Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Das fardas

por jonasnuts, em 12.09.09

Dizem que elas gostam de fardas. Nem todas, pelo menos, que eu sempre detestei.

A escola do meu filho tem 2 desvantagens, uma delas é ter farda. Eu bem lhe chamo uniforme, para ver se descanso a minha cabecinha, mas não, farda é mesmo o nome daquilo.

 

Confesso que se fosse uma farda tradicional, daquelas com calças de fazenda, camisinha branca, pullover e gravata (ou laço), mais os calções com a meia até ao joelho, teria escolhido outra escola (sim, sou assim tão fundamentalista), mas a verdade é que, de todas as fardas escolares que conheço, a da escola do meu filho é a mais porreira. Calças de ganga, t-shirts, sweat-shirts, e a coisa mais cocó que tem são uns pólos (manga curta e manga comprida), com colarinhos, com que embirro um bocadinho.

 

Mas pronto, o puto vai de sweat-shirt, calças de ganga e ténis. Menos mal. Preferia que não houvesse farda, mas pronto.

 

Há bocado, a comprar as coisitas que faltavam para compor o guarda roupa deste ano, numa loja que só vende fardas para escolas, e enquanto esperava na enorme bicha para pagar, ouvia duas mães, daquelas enfeitadas colares e pulseiras que fazem barulho e ferem os olhos. Apontavam para a zona onde está arrumada a roupa da escola do meu filho e dizia uma delas "olhe para aquilo, calças de ganga, parece que os miúdos vão todos os dias para as obras". Olhei, sorri, e anotei mentalmente a imbecilidade, mas fiquei caladinha. Coitadas. Mas passado um bocadinho, voltam à carga, "olhe para o material daquelas sweat-shirts, tão rafeiro" (é algodão, normalíssimo).

 

Pronto, já tinha feito a minha boa acção do dia, ficando calada da primeira vez, não sou a Madre Teresa.

 

Sorri docemente para elas, apontei para as minhas coisas em cima do balcão, onde estavam umas das tais calças de ganga e uma das tais sweat-shirts de material rafeiro e disse, "olhe, o meu filho anda nessa escola, e eu prefiro que ele ande vestido mais à vontade, do que ande desde pequenino de camisinha e gravata. Tem muito tempo para ser monótono, lá para os 30, acaba o curso de gestão, casa com uma dondoca, e nessa altura terá a oportunidade de andar de gravatinha e camisinha escolhidas pela mulherzinha, mas para já, prefiro que seja mais livre".

 

Coitadas...não sabiam onde é que se haviam de meter.

 

Lá paguei e vim embora, deixando-as certamente a comentar a falta de chá que têm as mães dos rapazes que andam nas obras.

Autoria e outros dados (tags, etc)



7 comentários

Sem imagem de perfil

De lucy p a 12.09.2009 às 14:54

hahahaha... parabéns! eu teria dito a mesmo coisa (pelo menos na minha imaginação), mas em inglês... essa gente assim fica ainda mais calada/perdida quando digo coisas em inglês face a estupidez e esnobismo dela.

as minhas filhas também têm farda..uma como a do teu filho, e outra mais trad. ADORO, porque tira a questão eterna e diária de "o que vestir".
Sem imagem de perfil

De MaryAnn a 12.09.2009 às 22:02

Isso foi LINDO!!
Pessoalmente, acho algumas fardas lindas, tipo aquelas cinzentas e brancas que se vêem nos filmes de high school americanos. Entendo quem diga que é uma coisa chata, que tira a individualidade dos alunos e tal, mas creio que que tem originalidade consegue dar o seu toque único à coisa e além disso, põe todos os alunos assim com um ar de igualdade, sem as marcas à mostra e tal (já para não falar daquela maneira horrível de andar com as calças no fundo do rabo). Também há fardas horríveis - no externato em que andei, eram verde musgo e as saias pareciam toalhas de mesa. Enfim, acho que exagerei no tamanho do comentário, sorry =x Mais uma vez, boa saída para as pindéricas!
Sem imagem de perfil

De inesn a 13.09.2009 às 14:51

bem, eu tenho poucas certezas na vida mas uma delas é a de que os meus filhos nunca frequentarão uma escola em que existam uniforme (bibes, sim...fardas/uniformes/whatever, NÃO!)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.09.2009 às 15:43

E também tinha essa certeza :)

Não gosto, mas numa escola pesamos os prós e os contras. Nesta escola há 2 contras e muitos prós. A não ser que fosse uma farda absurda (e não é), não poderia ultrapassar as demais vantagens. :)
Imagem de perfil

De me a 13.09.2009 às 22:33

lllllllloooooooooollllllllll
Muito bom!
Mas o meu usa dessas fardas, de calções, meias pelo joelho e camisa! :o))))
(vá mas de dondoca não tenho nada - garanto!!!)
Bjocas
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.09.2009 às 22:38

E não te custa vê-lo de calções no Inverno? E igual aos outros todos? :)

O meu termina este ano esta escola, e a próxima, se tudo correr bem, não tem farda. Mas, já fui mais fundamentalista, embora não seja algo que me agrade, há outros factores que valorizo mais :)
Imagem de perfil

De me a 14.09.2009 às 11:03

Ali no inverno permitem o uso de calças! :)

O facto de andar igual aos outros todos... já fui mais fundamentalista! Como dizes há prós e contras e eu valorizo mais a qualidade de ensino! (epá e até dá jeito saber o que o miúdo vai vestir no dia seguinte! :p)

Bjocas

Comentar post






Arquivo