Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Hoje é dia de dar

por jonasnuts, em 18.06.09

UPDATE - A carrinha não chegava para as encomendas. A equipa de recolha está instalada no 5º andar do Fórum Picoas. Sala 5.02. Quem for de fora da P e quiser colaborar basta que chegue a uma das portarias (a melhor é a que fica mais próxima do Saldanha) e peça para falar comigo (Mª João Nogueira/Jonas). Eu trato do resto.

 

 

Bem sei que todos os dias são dias de dar, mas hoje é especial, principalmente para quem trabalha na PT, em Picoas.

 

Lembram-se da Marta? Procurava-se desesperadamente um dador compatível. No âmbito desse esforço organizámos juntamente com o Centro de Histocompatibilidade do Sul uma recolha especial. Hoje, entre as 10h00 e as 16h00 vai estar lá em baixo, à porta do Fórum Picoas, uma carrinha de recolha de amostras de sangue, para que, quem queira, se possa inscrever como dador de medula óssea.

 

Bem sei que já foi encontrado, felizmente, um dador compatível com a Marta. O problema é que há mais Martas a precisar de ajuda, e se calhar não têm a mesma capacidade de mobilização. É preciso não abrandar o esforço.

 

Este post é para quem trabalha na PT, mas também para quem queira dar um pulo a Picoas. Não custa nada. Se imprimirem e preencherem esta folhinha informativa, não demora nada, e a coisa resume-se a uma picadela. Bora?

 

Para quem trabalha no SAPO, lamento informar que a minha acção de divulgação não se resumirá a este post, e andarei de secretária em secretária a fazer uma das coisas que melhor se fazer; ser chata.

 

Bora ajudar mais Martas?

Autoria e outros dados (tags, etc)



6 comentários

Imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.06.2009 às 10:02

Olá Jonas
Será que temos de ter a atitude pro-activa de "melgar" os outros a serem dadores?
Não deveria estar na consciencia de cada um essa decisão?
Falo por mim, estou inscrita no CHSUL pelo menos à 6 anos, quando não existia esta "publicidade".
Fico contente pela pro-actividade existente, mas na minha humilde opinião, deveriamos ser logo á nascença doadores de tudo, e sermos chamados com a idade necessária (18 anos) a decidir se continuariamos a ser ou não. No entanto, paralelamente a Sociedade (familia, Escola, governação) deveria preparar a mentalidade para que não existisse um preconceito em torno deste assunto.
Mas... Obrigada pela tua atitude e persistência!
Bjs e bom dia
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.06.2009 às 10:11

Não concordo que devêssemos ser dadores de tudo por omissão. Muito menos enquanto menores.
Acho que tem de partir de cada um, essa decisão. Eu sou dadora duma catrefada de coisas, há imenso tempo.

Quanto à pró-actividade...... às vezes um bocadinho de marketing não faz mal a ninguém. A preguiça é, muitas vezes, a maior inimiga destas coisas. E eu sou chata por natureza :) Os meus colegas já estão habituados. Além de que não presumo que venham aqui ler isto. Uns vêm, mas a grande maioria não e para os que não vêm aqui, se eu lhes bater à porta para divulgar a mensagem (uma espécie de testemunha de Jeová, mas a horas mais agradáveis), pode ser que convença um ou dois :) (acho que muitos deles estarão dispostos a ir, só para não me ouvirem :)
Imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.06.2009 às 10:18

Força nisso Jonas.
Embora eu continue a pensar que o melhor é ser dador logo que nascemos e aos 18 anos ser obrigatório manifestar sua decisão: Ser ou Não Ser. (sendo que aos 18 é que tornariamos potenciais dadores)
Juntamente com o que referi á pouco: Preparação entre Familia, Escola e Governação. Deste modo, se desde pequenos ouvirmos e sabermos o que é ser dador e o que implica isso: Salvar vidas... Teriamos mais dadores.
Força nisso.
Bjs
Sem imagem de perfil

De Paulo Quintela a 18.06.2009 às 12:06

Melga, melga que no melgar é que vai o ganho, pode ser que 10% dos que melgas fiquem infectados e se transformem em melgas. Há pandemias que vale a pena espalhar.
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 18.06.2009 às 12:28

Bom Dia

Coloquei um post no meu blog a dar esta indicação.

Espero que apareça gente de fora da PT para ajudar.

Imagem de perfil

De Raki a 18.06.2009 às 15:25

Num mundo cada vez mais globalizado como é o de hoje, acho cada vez mais importante aproveitar essa globalização também para ajudar! E estas iniciativas parecem-me ser exemplos disso mesmo. Já tive a oportunidade de me tornar dadora numa iniciativa semelante em Coimbra e fiquei admirada com a quantidadede gente que aderiu. Tanta que prolongaram a recolha por mais um dia do que o previsto. Espero que também esta tenha a mesma receptividade! :)

Comentar post






Arquivo