Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Ensitel - Eu sei que sou chata

por jonasnuts, em 26.04.09

Enquanto o meu conflito de consumo com a Ensitel aguardar marcação da tentativa de conciliação e arbitragem, no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, não tenho muito a fazer, a não ser olhar para o telemóvel fechado na caixa, sem poder ser utilizado há quase 2 meses.

 

Com tantas leis, e centros, e livros de reclamações e dias do consumidor, esperar-se-ia que não fosse este último a ser lixado, sempre, mas na prática é o que acontece, pelo menos a curto prazo. Não sei o que é que irá sair da tal tentativa de conciliação e consumo, mas a verdade é que, a curto prazo, repito, a ensitel já está a ganhar. Afinal de contas, já lá têm o meu dinheiro, e eu continuo sem poder usar o telemóvel.

 

Mas, a médio longo prazo, os consumidores persistentes (ou teimosos, como preferirem) fazem valer a sua opinião.

 

No Google.pt, depois duma pesquisa à palavra Ensitel, há 2 referências a este Blog na primeira página de resultados. No SAPO, a mesma coisa.

 

A médio/longo prazo, a minha insatisfação com a forma como fui tratada enquanto cliente da Ensitel, e o facto de registar aqui essa enorme insatisfação, poderá condicionar potenciais clientes.

 

Qualquer pessoa que faça uma pesquisa por ensitel tem uma enorme probabilidade de vir parar aqui, quanto mais não seja porque o site da ensitel são mais as vezes que está em baixo do que as vezes em que está a funcionar.

 

A curto prazo, não está a correr grande coisa para mim, mas a médio/longo prazo, senhores da ensitel, ter-vos-ia saído mais barato se tivessem procedido doutra forma.

Autoria e outros dados (tags, etc)



17 comentários

Sem imagem de perfil

De António Afonso a 26.04.2009 às 16:01

Não duvides, eu não conhecia esses problemas todos com a Ensitel, e depois da tua experiência acredita que nunca mais lá vou meter os pés.
Continua a postar as novidades Ensitel, estou curioso para saber até que ponto a lei pode valer o consumidor.
Sem imagem de perfil

De Opiniões a 02.05.2009 às 22:05

Lamento, mas não deve resultar em nada, no máximo, para diminuir a insatisfação, o Conselho de Paz ou Arbitragem, pode chegar a um acordo com a Ensitel e oferecer um equipamento Igual, acredita, que a empresa não perde!!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.05.2009 às 23:54

Já perdeu..... já começou a perder. A mim como cliente, para já. Ao meu namorado, idem. A qualquer pessoa da minha família, e todos aqueles que eu puder esclarecer acerca do desprezo e falta de respeito com que essa empresa trata os seus clientes, seja pessoalmente seja através deste Blog.

Perder, já perdeu.
Sem imagem de perfil

De Bruno Matos a 17.06.2009 às 15:27

Já perdeu mais um cliente.
Procuro um telemovel, e passei numa loja da Ensitel e vi um telemovel a um preço realmente convidativo, mas como desconfiado que sou (até demais), antes de comprar qualquer coisa dou um salto à net e faço uma pequena pesquisa e a sua história demoveu-me da minha intenção de comprar o quer que seja na Ensitel. Para ajudar está o facto de o telemovel estar fora da caixa, exposto na montra, modelo único? Sei lá. Vou comprar a uma loja do operador já que pelos vistos eles gostam tanto de encaminhar as pessoas para lá.
E dou-lhe uma palavra de conforto, vale sempre a pena "chatear-se" um pouco com estes tipos, pelo menos hoje eles perderam mais um cliente, e o tlm estava a um preço bem convidativo.

