Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

A Bimby

Jonasnuts, 11.04.09

Pediram-me para fazer um post mais a sério sobre a Bimby, para que, quem não tem uma, possa perceber o funcionamento da coisa.

 

Devo desde já dizer que não trabalho para a Bimby, não recebo comissões de nenhum género, e que este post é escrito do ponto de vista duma utilizadora normal. Gosto de cozinhar, mas detesto a cozinha do dia-a-dia. Nunca fui grande doceira. Ofereceram-me uma Bimby, nos anos.

 

Ao princípio tive receio de que fosse mais um gadget daqueles que usamos nos primeiros tempos, mas que depois ficam a ocupar espaço e a acumular pó na despensa, mas não. Continuo a usar quase diariamente (tenho-a há cerca de 4 meses).

 

Mudou a minha vida? É um milagre? Tornei-me dependente? Não. Mas ajuda bastante, e faço coisas que de outra forma não faria (manteiga, esparregado e limonada, por exemplo).

 

A coisa é simples de usar. Tem as velocidades, as temperaturas e o tempo. Cada receita indica qual a ordem pela qual os ingredientes devem ser adicionados, qual a temperatura, o tempo e a velocidade a que devem rodar as lâminas, uma balança, um acessório para cozer coisas usando o vapor (varoma) e apita quando termina.

 

À medida que vamos fazendo as receitas, vamos aprendendo a adaptar a coisa ao nosso gosto, como em qualquer outra receita. Por exemplo, a lasagna da Bimby leva cenoura, e tem um tempo de refogado menor do que a minha lasagna. Faço lasagna na Bimby, não meto cenoura, e refogo durante mais tempo. Adapto a receita ao gosto cá de casa.

 

Uma receita típica da Bimby diz o seguinte:

Ingredientes:

400 gr. de espinafres.

2 dentes de alho.

30 gr. de azeite.

50 gr. de farinha

200 gr. de leite

1 colher de sopa de vinagre

 

Coza os espinafres, cobrindo-os com água e programando 8 minutos, temperatura 100 e velocidade 1. Escorra-os e reserve. Deite os alhos no copo e pique-os na Velocidade 5. Junte o azeite e programe 4 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. De seguida junte os espinafres e salteie-os no azeite com alho, 3 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Adicione a farinha e  leite e programe 20 segundos na velocidade 7. Programe mais 7 minutos, temperatura 100, velocidade 2. Por fim, bata alguns segundos na velocidade 4 ou 5, para homogeneizar o esparregado até à consistência desejada e tempere com o vinagre.

 

Esta é a receita base. Eu ponho mais uma ou duas cabeças de alhos, e ponho um pouco menos de azeite. Ponho menos farinha, porque uso Maizena, e ponho sal (que não vem na receita).

 

Ao princípio é preciso ver sempre as instruções, mas passado algum tempo de utilização, para as receitas que fazemos com mais frequência, já nem é preciso olhar para os livros.

 

O que é que eu faço que não fazia? Esparregado, manteiga, feijoada, dourada ao sal, leite-creme, limonada, gelados.

 

Coisas que eu fazia mas que passei a fazer na Bimby? Arroz (é um descanso, aquilo apita quando chega ao fim, e nem tenho de me chatear com  a coisa), sopas (ficam excelentes porque aquilo quando tritura, tritura mesmo e as sopas ficam mesmo aveludadas).

 

Quem quiser, é seguir o link para o site da Bimby.

 

E pronto, está feito o post Crónicas Femininas do ano.

11 comentários

Comentar post