Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Hóquei

por jonasnuts, em 10.09.09

Qualquer pessoa com filhos passa pelo drama das actividades extra curriculares. Há quem atafulhe as criancinhas de actividades extra curriculares, há quem opte por não fazer nada, e há quem tente encontrar o meio termo. Eu sou destas últimas.

 

O desporto é importante e, nessa perspectiva, tenho incentivado o meu puto a experimentar vários, para ver de que é que ele gosta. Football, ténis, natação, já fez (e já não faz), falou-me em Karaté por volta dos 6 anos, mas tendo sido uma praticante da modalidade sei que, para ser feito a sério, dá cabo dos joelhos, pelo que na minha opinião, nunca antes dos 10. Para ser feito a brincar, e precisamente por ter praticado, não quero.

 

Este ano, confrontado com a necessidade de escolher um desporto, disparou em várias direcções. O Hóquei foi um dos tiros. Ok, hóquei, tem vantagens e desvantagens, mas vamos lá aprofundar a coisa.

 

Liguei para o Clube Desportivo de Paço de Arcos, e expliquei ao que ia. O meu filho, de 11 anos, gostava de conhecer melhor a modalidade, para ver se seria algo de que gostava e que pudesse aprender.

 

Resposta: 11 anos? Mas já praticou hóquei? Não. Sabe andar de patins? Não.

 

Então não dá. A nossa escola de hóquei é dos 4 aos 8 anos, e começam a competir aos 6. Aos 11 anos já são praticamente profissionais, e já não dá para integrar miúdos que não pesquem nada do assunto.

 

4 anos. Era preciso que o puto entrasse entre os 4 e o 8 anos.

 

Portanto, das duas uma, ou eu tenho um esquema muito bem planeado para a actividade desportiva do meu filho assim que ele nasce, ou estou lixada.

 

Aquela coisa do desporto pelo desporto, e pelo prazer da actividade, não mora ali.

 

Ainda bem que é um clube cujo lema é "amizade primeiro, competição depois", porque senão iam buscá-los à saída da maternidade.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



21 comentários

Sem imagem de perfil

De catarina campos a 10.09.2009 às 20:11

Ora então. Eu conheço bem a escola do CDPA. Não sei se te lembras dos meus posts sobre hóquei no babyblog? era nesse clube. o meu puto entrou exactamente quando fez 6 anos. E digo-te, o hóquei lá é bestial, principalmente pelo extraordinário professor Jaime, que é excelente a todos os níveis. Fomenta o espírito de equipa, o fair-play, via as notas deles na escola e dizia sempre que só podiam estar no hóquei se tivessem boas notas, porque a escola estava primeiro e ensinava miúdos mesmo pequenos (3, 4 anos) a patinar, com uma paciência espectacular). O meu puto aprendeu a patinar (patins de rodas) em 3 aulas, acho. E adorava aquilo.

agora: o clube forma a miudagem toda. é, segundo sei, uma das melhores escolas de hóquei em patins de Portugal. tem uma longa tradição de campeões (o Jesus Correia, campeão mundial, tem uma estátua em PA)e forma os putos para depois seguirem para outros clubes. e os treinos e tudo aquilo é mesmo a sério. Na altura eram 4 treinos por semana, dois ao fim de semana, manhãs de sábado e domingo, mais os jogos (campeonato distrital ah pois...) e era uma vida dedicada ao hóquei, basicamente. para mim não dava, para o pai do puto muito menos, desistimos no final desse ano. Com enorme pena do miúdo, mas ele tb achou bem, que realmente não dava mesmo. eles avisam logo, aliás, quando o inscrevi, que era para ser assim.

claro, aos 11 anos, os atletas todos do clube jogam hóquei em patins há 6, 7 anos, estão no campeonato nacional, etc etc. Não dá para começar nessa altura, pelo menos naquele clube. Mas podes tentar no clube desportivo de Oeiras, que penso, não é uma escola de alta competição como o CDPA.
Sem imagem de perfil

De catarina campos a 10.09.2009 às 20:17

Mas...é mesmo uma vida de treinos e idas todos os fins de semana para aqui e ali com os miúdos, jogarem nos outros clubes, etc etc. Portanto não é um desporto de ir lá levar e buscar duas vezes por semana. Porque depois os miúdos claro que querem estar na equipa e participar e ir aos jogos todos e essa coisa toda.
agora que é um desporto muito bom para o espírito de equipa e que tem uma tradição de desportivismo mesmo boa, isso tem. Nada a ver com o futebol tuguês...eu digo-te, ainda tenho imensa pena de não ter continuado, mas tinha que ser realista e não dava de todo.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.09.2009 às 20:24

Tu sabes que eu andei este tempo todo a falar contigo sem saber que tu, eras tu?

Engraçado.