Os meus mais sinceros cumprimentos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 17.06.2009 às 15:51

Obrigada :)
Sem imagem de perfil

De Quepaciencia a 01.08.2009 às 00:08

Bem... eu tenho já notei que vai dar aqui quando procuro o site da ensitel, por acaso tava com vontade de ir la ao site pelo seguinte motivo, tem la umas promoções que me fez pensar.
Não sei o que se passa realmente com a Ensitel, sei por fontes de amigos e foruns especializados que a própria está a passar por problemas finaceiros, casos, processos em tribunal, empregados mal pagos, muitas queixas aos produtos que vendem la, pelo que ouvi muitos teem se queixado de defeitos nos terminais que adquiram nessa loja eu por acaso sou mais um desses queixosos no qual tive um aparelho LG que tive algumas dores de cabeça mas como não utilizava muito esse material para uso diário nem fiz queixa, para alem do mais tinha perdido a garantia do mesmo produto que me lixou para eu queixar-me devidamente.
Cumprimentos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 01.08.2009 às 00:29

Então e mesmo depois de saber isso tudo, ainda pondera ir à Ensitel?
Sem imagem de perfil

De Luis Sarta a 23.09.2009 às 16:46

Acho piada ao que as pessoas reclamam, reclamam de uma empresa que vende produtos que não é ela que fabrica, mas sim as marcas (Lokia, LG, Samsung, etc) de operadores que não tem nada a ver com as empresas que vendem os telemoveis, pcs, etc, depois utilizam os mesmo durante 15 dias, querem a devolução do dinheiro porque não gostaram e quando o produto apresenta danos ficam chateados poruqe os estão a enganar. E quando falta a luz em casa reclamam com a EDP e quando falta a àgua ou gás, não têm nesse caso contratos de fornecimento, ai já não reclamam porque as filas são enormes, ah pois é tipico do tuga, reclama a maioria das vezes quando não tem razão e quando a tem encolhe os ombras porque dá trabalho, a letra dos Deolinda diz tudo do tipico português, quando é para o seu lado tudo bem, quando lhe foge a razão ai que me atiro a eles... atinem-se...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.09.2009 às 16:59

Eu reclamei do serviço da Ensitel e não do telemóvel. Os telemóveis são equipamentos e, como tal, susceptíveis de terem problemas, mesmo de origem. Eu reclamei do serviço de pós venda da Ensitel.
Sem imagem de perfil

De Luis Sarta a 23.09.2009 às 17:08

Sim, mas sabe que os fabricantes impõem regras aos distribuidores, tente lá que lhe troquem um IPhone que esteja avariado no mesmo dia que o comprou, ou um PC da Asus, não lho trocam porque o fabricante não deixa. Falo assim porque trabalhei numa loja de atendimento ao publico numa empresa que deve ser lider nas reclamações e posso lhe dizer que por semana eram 3 livros de reclamações cheios, sabe quantas pessoas tinham razão, não é ganharem a razão na DECo ou lá o que seja, é terem mesmo razão, pois, eram mesmo muito poucas e as que tinham eram as que refilavam menos...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.09.2009 às 19:45

Bom, a Lei é clara, e se houver defeito, o vendedor é obrigado a trocar o equipamento pelo que se eu caísse na asneira de comprar um iPhone e ele viesse defeituoso, a empresa que mo vendeu teria de o trocar.

Eu reclamo da Ensitel por não ter tratado a sua cliente (eu), no pós venda, de forma justa. Recusou-se a receber o telefone defeituoso por 2 vezes, alegando que tinha riscos (quando não os tinha), embora no momento da compra me tivessem dito que trocariam o equipamento caso houvesse algum defeito. Antes da compra o discurso é um, depois da compra o discurso é outro, apenas isso.
Sem imagem de perfil

De Patti a 26.09.2009 às 01:24

Boa noite,

Não sei bem, o que mais ridículo existe neste blog para comentar... Se é o facto de a senhora não ter mais nada para fazer, senão perder tempo a falar mal de uma empresa, apenas porque não lhe trocaram um equipamento com riscos, que é norma tanto das Marcas que fabricam como dos Operadores que as distribuem... Ou o facto de a senhora e outros comentadores falarem mal do trabalho que as pessoas que estão atrás do balcão têm de fazer...
Por incrível que pareça os clientes que vão às lojas reclamar, quase nunca vêem os riscos, são muito escassos aqueles que sejam sinceros e que verifiquem que de facto o equipamento está riscado... Ninguém nas lojas tem prazer de não trocar o telefone, apenas fazem o seu trabalho pois as marcas não os aceitam de volta riscados!!!!
Para além de tudo isso, se a senhora tivesse razão este caso já estaria resolvido, e apenas a marca NOKIA o poderia resolver, não a entidade Ensitel, pois não são eles os fabricantes da marca, e também não são eles que prestam a garantia, apenas fazem o serviço de envio!
A senhora em vez de acusar tudo e todos, deveria, de facto informar-se...
Já agora antes de falar de LEI, deveria de a ler com mais atenção, pois não parece que o esteja a fazer correctamente.
Estamos a 26 de Setembro de 2009, passaram cerca de 7 meses, e anda com isto para trás e para a frente, quando na loja Nokia do Colombo, poderiam ter resolvido isto em 24h, actualizando o software...
Sem imagem de perfil

De Wishmaster a 07.03.2010 às 20:27

Custa-me acreditar que em pleno ano 2010, quando a lei das garantias já conta 7 anos de vigência na nossa ordem jurídica, ainda existam pessoas como o Luis Sarta e a Patti a falar desta forma.
Pois só demonstram ignorância e um total desconhecimento da lei, pelos vistos a ignorância deliberada da lei quanto à matéria que se debate aqui é um problema muito frequente e típico dos funcionários que trabalham em lojas de bens deste tipo, bem como das respectivas entidades patronais pois o discuso é sempre o mesmo.

Ora, 1.º o Luis Sarta:

"Sim, mas sabe que os fabricantes impõem regras aos distribuidores, tente lá que lhe troquem um IPhone que esteja avariado no mesmo dia que o comprou, ou um PC da Asus, não lho trocam porque o fabricante não deixa."
Totalmente errado.

Há-de me dizer que loja é essa para eu ir lá comprar um desses aparelhos avariados e pedir a troca no mesmo dia.
Se for como o senhor diz, e me fizerem isso, passados 15 dias estará a receber uma cartinha do tribunal. Não só terá de ser resolvido o contrato como ainda terá de pagar uma indemnização e custas judiciais.
Diz também que os fabricantes impõem regras aos distribuidores. Pois fique a saber que não são distribuidores.
Para a lei, sao vendedores, são profissionais que vendem um bem a um consumidor e RESPONDEM PERANTE O CONSUMIDOR. Depois sim, têm direito de regresso perante o fabricante para reembolsar um produto com defeito.

Se não trocam produtos no mesmo dia são tolos por seguirem as regras do fabricante, pois POR LEI têm de reparar ou trocar.

Depois vem a senhora Patti que só demonstra ignorância. Diz à autora do blog para ler a lei mas quem devia ler a lei era ela.
Aliás, nem percebeu o caso concreto da autora do blog que diz assim:
"Recusou-se a receber o telefone defeituoso por 2 vezes, alegando que tinha riscos (quando não os tinha), embora no momento da compra me tivessem dito que trocariam o equipamento caso houvesse algum defeito."
Pelo que por aqui se entende, o telemóve terá avariado e a Ensitel não aceitou a troca CUJO FUNDAMENTO SERIA UM DEFEITO DE FUNCIONAMENTO por o telemóvel ter riscos.

A senhora Patti vem dizer que os clientes nunca vêem os riscos e nem percebe que não é isso que está em questão. Além do mais, mesmo com os riscos, o equipamento tem de ser trocado caso tenha algum defeito!!! Têm é de ser riscos causados por um uso normal e obviamente não podem ser a causa da avaria ou defeito, porque nesse caso, a culpa já será do consumidor e não um mero defeito do equipamento.

Por isso, senhor Luis e senhora Patti, só pelos vossos comentáris, que além de rudes não ajudam em nada a autora do blog, já deu para ver:

1.º - trabalham/trabalharam para uma dessas tais distribuidoras ou operadoras.

2.º - não precebem PUTO do que diz a lei.

Só para esclarecer:
As tais OPERADORAS ou DISTRIBUIDORAS, como os senhores referem, RESPONDEM PERANTE OS CONSUMIDORES, são vendedoras, entendem? Ou acham que iam fugir à lei e deitar a culpa para cima dos fabricantes? Isso é que era bom...

Para terminar, como trabalham/trabalharam nessa área de vendas, aconselho-os a falarem com juristas para que possam exercer as vossas funçoes de forma mais LEGAL.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 29.09.2009 às 15:18

"Sim, mas sabe que os fabricantes impõem regras aos distribuidores, tente lá que lhe troquem um IPhone que esteja avariado no mesmo dia que o comprou."

Falso! A Vodafone troca na hora o Iphone, caso se comprove que a avaria não foi feita pela pessoa. Até porque a Apple não procede a reparações no Iphone e quer a VP quer a OPT não estão autorizadas para tal.


Sem imagem de perfil

De kaka a 30.09.2009 às 03:25

Olaaaaaa!!
Cá estou eu!!!!!!

Enfim...palavras para quê??? essa Jonasnuts não tem mesmo mais nada para fazer da vida já vi que sim, ainda continua a sonhar que tem razão?Minha "amiga" sonhar é bom mas mantenha os pés firmes,se o seu telefone tinha um risco é obvio que não se podia trocar,queria ver se fosse a senhora do outro lado do balcão e lhe aparecesse essa situação,sabendo como se procede aposto que não trocaria,ou trocaria?arriscava-se a pagar o valor de um telefone que não é seu,aceitaria que se tirasse do seu ordenado???Humm algo me diz que não...acertei??É obvio que sim,e não se venha armar em técnica de informática com a história do IP,o que é que percebe disso..ao pessoal que anda por ai a comentar a dizer..ai ja perderam um cliente,ai ja perderam dois...uiiii que dor,e mesmo coisa de quem não tem vida,abram os olhos e acordem para a vida,a empresa trabalha bem e não há motivos de queixas,em mil sou meia dúzia de cromos" vocês" que reclamam,porque será,se o serviço e o atendimento fosse mau talvez a empresa já teria fechado certo?? Não é preciso ter-se um Q.I muito elevado para se perceber isso,querem difamar a empresa e não sabem como.. Jonasnuts e companhia procurem ajuda num veterinário...ups..quero dizer num psiquiatra ou dois,os quantos que forem necessários mais a ajuda do veterinário "só no caso de serem precisos reforços é claro...acho que vai ser preciso =p "
Enfim A vida Continua e "Cromos" como vocês não desaparecem"
A vida é bela...kakakakakakka
Força Ensitel Não se deixem ir Abaixo,eles não conseguem!!!!!
Bk
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.09.2009 às 09:26

LOL....nem sei por onde hei-de começar. Digamos que tenho algumas competências que me permitem saber aquela coisa do IP, não muitas, mas algumas. Também não é preciso ser-se extraordinaramente inteligente, verdade seja dita.

Cejo que todos os Ensiteis que aqui vêm comentar optam por deixar de lado aquela parte em que eu digo que tentei entregar o telemóvel, por duas vezes, sem que houvesse qualquer risco, e das duas vezes a Ensitel se recusou a receber o equipamento.

À terceira, sim, tinha um risco na tampa da bateria, mas, e das duas primeiras? Qual é a desculpa?

E não, a Ensitel não trabalha bem. Comigo não trabalhou nada bem.

E essa coisa de não haver muitas reclamações, ó meu amigo, eu estou-me borrifando para os outros, que eu não alinho em manadas. Uma empresa pode ser o supra sumo da farinha amparo, e toda xpto 3x9=27, e toda a gente adorar. Se me trata e me desrespeita como cliente, perde-me. Os outros é lá com eles.
Sem imagem de perfil

De Wishmaster a 07.03.2010 às 20:38

Mais uma vez, assitimos a um comentário ignorante.
Para esta parte deixo aqui o que já escrevi para a Patti:

Além do mais, mesmo com os riscos, o equipamento tem de ser trocado caso tenha algum defeito!!! Têm é de ser riscos causados por um uso normal e obviamente não podem ser a causa da avaria ou defeito, porque nesse caso, a culpa já será do consumidor e não um mero defeito do equipamento.

E repito:

OBVIAMENTE, os telemóveis com uma semana de uso apresentarão riscos. Estes riscos podem acontecer acidentalmente, como acontecem, e o equipamento terá de os suportar. Naturalmente que se for um dano considerável, como uma amolgadela mais acentuada, o que o vendedor ainda poderá alegar é que a avaria foi causada por tal dano.

Mas isto são situaç~~ões excepcionais, de grandes danos apenas!

Porque se falarmos de riscos de uso (vamos chamar-lhes assim) estes são normais e o vendedor nao pode rejeitar a troca com base neles se o defeito não tiver qualquer nexo de causalidade.

Comentar post






Arquivo