelo site é um belo exercício de paciência). Dizia eu, as coisas embaladas, compro no Continente Online, mas os frescos não.

 

O Super Cor é fixe, mas fica no fim do Sol posto, não dá para lá ir todas as semanas. Quer dizer, dar dá, mas tenho coisas melhores para fazer ao fim-de-semana.

 

Lembrei-me da praça, principalmente porque passo TODOS os dias na do Saldanha, a caminho do trabalho.

 

Esta manhã, se bem o pensei, melhor o fiz (andava roxa para dizer isto).

 

Claro que por "manhã" entenda-se a minha manhã, que já me basta a semana para acordar às 7.

 

Cheguei à praça aqui do sítio às 11 e pouco. Praça pequenina, não tem muitas coisas, e o avançado da hora não deve ter ajudado. Isso e o facto de eu, newbie, não ter levado nada para carregar as compras.

 

Mas gostei. Chamaram-me menina, ofereceram-me coisas, e o ambiente é fixolas, provavelmente por me fazer lembrar os meus 10 anos :)

 

Vou comprar um trolley geek, todo giraço, e repito a experiência. Alguém recomenda algum trolley em especial?


(Não, não quero uma segway, como sugere o meu filho, embora pudesse ser divertido).

Autoria e outros dados (tags, etc)



8 comentários

Imagem de perfil

De Jorge Soares a 19.09.2009 às 12:21

O Jonas... porque é que entre os "Poderá também gostar de" associados a este post, está a aparecer a capa da playboy de Portugal?...raio de associação.

Em Setúbal Ir à praça ao sábado de manhã é uma tradição, eu fico sempre deliciado com o arranjo das bancas e com a enorme variedade.. já para não falar na qualidade e nos preços, especialmente do peixe, sempre fresco e quase sempre peixe do mar...peixe com sabor a mar, nada que ver com os peixes de aviário dos hipermercados.

Bom fim de semana
Jorge
Imagem de perfil

De jonasnuts a 19.09.2009 às 12:23

O linwithin normalmente tem umas ideias muito liberais acerca da associação de posts, mas neste caso não acho que esteja mal de todo.

Praça -> marmelos (que por acaso queria comprar e não encontrei).

Cá em casa a tradição dos Sábados de manhã é dormir, mas vamos ver se para a próxima consigo ir mais cedo e apanho mais coisas, desta vez do peixe, nem cheiro :)
Sem imagem de perfil

De inesn a 19.09.2009 às 14:10

eu tb tenho andado na senda dos frescos mesmo frescos e a saber ao que são (difícil, difícil!!).

do continente tenho a mesma opinião que tu e a praça aqui da zona (mesmo atrás da minha casa) só me deu desilusões até ao momento; encontrei agora uma espécie de loja dos tresentos, formato mega, com talho e frutaria que me tem deixado agradavelmente surpreendida (só não tem, infelizmente, um décimo do encanto dos mercados tradicionais). o único problema é que está fechada este mês inteiro e agora ando às aranhas...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.09.2009 às 20:48

trezentos
Imagem de perfil

De jonasnuts a 19.09.2009 às 23:55

(Sim, eu percebi que o anónimo com a correcção dos trezentos, eras tu).

A minha irmã, que foi quem me deu a dica da praça) tem um truque porreiro para comprar coisas que saibam ao que são. Têm que cheirar ao que são. É isso e as categorias. Eu não fazia ideia que a fruta tinha categorias, I, II e III. A melhor é a I, a II é menos boa, e a III é tenebrosa.

Portanto, olhar para a categoria, e cheirar, embora isso nos faça fazer umas figurinhas jeitosas :)

(Já dei por mim a cheirar tomates no Continente, e a deixá-los lá porque não cheiravam a nada - e isto dito assim, fica lindo :)
Sem imagem de perfil

De inesn a 19.09.2009 às 14:11

ahhhh...

moravas na zona do saldanha?? não andaste no camões, não?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 19.09.2009 às 23:41

O meu pai gostava de dizer que morávamos no areeiro, mas na realidade morávamos na Picheleira :)
Andei no Académico, na Duque d'Avila.
Sem imagem de perfil

De inesn a 21.09.2009 às 17:23

já me chibatei umas treZentas vezes...

Comentar post






Arquivo