Lembro-me lindamente dos posts sobre o hóquei, e o rabo gelado, e lembro-me particularmente que me agradou uma das coisas que descreveste, do teu puto ter dito "temos de jogar todos, não importa se somos bons ou somos menos bons, porque o importante é sermos unidos" (ou qualquer coisa do género), e confesso que apesar das desvantagens (desporto exigente e violento) as tuas descrições pesaram como factor positivo. Isso, e o facto de morar muito perto e ter familiares com pedigree na história do hóquei em Portugal :)
Imagem de perfil

De Rui Magalhães a 10.09.2009 às 20:19

Olá Maria João.
Quando comecei a praticar ginástica acrobática tinha já quase 16 anos. Foi na Associação Académica de Coimbra e, embora seja uma modalidade em que o início da prática se queira o mais tenro possível, deram-me a oportunidade que precisava. Resultou bem uma vez que fui vice-campeão nacional por 2 vezes e campeão nacional no ano passado. Neste momento tenho 20 anos e sou treinador desta mesma modalidade. Esperemos que encontre um clube como o nosso, que no seu plano de formação consegue enquadrar todas as crianças.
Boa Sorte!
Para terminar deixe-me dizer que lhe aprecio imenso o blog :P

Rui Magalhães
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.09.2009 às 20:26

Obrigada pelo testemunho......e embora vá a Coimbra praticamente todas as semanas, não é uma opção (infelizmente, a julgar pelo que descreve :)

Mas sim, claro que vou continuar à procura, mais para mais agora, depois do seu testemunho :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.09.2009 às 20:38

E parabéns pelos sucessos, já agora :)
Imagem de perfil

De Rui Magalhães a 10.09.2009 às 21:23

Muito obrigado :D
Imagem de perfil

De pedrocs a 10.09.2009 às 22:10

Só por curiosidade, se escreves 'football', porque não escreves 'tennis' e 'hockey'? :-)

E já agora, desse ponto de vista, 'karate' não deve levar acento.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.09.2009 às 22:19

Porque tennis, quando eu aprendi a escrever já era ténis, e hockey, quando eu aprendi a escrever, já era hóquei, enquanto que football, quando eu aprendi a escrever, era football :)

Karaté a mesma coisa, embora eu saiba que é mais correcto, do ponto de vista karatekiano, escrever Karate.
Imagem de perfil

De pedrocs a 10.09.2009 às 22:30

Portanto é só porque és teimosa.

Eu sabia a resposta, era só para confirmar :-)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.09.2009 às 22:31

Portanto, confirmaste que eu sou teimosa :)

Imagem de perfil

De pedrocs a 11.09.2009 às 00:52

às vezes uma pessoa precisa de se certificar novamente de coisas que já sabe. Dá uma certa segurança à vida.
Sem imagem de perfil

De Luis a 11.09.2009 às 07:40

http://stuarthp.com.sapo.pt - Em Queluz
http://www.adoeiras.pt/ - Em Oeiras
http://hcsintra.home.sapo.pt/hcsintra.htm - Em Sintra

Imagem de perfil

De Pedro a 11.09.2009 às 10:18

Estou a aprender a andar de patins agora, com 25. Mas já vi que para o CDPA, devia mas era já estar a arrumar as botas... :P
Sem imagem de perfil

De Bino a 11.09.2009 às 12:23

Mete o puto a guarda redes que não precisa saber patinar muito, ou então experimenta a ADO (Associação Desportiva de Oeiras).
Imagem de perfil

De Claudia Borralho a 11.09.2009 às 12:24

lol essa eu já sabia... então em paço de arcos ;) entram todos entre os 5 e 6 anos! pergunta no benfica ou assim, mas acho que qualquer clube que tenha em vista a competição começam com os miúdos muito cedo.

se ele gostar de cavalos vai sempre a tempo de equitação, na gnr é barato e o mais novo que devem começar é cerca dos 7 anos, eu comecei com 17!!! hehehe

se é só para aprender a andar de patins eu ofereço-me! mas só daqui por uma anito, ok?

(eu comecei com os patins aos 8! e mais tarde descobri que o meu pai chegou a fazer hoquei)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 11.09.2009 às 12:43

Eu sei andar de patins, e posso ensinar-lhe, mas a onda era algo mais sistemático e em grupo (é melhor para ele se se tratar de um desporto colectivo, que ele tem de adquirir algumas competências no que ao trabalhpo em equipa diz respeito :)
Imagem de perfil

De Pedro Pereira a 11.09.2009 às 15:28

oh, o paço d'arcos é um clube, que a nível sénior, compete no campeonato nacional, pelo que a estrutura do clube, toda ela ´tem métodos que visem uma formação de topo, para gerar mais craques no futuro. Deste modo, as crianças sao sujeutas a uma grande carga de treinos e muito rigor. Acredito que haja outros clubes de hoquei em que o seu filho possa jogar :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 11.09.2009 às 15:38

Acho que um posicionamento mais competitivo não deveria excluir um posicionamento mais desportivo e pedagógico. Mais para mais, porque nem todos os craques começam a jogar aos 4 anos, e pode ser que com este tipo de atitude estejam a excluir potenciais estrelas :)
Sem imagem de perfil

De Artur Anjos a 12.09.2009 às 00:59

Oh Jonas, eu não compreendo é como é que tu vives em Paço de Arcos e o teu puto não sabe andar de patins aos 11 anos! A malta de Paço de Arcos aprende a andar de patins logo que começa a andar para os 4 quando se entra no hoquei não passar uma vergonha! :-)

Estou a brincar e a falar a sério. Eu nem me recordo quando aprendi a patinar. Toda a malta de Paço de Arcos passou pelo Hoquei, pelo que realmente o teu puto ia sentir-se deslocado ao entrar com essa idade, mesmo que eles o permitissem :-)

Mas olha uma coisa: podes comprar uns patins ao puto e usar o "ringue antigo" no jardim. Eu faço isso com o meu, que tem 7 anos e nao quer ir para o hoquei. Outros dias levo o skate. Não é o mesmo que praticar desporto, mas o puto aprende a patinar em dois tempos, e é capaz de lhe dar bastante gozo.

Artur


Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo