Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Proposta eleitoral

por jonasnuts, em 16.09.09

Não sei muito bem a quem endereçar esta proposta, se às televisões, se à ERC, se aos candidatos, se aos jornalistas. Olhem, entendam-se uns com os outros.

 

Os debates entre candidatos servem para que meia dúzia de comentadores políticos possam justificar os seus ordenados, e para que alguns mais esgrimam argumentos nos Blogs, mostrando a quem quiser ver que têm jeito, e que se calhar até davam bons comentadores políticos (há excepções, não ando tudo à procura de tacho ou visibilidade).

 

Creio no entanto, que a grande maioria dos eleitores decide em quem vota ou por tradição (sempre votou naquele partido), ou porque gosta mais da cara de A ou de B. Não conheço um eleitor, dos normais, que leia o programa proposto pelos partidos.

 

Posto isto, creio que os senhores (todos os que descrevi no primeiro parágrafo) deviam repensar os debates, e fazer só a coisa no modelo Gato Fedorento, mais oleado.

 

O Esmiuçar os Sufrágios vai ter mais impacto na decisão dos eleitores do que todos os outros programas/debates/frente-a-frente juntos.

 

A ordem dos candidatos não foi a mais feliz (para o programa), já que eles ainda estão à procura de um tom e de um ritmo, e que o Ricardo Araújo Pereira ainda está demasiado preocupado em encontrar o personagem ideal e ainda tem medo de sair do armário e assumir-se como gajo que até joga em igualdade (ou mesmo superioridade) de circunstâncias com as pessoas que está a entrevistar. Mas é capaz de lá chegar, já esteve melhor ontem do que anteontem.

 

Quanto às comparações com o The Daily Show with Jon Stewart, ainda é cedo. O formato é semelhante e, embora o Ricardo Araújo tenha potencial para ser o Jon Stewart português, os outros três não têm hipótese de chegar aos calcanhares do John Oliver, da Samantha Bee ou do Jason Jones.

 

Anyway....a proposta do título do post é esta.....façam mais entrevistas neste tom, e menos das outras. É uma win, win, win situation. Ganha a televisão, ganha o candidato, ganha o público e ganha a política na medida em que muita gente que não se interessaria pelo tema vê a coisa, porque é divertido.

Autoria e outros dados (tags, etc)



12 comentários

Sem imagem de perfil

De Flavia Paluello a 16.09.2009 às 10:49

Então estava doida para comentar com alguém o programa (mas tinha de ser um "entendido" - que conhece os outros todos lá "de fora").
Eu acho que é muito cópia por enquanto, e como eles são tão criativos, não custava nada aproveitarem sim o formato, mas inovarem um bocadinho e adaptarem melhor à realidade tuga ".
Fora isto, o Sócrates estava muito mais à vontade, o início da Manuela foi terrível, péssimo e horroroso, mas não é que mesmo no fim, nas duas últimas intervenções, parecia outra pessoa a senhora!
O Sócrates por ter ido tão bem, parece que foi muito bem treinado, já a Manuela no final pareceu-me muito mais natural - lembrou-me da avozinha que é. ;)

A ver os próximos e continuar a sugerir inovações :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.09.2009 às 11:47

Eu por acaso acho que a única coisa semelhante é o formato, mesmo os textos da primeira parte do programa são fraquinhos, fraquinhos, fraquinhos, pelo menos para já. Também é preciso ver que não há tradição deste tipo de humor em Portugal, pelo que ainda estão a afinar a coisa.

Quanto aos dois entrevistados, e note-se que sou muito pouco suspeita, achei a Manuela Ferreira Leite muito mais à vontade e natural do que o Sócrates, mais artificial e com a estratégia, errada, de ser engraçado.
Sem imagem de perfil

De Phil a 16.09.2009 às 14:04

Uma coisa é certa... das toneladas de lixo que tem passado, relacionado com a campanha, ainda só vi os programas do Gato Fedorento! Vai mudar o meu voto? Não! Vejo, porque quero ver os candidatos humilhados? Não, até porque, os Gatos têm nível suficiente para não seguir por esse caminho!

