Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Ora vamos lá. Não me interpretem mal. Eu sou uma defensora acérrima das vantagens da Internet em geral, para todos, e das ferramentas colaborativas em particular. Caraças, essa é a minha área de trabalho. Mal de mim, se não acreditasse nas ferramentas que uso.

 

Mas vejo o entusiasmo com que muitas pessoas estão a colaborar e a divulgar algumas dessas ferramentas colaborativas para mostrar a evolução desta gripe suína, e pasmo.

 

Numa questão de saúde pública, à escala mundial, a gestão das expectativas, pânicos e histerias é fundamental. Não defendo que seja escamoteada ou condicionada, a informação. Quero que seja actualizada fidedignamente, por entidades a quem compete o registo formal de casos confirmados de peste suína.

 

O que não quero, é uma ferramenta colaborativa que qualquer palerma sabe operar, e que no ímpeto de "colaborar" regista como caso de peste suína o vizinho do andar de cima, só porque o ouviu espirrar 3 vezes seguidas durante a noite.

 

As ferramentas colaborativas são o máximo, mas não há limite para a estupidez humana.

 

Neste caso, e a não ser que as tais ferramentas colaborativas sejam actualizadas EM EXCLUSIVO por entidades competentes, é informação altamente descartável, e à qual não se deve dar atenção.

Autoria e outros dados (tags, etc)



3 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Quintela a 27.04.2009 às 13:30

No hemisfério norte estamos no fim da época de gripe. O H1N1 é muito menos virulento do que o H5N1. Há 2 medicamentos eficazes (Tamiflu e Relenza). Na próxima época a vacina vai ser eficaz para esta estirpe. O risco de pandemia é muito moderado.
Quanto às tuas observações, é certo que nas situações graves, o pânico e a ignorância fazem habitualmente mais vitimas do que o cataclismo.
Sem imagem de perfil

De Temas Telemovel a 28.04.2009 às 00:01

É, parece que têm medo que o povo agora tenha acesso á informação. Apesar de achar que possa haver alguns perigos nesta divulgações, elas são sempre preferíveis á ignorância.
Sem imagem de perfil

De Cartier Tank a 21.10.2009 às 15:49

Apesar de achar que possa haver alguns perigos nesta divulgações, elas são sempre preferíveis á ignorância.Apesar de achar que possa haver alguns perigos nesta divulgações, elas são sempre preferíveis á ignorância.

Comentar post






Arquivo