Acho que é mesmo o formato que me atrai, da mesma forma que gosto de ver o Daily Show (gostava de ver mais, confesso)!

Infelizmente, os Gatos foram logo criticados pela opção...mas eu pergunto...o Contra-Informação não é uma "cópia" do Spitting Image de Inglaterra? E não deixa de ser um bom produto que acabou por encontrar o seu rumo...muito próprio...

Acho que os Gato Fedorento terão a capacidade para conseguir encontrar o seu rumo neste formato e eventualmente ter no futuro, pós-eleições um programa do género...diário ou semanal... (em Portugal, parece-me que não há capacidade de produção de um programa diário).
Imagem de perfil

De Pedro Oliveira a 16.09.2009 às 15:16

Gosto do modelo e tudo o que me faça rir depois de um dia de trabalho é bem vindo.Quer Sócrates quer Ferreira Leite estiveram bem e ajuda-os a mudar a opinião que o povo tem dos politicos, o que é muito bom para todos.

p.s: tomo a ousadia de lhe sugerir ler este post http://vilaforte.blogs.sapo.pt/265730.html . muito agradecido por este ano fantástico.
Sem imagem de perfil

De inesn a 18.09.2009 às 09:04

off topic: obrigada ;)

(das entrevistas: sócrates completamente artificial, ferreira leite cautelosa mas a surpreender, portas não vi, louçã sem surpresas)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.09.2009 às 09:06

(Andamos a deixar comentários off topic no blog uma da outra :)
Sem imagem de perfil

De inesn a 18.09.2009 às 11:11

e ainda não acabou. acabei de ler o teu outro comentário e não consegui parar de rir!! já temos qualquer "coisinha" em comum!
Imagem de perfil

De Artemisa a 18.09.2009 às 16:34

Cópia ou não, o programa é fabuloso. Dizem aquilo que toda a gente sabe mas ninguém diz, sem sorrisos forçados nem cortesias de 'Sr. Engenheiro', 'Sra. Doutora'... Acabam por mostrar mais verdade do que qualquer outro programa.

Se isto fosse sempre assim, até eu me interessava por política!! :D
Imagem de perfil

De Adriana a 18.09.2009 às 22:54

Olá. Quero perguntar se será possível criar ou alteraruma página web nos blogs sapo, e depois pôr como site, como esta página, que acaba em ".com".

Já vi páginas semelhantes, nos blogs sapo, mas não sei se é como penso. Pode esclarecer-me? :x
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.09.2009 às 23:38

Posso, mas há quem, melhor que eu, o possa fazer, como por exeplo a equipa dos Blogs do SAPO (a que pertenço) no Blog oficial dos Blogs: http://blogs.blogs.sapo.pt

(mas é a opção de domínio próprio. Compra um domínio, cria um cname a apontar para blogs.sapo.pt e coloca o endereço de domínio próprio nas configurações do Blog. Isto dito assim parece complicado, mas na realidade não é :)
Imagem de perfil

De Adriana a 26.09.2009 às 11:34

Pois, fiquei confusa xDD
Imagem de perfil

De rais parta ó miúdo! a 19.09.2009 às 08:03

Ontem estava a começar a escrever umas humildes linhas para expressar meia dúzia de ideias incrivelmente parecidas com as tuas e desisti, porque o gaiato queria pesquisar umas coisas e diz que o pc dele não dá. É ronha para fazer nenhum mas lá vou caindo...
O Ricardo, tem, de facto, potencial, e, é o único dos 4 que nem precisa de se por em bicos de pés para chegar ao nível do Jon , mas duvido que progrida porque não se sente à vontade nestes formatos.
Passei por aqui para ver as novidades e como vi esta pérola...

Comentar post






Arquivo